Platina

Química

A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito utilizada na produção de catalisadores.
PUBLICIDADE

A platina é um elemento químico de símbolo Pt e de número atômico igual a 78. Esse metal recebeu esse nome porque é o diminutivo da palavra “plata”, que significa “prata” em espanhol. Foram os conquistadores espanhóis que deram esse nome para ela, pois, no século XVI, eles encontraram a platina - um metal branco que eles acharam parecido com a prata - misturada nas pepitas de ouro.

No entanto, a platina já era usada pelo homem há muito tempo, pois objetos que datam de 700 a. C. já continham ligas metálicas com esse elemento.

Osingleses Wollaston e Tennant passaram a estudar arduamente esse metal e, a partir da refinação de suas amostras, eles descobriram os outros elementos que fazem parte da família da platina na Tabela Periódica, que são: Paládio (Pd), Ródio (Rh), Irídio (Ir) e Ósmio (Os).  

A platina é um elemento químico de número atômico igual a 78

Na natureza, a platina é encontrada livre, na forma de pepitas, mas é muito escassa na crosta terrestre (5 mg/kg). Três quartos da produção mundial de platina vêm das jazidas de minérios da África do Sul e o restante da Rússia e do Canadá. O Brasil ainda não produz esse metal nobre. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs2).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as propriedades principais da platina estão seu elevado ponto de fusão (1769 ºC) e sua grande resistência à corrosão. Devido a essa resistência, a platina é considerada um metal nobre e, assim como o ouro, o ródio e o irídio, ela não é atacada pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO3). Mas, é atacada por uma mistura desses dois ácidos, denominada de água-régia. Veja a seguir a reação da platina com a água-régia:

 

3 Pt + 4 NO-3 + 8 Cl- + 16 H+ → 3 [Pt(Cl)6]2- + 4 NO + 8 H2O

Durante muito tempo, a platina foi usada somente para falsificação de outros metais nobres. Mas, atualmente, ela é amplamente usada principalmente na produção de catalisadores, pois ela acelera algumas reações, especialmente de conversores catalíticos de escapamentos dos veículos, que têm a função de transformar gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos.

Conversor catalítico de platina para veículos automotores

 Outras aplicações da platina são:

  • Fabricação de peças resistentes à corrosão;
  • Eletrodos em pilhas e em processos de eletrólise que necessitam de eletrodos inertes (que não participam da reação de oxirredução);
  • Na indústria petroquímica;
  • Manufatura de joias.

A platina é muito utilizada na manufatura de joias


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Pepitas de platina
Pepitas de platina

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Platina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/platina.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e aprenda sobre eletrólise em meio aquoso, desde sua definição até a forma como ocorre para produção de gases e obtenção de metais.
Entenda a função da eletrólise, processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica.
Reações da Eletrólise, soluções eletrolíticas, corrente elétrica, Eletrólise Ígnea, eletrólito no estado fundido, Semi-reação catódica, Semi-reação anódica, ânions, ânodo, oxidação, cátions, redução, cátodo.
Aplicações da Eletrólise, galvanoplastia, niquelação, cromação, níquel, cromo, cátodo, sódio, alumínio, cloro, soda cáustica, gás hidrogênio, eletrólise ígnea, eletrólise aquosa, metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás cloro.
Presença de catalisadores em reações químicas.
Saiba o processo que permite obter Cloro no estado líquido.
Aprenda a determinar quais substâncias são provenientes de uma eletrólise.
Quais são os metais que recebem essa classificação?
Como obter metal 100 % puro através desse processo?
Qual processo é adequado na obtenção de Sódio e Magnésio?