Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aplicação da Eletrólise

Química

Objetos recobertos com níquel através da Eletrólise
Objetos recobertos com níquel através da Eletrólise
PUBLICIDADE

Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica.
Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.

A eletrólise é uma transformação artificial, pois é provocada por um gerador, mas tem uma enorme importância prática. Ela tem grande utilização em indústrias, na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro.
A eletrólise é um processo útil na obtenção de vários elementos químicos. Por exemplo:

Sódio: eletrólise ígnea de NaCl (cloreto de sódio) fundido em um processo que ocorre a cerca de 800°C.

Alumínio: eletrólise ígnea de Al2O3(bauxita).
Soda cáustica (NaOH): eletrólise aquosa do NaCl (cloreto de sódio).
Gás hidrogênio: eletrólise aquosa do NaCl (cloreto de sódio).

Cloro: eletrólise ígnea do gás cloro (Cl2). O cloro é muito utilizado na produção de compostos orgânicos clorados e alvejantes, e também para o tratamento de água para consumo e de piscinas.
Observação: Eletrólise ígnea é a passagem da corrente elétrica em uma substância iônica no estado de fusão, diferente da eletrólise aquosa em que a passagem elétrica ocorre através de um líquido condutor.

A eletrólise é muito utilizada na galvanoplastia, isto é, no recobrimento de objetos com uma fina camada de metal. Vários cátions metálicos, após a redução, ficam grudados no cátodo, o que provoca a formação de uma camada de metal. Por exemplo:

Niquelação: recobrimento de um objeto com níquel;
Cromação: recobrimento de um objeto com cromo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Reações da Eletrólise
Os tipos de eletrólise existentes.

Eletrólise - Físico-Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Aplicação da Eletrólise"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aplicacao-eletrolise.htm. Acesso em 16 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Veja neste texto exemplos de cálculos envolvendo os aspectos quantitativos da eletrólise.
Conheça os aspectos quantitativos da eletrólise e consiga resolver uma série de problemas de ordem prática relacionados aos processos eletroquímicos.
Eletrólise, soluções eletrolíticas, corrente elétrica, reações de óxido-redução, processo químico espontâneo, processo químico não espontâneo, transformador, transformação artificial, indústrias, metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio, gás cl
A galvanoplastia e a galvanização geram efluentes que podem prejudicar o meio ambiente. Veja nesse texto como isso pode ocorrer e quais medidas podem ser tomadas.
Saiba o que é estudado na Eletroquímica e veja como esse ramo da Química é importante no nosso dia a dia.
Conheça o processo de eletrólise da água usado para produzir os gases hidrogênio e oxigênio.
Em escala industrial é usada a eletrólise em série em enormes tanques e um único gerador. Veja como isso é feito e quais os cálculos envolvidos.
Entenda como ocorre a eletrólise, em especial a eletrólise ígnea, um processo muito importante industrialmente, pois produz substâncias que não existem na natureza.
Entenda como ocorre a eletrólise ígnea por meio de um exemplo muito importante: a eletrólise do cloreto de sódio ou sal de cozinha.
Conheça o método de Hall-Héroult aplicado nas metalúrgicas para a obtenção do alumínio e de suas ligas metálicas.