PUBLICIDADE
Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica. Mas o que é necessário para que ela ocorra? A presença de substâncias iônicas, pois elas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
Na eletrólise por via aquosa, temos os íons da dissociação iônica do eletrólito, e também cátions e ânions resultantes da autoionização da água.
Exemplo: Determine os produtos da eletrólise de uma solução aquosa de Cloreto de Cobre II (CuCl2):
CuCl2 → Cu 2+ + 2 Cl-
H2O → H+ + OH-
Equação de reação global da eletrólise de CuCl2:
Cu 2+ + 2 Cl- → Cu0 + Cl2 (g)
Os produtos da reação acima são gás cloro Cl2 (g) e Cobre metálico (Cu).
Vejamos agora como calcular os produtos da eletrólise de uma solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl). Neste caso teremos ânions e cátions provindos do NaCl e também da água, já que a solução é aquosa.
NaCl → Na+ + Cl-
H2O → H+ + OH-
Então:
2 H+ + 2 Cl- → H2 (g) + Cl (g)
Essa é a equação de reação global da eletrólise de NaCl.
Como se vê, os produtos da eletrólise aquosa de cloreto de sódio são: gás hidrogênio: H2(g) e gás cloro: Cl (g).
Curiosidade: através da eletrólise do NaCl (aq) é possível obter soda cáustica (hidróxido de sódio – NaOH). A presença de OH- em meio à reação caracteriza a formação de bases.
A eletrólise é útil na obtenção de vários produtos, portanto se torna importante na indústria, é usada na produção de metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro.
Por Líria Alves
Graduada em Química