Topo
pesquisar

Moléculas inorgânicas apolares

Química

Moléculas inorgânicas apolares são aquelas que apresentam um vetor momento dipolar resultante sempre igual a zero e que, por causa disso, não terão polo.
PUBLICIDADE

Moléculas inorgânicas apolares são aquelas que apresentam um vetor momento dipolar resultante igual a zero, ou seja, não apresentam polos positivos e negativos.

O vetor momento dipolar é a representação do sentido de atração dos elétrons da ligação entre dois átomos, que apresentem diferença de eletronegatividade:


Fórmula estrutural do HCl

No HCl, o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, logo o vetor momento dipolar é direcionado para o cloro. O cloro é o polo negativo, e o hidrogênio é o polo positivo, por isso, essa molécula é considerada polar.


Vetor momento dipolar no HCl

No entanto, no caso das moléculas inorgânicas apolares isso não acontece. Para entender essa diferença, demonstraremos a formação desse tipo de molécula com alguns exemplos neste texto. Vale ressaltar que a análise da polaridade é dependente da geometria da molécula, além da diferença de eletronegatividade.

1º Exemplo: Gás cloro (Cl2)


Fórmula estrutural do Cl2

Nessa molécula de geometria linear, há a interação entre dois átomos de um mesmo elemento químico, ou seja, que apresentam a mesma eletronegatividade. Assim, nenhum deles atrai para perto de si os elétrons da ligação, não apresentando vetores momento dipolares. Por causa disso, a molécula não possui polos, sendo então apolar.

2º Exemplo: Dióxido de carbono (CO2)


Fórmula estrutural do CO2

Nessa molécula de geometria linear, um átomo de carbono está ligado a dois átomos de oxigênio, e o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Em razão disso, existe um vetor momento dipolar direcionado para cada um dos oxigênios.


Vetores momento dipolar no CO2

Como os vetores estão em direções opostas, eles anulam-se. Assim, o vetor momento dipolar resultante da molécula será igual a 0. Isso significa que essa é uma molécula inorgânica apolar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3º Exemplo: Trifluoreto de boro (BF3)


Fórmula estrutural do BF3

Nessa molécula de geometria trigonal plana, há um átomo de boro ligado a três átomos de flúor, sendo o flúor mais eletronegativo que o boro. Por isso, existe um vetor momento dipolar direcionado do boro para cada um dos átomos de flúor.


Vetores momento dipolar no BF3

Assim, dois vetores (de mesma direção) estão no sentido diagonal, e um está no sentido vertical para baixo. De acordo com a regra do paralelogramo, os dois vetores diagonais são decompostos para formar apenas um vetor, mantendo-se a direção.


Decomposição dos vetores na molécula do BF3

Por fim, haverá apenas dois vetores nessa molécula, de mesmo sentido (vertical), porém em direções opostas, que se anulam. O vetor momento dipolar resultante, portanto, será igual a 0, o que significa que essa é uma molécula inorgânica apolar.

4º Exemplo: Tetra-hidreto de silício (SiH4)


Fórmula estrutural do SiH4

Nessa molécula de geometria tetraédrica, um átomo de silício está ligado a quatro átomos de hidrogênio, sendo o hidrogênio mais eletronegativo que o silício. Em razão disso, existe um vetor momento dipolar direcionado do silício para cada um dos hidrogênios.


Vetores momento dipolar no SiH4

Dessa forma, há dois vetores (de direções opostas) no sentido horizontal, os quais se anulam, e dois vetores no sentido vertical (de direções opostas), que também se anulam. Assim, o vetor momento dipolar resultante será igual a 0, o que significa que essa é uma molécula inorgânica apolar.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Letra grega que representa a somatória dos vetores momento dipolar em uma molécula
Letra grega que representa a somatória dos vetores momento dipolar em uma molécula

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Moléculas inorgânicas apolares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/moleculas-inorganicas-apolares.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Dentre as substâncias representadas abaixo, assinale a que é constituída por moléculas polares:

a) CO2

b) H2O

c) BF3

d) Cl2

e) CCl4

Questão 2

Com base nas fórmulas moleculares dos compostos e no conhecimento da diferença de eletronegatividade de cada elemento na Tabela Periódica, assinale a opção que apresenta o composto cujo momento dipolar é zero, ou seja, é apolar.

a) H2O

b) NH3

c) BeH2

d) CO

e) HF

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola