Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Moléculas e Macromoléculas

As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente, enquanto as macromoléculas possuem um número indeterminado de átomos.

Macromolécula do dióxido de silício
Macromolécula do dióxido de silício
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As moléculas são estruturas que possuem uma massa molar determinada e um número relativamente pequeno e exato de átomos ligados entre si covalentemente, ou seja, por meio do compartilhamento de elétrons.

Veja três exemplos:

  • Gás oxigênio: Suas moléculas são formadas cada uma por uma ligação dupla, isto é, pelo compartilhamento de dois pares de elétrons entre dois átomos de oxigênio (O2);
  • Água: ela é formada por moléculas de H2O. O que significa que cada molécula possui dois átomos de hidrogênio compartilhando um par de elétrons cada um com um átomo de oxigênio.  
  • Metano: esse composto é formado por moléculas de CH, em que quatro átomos de hidrogênio se ligam covalentemente a um átomo de carbono.

Moléculas de oxigênio, água e metano

As substâncias moleculares possuem algumas propriedades características, tais como:

  •  Solubilidade variada em água e em outros solventes;
  • Podem se apresentar nos três estados físicos;
  • De modo geral, são isolantes elétricos, tanto no estado sólido como no líquido.

Todas as moléculas são formadas por elementos não metálicos, isto é, incluem somente o hidrogênio, os ametais e os semimetais. Mas esses elementos podem formar também substâncias que se apresentam somente no estado sólido e que possuem propriedades muito distintas às das moléculas. Estas são as macromoléculas.

As macromoléculas, também conhecidas como sólidos covalentes ou sólidos de rede covalente, são estruturas de massa molar bastante elevada e imprecisa, além de serem formadas por uma grande e indeterminada quantidade de átomos que se ligam covalentemente formando retículos tridimensionais. As macromoléculas formam os cristais covalentes ou cristais atômicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, os átomos de carbono podem compartilhar elétrons de várias formas e formar diversas substâncias simples diferentes. A essa propriedade que um mesmo elemento químico tem de formar duas ou mais substâncias simples diferentes é dado o nome de alotropia.

Duas variedades alotrópicas do carbono que formam macromoléculas são o diamante e a grafita. Nas imagens abaixo você poderá ver que, no caso do diamante, cada átomo de carbono se liga a outros quatro átomos de carbono e origina uma macromolécula com estrutura tetraédrica.

Macromolécula de diamante

Enquanto isso, a estrutura da grafita é formada por anéis hexagonais contidos num mesmo plano. Os átomos de carbono realizam uma ligação dupla e duas simples.

Macromolécula de grafite

Mas as macromoléculas não são formadas apenas por um único tipo de elemento; elas também podem ser formadas por átomos de elementos químicos diferentes.

Um exemplo é o dióxido de silício (quartzo), cujas macromoléculas possuem cada átomo de silício rodeado por quatro átomos de carbono e cada átomo de oxigênio ligado a dois átomos de silício.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Moléculas e Macromoléculas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/moleculas-macromoleculas.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Alotropia

O que é alotropia, substâncias simples, gás oxigênio, ozônio, formas alotrópicas, elemento químico oxigênio, raios ultravioleta do sol, diamante, grafite, atomicidade, fósforo branco.
Química

Alotropia do Carbono

Três formas alotrópicas do carbono se diferem pelo arranjo molecular.
Química

Alotropia do Oxigênio

Confira como este elemento pode formar diferentes compostos.
Química

Exemplos de ligação covalente

Conheça o conceito de ligações covalentes e veja exemplos de como representar os compostos com esse tipo de ligação pelas fórmulas moleculares, eletrônicas e estruturais.
Química

Fórmulas estruturais do carbono

Clique aqui, saiba quais são as fórmulas estruturais do carbono e conheça a evolução dessas fórmulas ao longo da história.
Química

Fórmulas moleculares de compostos orgânicos

Aprenda a decifrar a representação dos compostos orgânicos em fórmulas estruturais planas, simplificadas e de traços, a fim de conseguir determinar as fórmulas moleculares.
Química

Fórmulas químicas

Fórmulas químicas, fórmula estrutural plana, fórmula estrutural de Couper, ligação tripla, gás nitrogênio, fórmula eletrônica, fórmula de Lewis, fórmula molecular, ligação simples, ligação dupla, gás carbônico.
Química

Propriedades dos Compostos Covalentes e Moleculares

Conheça a diferença entre compostos covalentes e substâncias moleculares e veja as principais propriedades desses materiais que os distinguem dos compostos iônicos.
Química

Substâncias moleculares

Substâncias moleculares, temperatura de ebulição, superfície de contato, ponto de ebulição, forças de atração intermolecular, ligação química, compostos moleculares, ligações químicas covalentes, ligações iônicas, ligações metálicas, estados físicos da ma
Química

Tipos de Ligação Covalente

Como classificar a ligação covalente em molecular, dativa e coordenada.
Química