O que é mol?

O que é mol? Trata-se de uma unidade de medida utilizada para expressar massa, volume, número de átomos ou moléculas de diferentes matérias microscópicas.

Balões com exemplos de componentes molares de diferentes substâncias

Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald. Porém, foi Amedeo Avogadro que sugeriu, em 1811, que a mesma quantidade de matérias diferentes apresentaria a mesma quantidade de moléculas, o que foi chamado de Constante de Avogadro.

Apenas no século XX, após os estudos do químico Frances Jean Baptiste Perrin, é que os cientistas conseguiram determinar qual é a quantidade de matéria presente em um mol, que é:

6,02.1023 entidades

A partir desse conhecimento, foi possível determinar a quantidade em um mol de qualquer matéria ou componente do átomo (como elétrons, prótons e nêutrons). Veja os casos a seguir:

• 1 mol de feijão = 6,02.1023 grãos de feijão

• 1 mol de celulares = 6,02.1023 aparelhos celulares

• 1 mol de reais = 6,02.1023 reais

Utilizações gerais da unidade mol

O termo mol pode ser utilizado para qualquer matéria ou componente dela, mas é mais comumente utilizado no estudo de quantidades relacionadas com átomos, moléculas e componentes atômicos.

a) Para elemento químico

Sempre que estivermos trabalhando com elemento químico (conjunto de átomos isótopos), deveremos utilizar a seguinte expressão:

1 mol de um elemento = 6,02.1023 átomos deste elemento

Exemplo: Elemento Cobre (Cu)

Se tivermos um mol de cobre, teremos, então, 6,02.1023 átomos de cobre.

b) Para moléculas

Sempre que estivermos trabalhando com uma substância poliatômica (formada pela interação de dois ou mais átomos), que é um grupo de moléculas iguais, deveremos utilizar a seguinte expressão:

1 mol de qualquer substância = 6,02.1023 moléculas

Exemplo: Água (H2O)

Se tivermos um mol de água, teremos 6,02.1023 moléculas de água.

Relações com a unidade mol

Como a unidade mol é utilizada para expressar quantidade de matéria (e matéria é tudo o que ocupa um volume e possui massa), podemos relacionar o mol de qualquer matéria com sua massa, assim como podemos determinar o volume (desde que a matéria esteja no estado gasoso) que uma matéria ocupa a partir do mol.

Mapa Mental: Mol

Para baixar o mapa mental, clique aqui!

a) Relação entre mol e massa

A relação entre mol e massa depende da massa atômica (encontrada na Tabela Periódica) de um elemento ou da massa molecular de uma substância. Quando relacionadas com o mol, tanto a massa atômica quanto a massa molecular são trabalhadas na unidade grama, como nos exemplos a seguir:

Exemplo 1: Elemento cobre (massa atômica 63,5 u)

Sabe-se que um mol de cobre apresenta 6,02.1023 átomos de cobre e que a massa do elemento é 63,5 u, assim sendo, em:

1 mol de cobre------ 6,02.1023 átomos de cobre---- pesa 63,5 g

Exemplo 2: Substância H2O (massa molecular 18 u)

Sabe-se que um mol de água apresenta 6,02.1023 moléculas de água e que a massa da molécula é de 18 u, assim sendo, em:

1 mol de H2O ------ 6,02.1023 moléculas de H2O ---- pesa 18 g

b) Relação entre mol e volume

Quando a matéria está no estado gasoso, podemos determinar o espaço ocupado por qualquer quantidade molar dela. Isso é possível porque uma mesma quantidade em mol da matéria gasosa sempre ocupa o mesmo espaço, que é de 22,4 L.

1 mol de matéria gasosa-------ocupa 22,4L

Exemplo 1: Elemento argônio (massa atômica 40 u)

Sabe-se que um mol de argônio apresenta 6,02.1023 átomos de argônio e que a massa do elemento é 40 u, assim sendo, em:

1 mol de argônio------ 6,02.1023 átomos de argônio----- ocupa 22,4 L-----pesa 40g

Exemplo 2: Amônia (massa molecular 17 u)

Sabe-se que um mol de amônia apresenta 6,02.1023 moléculas da substância amônia e que a massa da molécula é de 17 u, assim sendo, em:

1 mol de NH3 ------6,02.1023 moléculas de NH3 ----ocupa 22,4 L-----pesa 17 g

c) Exemplo de cálculo envolvendo mol

A partir do mol, podemos calcular a massa, o volume, o número de átomos e o número de moléculas de qualquer substância. Veja um exemplo:

Exemplo: (FCC-BA) A massa de uma molécula de ácido acético, CH3COOH, é: (Dado: massa molecular do ácido acético = 60 u)

a) 1,0 . 10-21g

b) 1,0 . 10-22g

c) 1,0 . 10-23g

d) 1,0 . 10-24g

e) 1,0 . 10-25g

Resolução: A substância ácido acético possui fórmula CH3COOH e massa molecular igual a 60 u. Assim, podemos relacionar esses dados com a unidade mol da seguinte maneira:

1 mol de CH3COOH ------ 6,02.1023 moléculas de CH3COOH -----pesa 60 g

Para determinar a massa de uma única molécula em gramas, basta montar uma regra de três a partir da expressão proposta acima, como demonstrado a seguir:

1 mol de CH3COOH ------ 6,02.1023 moléculas de CH3COOH ----- 60 g
                                              1 molécula de CH3COOH ------ x

60.1 = 6,02.1023.x

x =      60
     6,02.1023

X = 9,966.10-23

ou, arredondando:

X = 10.10-23 ou X = 1.10-22

Por Me. Diogo Lopes Dias

Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

DIAS, Diogo Lopes. "O que é mol?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-mol.htm. Acesso em 28 de março de 2024.