Topo
pesquisar

Eletrólise de Metais Alcalinos e Alcalinoterrosos

Química

PUBLICIDADE

Entende-se por eletrólise as reações químicas que ocorrem em eletrodos, elas são usadas para a redução de metais, nosso estudo diz respeito aos metais Alcalinos e Alcalinoterrosos. Neste caso trata-se da Eletrólise Ígnea, este processo permite obter elementos puros a partir de substâncias compostas.

Eletrólise ígnea: Ocorre em altas temperaturas e na ausência de água. Nesse tipo de eletrólise, o sólido iônico deve estar liquefeito por aquecimento (fusão) para os íons se deslocarem com mais facilidade até os eletrodos e aí sim se descarregarem.

Os íons neste caso são provenientes dos metais: Magnésio (metal alcalinoterroso) ou Sódio (metal alcalino). Veja as equações do processo:

Mg2+ + 2é → Mg0

Na+ + é → Na0


Essas são as semirreações catódicas da Eletrólise Ígnea. O índice 0 nos produtos indica que o elemento está em sua forma natural.

Eletrólise aquosa: Nesse caso existem os íons resultantes da dissociação iônica do eletrólito e os íons do meio aquoso que também participam do processo (cátions H+ e ânions OH- provenientes da autoionização da água).

Como se sabe, os íons H+ presentes na eletrólise aquosa têm maior facilidade de descarregar se comparados ao Na+ e Mg2+, e por isso este método não é aplicado à Eletrólise de Metais Alcalinos e Alcalinoterrosos. Vejamos agora de onde é retirada a matéria-prima para a produção desses metais:

A água do mar fornece as substâncias: Cloreto de Sódio (NaCl) e Cloreto de Magnésio (MgCl2), e através da eletrólise ígnea é possível obter Sódio e Magnésio no estado puro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Aplicação da Eletrólise
Conheça a importância da eletrólise para a indústria.

Reações da Eletrólise
Os tipos de eletrólise existentes.

Eletrólise - Físico-Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Eletrólise de Metais Alcalinos e Alcalinoterrosos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-metais-alcalinos-alcalinoterrosos.htm. Acesso em 18 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Quando realizamos eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ocorre a produção de sódio metálico e gás cloro. Com base nesse conhecimento, podemos afirmar que cada íon:

a) sódio recebe dois elétrons

b) cloreto recebe dois elétrons

c) sódio recebe um elétron

d) cloreto perde dois elétrons

e) sódio perde um elétron

Questão 2

A eletrólise ígnea do cloreto de cálcio promove a formação de gás cloro no ânodo e a produção do metal cálcio no cátodo. Para representar o processo de redução que ocorreu nessa eletrólise, a equação que podemos utilizar é:

a) Ca2+ + 2e- → Ca

b) Ca2+ → Ca + 2e-

c) Cℓ1- + e- → ½ Cℓ

d) Cℓ1- → ½ Cℓ2 + e-

e) Cℓ21- + e- → Cℓ2

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola