Amidas

Química

PUBLICIDADE

As amidas são compostos orgânicos nitrogenados e derivam da amônia (NH3), podem ser encontradas na fase sólida ou líquida. Na sua forma mais simples ela é denominada de metanamida, enquanto amidas com cadeias carbônicas mais extensas são sólidas e incolores. As amidas apresentam o grupo funcional amida: 

    O 
    ║
─ C ─ NH2


A amida mais conhecida é a Uréia, que foi o primeiro composto a ser obtido em laboratório, é um sólido cristalino à temperatura ambiente. A Uréia é o produto final do metabolismo das proteínas nos organismos dos mamíferos, ocorrendo então na urina e em pequenas quantidades no sangue. O homem pode eliminar até cerca de 30 gramas de uréia por dia através de sua urina.

A Uréia é usada dentre outras coisas, como adubo (fertilizante) e na produção de polímeros e medicamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Líria Alves
Graduada em Química

Amidas são usadas para se obter fertilizantes
Amidas são usadas para se obter fertilizantes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Amidas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/amidas.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Considere a seguinte reação genérica para a produção de amida:

De acordo com esse esquema, equacione a reação entre o ácido acético e a amônia, além de dar o nome da amônia obtida.

Questão 2

O princípio ativo de alguns medicamentos para obesidade é a substância cuja fórmula estrutural está representada abaixo:

Circule onde se encontra o grupo amida nessa fórmula.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda o grande problema de poluição ambiental causado pelo uso excessivo e mal planejado dos agrotóxicos e fertilizantes na agricultura.
Conheça mais a respeito de um dos maiores estimulantes do grupo das xantinas: a cafeína. Veja os alimentos e bebidas que a contém e seus efeitos para o organismo humano.
Conheça a diferença existente entre os adubos químicos inorgânicos e os adubos orgânicos; e, ao ler as vantagens e desvantagens de cada um, chegue à conclusão de qual é melhor.
Conheça a história de como foi realizada a primeira síntese da ureia, as etapas dessa reação e como ela representou um marco importante no desenvolvimento da Química Orgânica.
Aqui você encontrará os grupos funcionais que identificam as principais funções orgânicas existentes.
Conheça a química do suco artificial e fique por dentro de todas as substâncias que compõem esse produto tão comum no nosso dia a dia!
Clique e aprenda com alguns exemplos como realizar a nomenclatura das amidas!
Clique e conheça a substância acrilamida, como ela é formada e quais são os riscos relacionados com o seu consumo.
Clique e conheça as principais características da substância capsaicina!