close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Momento Dipolar Resultante

O momento dipolar é a intensidade do dipolo elétrico que as ligações polares apresentam, representado por vetores. Já o momento dipolar resultante é a soma de todos esses vetores. Se essa soma der igual a zero, a molécula é apolar; mas, se o momento dipolar resultante der diferente de zero, a molécu

É a polaridade das moléculas dos compostos que explica uma série de propriedades de cada substância
É a polaridade das moléculas dos compostos que explica uma série de propriedades de cada substância
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A polaridade das moléculas é um aspecto muito importante, pois as características das substâncias são determinadas, entre outros fatores, pelo fato de suas moléculas serem polares ou apolares.

A determinação da polaridade de uma molécula pode ser realizada por meio do Momento de Dipolo ou Momento Dipolar Resultante, cujo símbolo é  . Se estivermos falando apenas do momento dipolar de cada ligação da molécula, nesse caso o símbolo é a letra grega mi (µ).

Definição conceitual de momento dipolar e momento dipolar resultante.

A molécula será apolar se o momento dipolar for igual a zero, mas se for diferente de zero, significa que ela é polar.

Reação entre o valor do momento dipolar resultante e a polaridade de molécula.

Existem duas coisas importantes a se considerar na determinação desse momento dipolar resultante. Vejamos quais são:

1) Diferença de eletronegatividade entre os átomos dos elementos participantes da reação. Por exemplo, a molécula de HF apresenta uma acentuada diferença de eletronegatividade, pois o flúor atrai, muito mais que o hidrogênio, o par de elétrons da ligação. Dessa maneira, a distribuição das cargas não é simétrica, apresentando dipolos elétricos.

Esse dipolo é representado por um vetor que fica virado para a extremidade que concentra mais os elétrons, ou seja, do átomo menos para o mais eletronegativo. Assim, nesse caso, o vetor, que é o único, será o vetor resultante, conforme indicado abaixo:

Momento dipolar do HF, uma molécula polar.

Observe que o valor do vetor é o mesmo do momento dipolar, que é dado na unidade debye (D= 3,33 . 10-30 coulomb . metro). Visto que o momento dipolar é diferente de zero, a molécula e a ligação são polares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na molécula abaixo, também temos uma molécula com apenas dois átomos, porém, nesse caso, ela corresponde a uma substância simples, ou seja, é formada por apenas um tipo de elemento. Portanto, não há diferença de eletronegatividade; os átomos atraem igualmente os elétrons, que estão distribuídos de maneira simétrica. O momento dipolar resultante é igual a zero e, por isso, tanto a ligação quanto a molécula são apolares.

Momento dipolar do O2, uma molécula apolar.

2) Geometria da molécula, ou seja, a disposição espacial dos vetores. A molécula do BF3 apresenta três ligações polares, em que o flúor é o mais eletronegativo, tendo, portanto, os vetores direcionados para ele. Porém, visto que a disposição espacial dos átomos é trigonal plana, isso faz com que os elétrons tenham uma distribuição simétrica ao redor do átomo central. Assim, o resultado é que esses três vetores se anulam e o momento dipolar é igual a zero. Por isso, a molécula do BF3 é apolar.

Momento dipolar do BF3, uma molécula apolar.

A molécula de água apresenta dois vetores, porém, a sua geometria espacial não é plana, mas sim no formato de V. Observe na figura a seguir que desse modo os seus vetores não se anulam, os elétrons ficam distribuídos de maneira assimétrica e mais concentrados no átomo mais eletronegativo, que é o oxigênio. Dessa forma, o momento dipolar é diferente de zero e a molécula de água é polar:

Momento dipolar da molécula de água e sua polaridade


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Momento Dipolar Resultante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/momento-dipolar-resultante.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual o nome dos compostos: CH3-CH2-CH3 e CH3- CH2- CH2-CH2-CH3, respectivamente:

Por ODETE PINTO ROCHA
Responder
Ver respostas

Pq a dissolução do açúcar em água é uma reação física enquanto a dissolução do sal de frutas é uma reação química?

Por Kell Kruz
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Dadas as substâncias abaixo, marque a alternativa que apresenta as moléculas cujo momento dipolar resultante é igual à zero.

a)H2O e NH3

b) HCl e CH4

c) CO2 e CCl4

d) O2 e CHCl3

e) CO2 e H2O

Exercício 2

Sabe-se que uma substância pode ser solúvel em outra, principalmente quando suas moléculas apresentam polaridade semelhante, ou seja, polar com polar ou apolar com apolar (semelhante dissolve semelhante). Assim, a partir dessa informação, qual das moléculas abaixo poderia ser dissolvida com maior facilidade em água?

a) CO2

b) CH4

c) I2

d) HCl

e) Cl2

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema?

É muito provável que você já parou diante de um tema e pensou: “Sobre o que eu vou escrever?”, e pode ter...