Whatsapp

Função da eletrólise

Química

Na função da eletrólise, processo não espontâneo provocado por corrente elétrica, ocorre a redução e a oxidação de íons.
PUBLICIDADE

Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica.

Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, no qual ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.

Temos dois tipos de eletrólise: eletrólise ígnea e eletrólise aquosa. A diferença entre elas é que uma ocorre em substância iônica no estado de fusão e outra em solução aquosa. Vejamos:

Eletrólise ígnea: Ocorre em altas temperaturas e na ausência de água. Nesse tipo de eletrólise o sólido iônico deve estar liquefeito por aquecimento (fusão), para os íons se deslocarem com mais facilidade até os eletrodos e aí se descarregarem. Isso se explica porque no estado líquido os íons têm livre movimento.

Eletrólise aquosa: Nesse caso existem os íons resultantes da dissociação iônica do eletrólito e os íons do meio aquoso que também participam do processo. Esses últimos são íons, no caso cátions H+ e ânions OH-, provenientes da auto-ionização da água.

Processo básico de funcionamento da eletrólise:
A eletrólise ocorre em cubas (ou celas) eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua.

Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion.

Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.
Nesse processo, os elétrons emergem da pilha (gerador) pelo ânodo (-) e entram na cela eletrolítica pelo cátodo (+), no qual produz a redução, e a oxidação ocorre quando os elétrons emergem pelo ânodo e chegam à pilha pelo cátodo.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eletrólise - Físico-Química - Química - Brasil Escola

Esquema de eletrólise
Esquema de eletrólise

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Função da eletrólise"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcao-eletrolise.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Considere a aplicação de energia elétrica sobre os seguintes sistemas:

I. Iodeto de magnésio fundido

II. Solução aquosa de cloreto de prata

III. Hidróxido de potássio fundido

IV. Solução aquosa de hidróxido de lítio

Os sistemas que sofrem eletrólise ígnea são:

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) apenas II e IV.

d) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

Questão 2

No ânodo de uma célula de eletrólise sempre ocorre:

a) Formação de gás

b) Semirreação de redução

c) Formação de um polo negativo

d) Formação de um líquido

e) Corrosão química

Mais Questões
Artigos Relacionados
Eletrólise, soluções eletrolíticas, corrente elétrica, reações de óxido-redução, processo químico espontâneo, processo químico não espontâneo, transformador, transformação artificial, indústrias, metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio, gás cl
Entenda como ocorre a eletrólise, em especial a eletrólise ígnea, um processo muito importante industrialmente, pois produz substâncias que não existem na natureza.
Entenda como ocorre a eletrólise ígnea por meio de um exemplo muito importante: a eletrólise do cloreto de sódio ou sal de cozinha.
Conheça os aspectos quantitativos da eletrólise e consiga resolver uma série de problemas de ordem prática relacionados aos processos eletroquímicos.
Veja neste texto exemplos de cálculos envolvendo os aspectos quantitativos da eletrólise.
Conheça mais detalhes a respeito da platina (Pt), como a sua descoberta, a origem de seu nome, fontes de sua obtenção e principais aplicações.
Em escala industrial é usada a eletrólise em série em enormes tanques e um único gerador. Veja como isso é feito e quais os cálculos envolvidos.
Conheça o método de Hall-Héroult aplicado nas metalúrgicas para a obtenção do alumínio e de suas ligas metálicas.
Conheça o processo de eletrólise da água usado para produzir os gases hidrogênio e oxigênio.
Aprenda a determinar quais substâncias são provenientes de uma eletrólise.