Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Massas dos átomos

As massas dos átomos podem ser medidas em unidade de massa atômica (u), que é a massa de 1/12 do isótopo do carbono com massa igual a 12 (12C). A massa atômica de um isótopo é a massa do átomo medida em unidades de massa atômica. Já a massa atômica do elemento leva em conta os isótopos que o compõem

Qual seria a unidade conveniente para “pesar” a massa dos átomos e das moléculas?
Qual seria a unidade conveniente para “pesar” a massa dos átomos e das moléculas?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nos laboratórios e indústrias químicas é muito importante conhecer a quantidade de substâncias envolvidas nas reações. Por isso, a seguir trataremos dos principais conceitos, grandezas e unidades de medida relacionadas às massas dos átomos:

 

  • Unidade de Massa Atômica (u):

 

O átomo padrão de referência de pesagem para designar a unidade de massa atômica é o carbono-12 (12C). Uma unidade de massa atômica (1 u) corresponde ao valor de 1,66054 . 10-24 g, que é a massa de 1/12 do isótopo do carbono com massa igual a 12 (12C).

 

A unidade de massa atômica é 1/12 da massa do carbono-12.

 

A unidade de massa atômica (u) é a unidade usada em todas as grandezas relacionadas a seguir.

 

  • Massa Atômica de um Átomo ou Isótopo (MA):

 

É obtida por meio da comparação com o valor de referência citado no item anterior. Por exemplo, a massa atômica do 919F é dada pelo espectrômetro de massas, que é igual a 18,9984 u. Arredondando, é igual a 19, que é o mesmo valor do número de massa (A) dele. Esse valor significa que a massa atômica do elemento 919F é 19 vezes maior que a massa de 1/12 do 12C.

 

  • Massa Atômica de um Elemento (MA):

 

A massa atômica do elemento é determinada pela média ponderada das massas atômicas dos seus isótopos. Isso é feito multiplicando-se as massas atômicas de cada isótopo pela porcentagem que aparece na constituição do elemento. Depois, somam-se esses valores, que são divididos por 100, resultando na porcentagem total.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por exemplo, o elemento neônio é composto de três isótopos com as seguintes massas atômicas e porcentagens em sua constituição:

 

 

 

Calculando a massa atômica (MA) desse elemento:

 

MAneônio = (20 . 90,92) + (21 . 0,26) + (22 . 8,82)
                                         100
MAneônio = 20,179 u

 

  • Massa Molecular (MM):

 

Como o próprio nome diz, é usada para substâncias moleculares, ou seja, átomos ligados através de um compartilhamento de pares de elétrons, que são as denominadas ligações covalentes.

 

A massa molecular é conseguida multiplicando-se a quantidade de átomos de cada elemento pelas suas massas atômicas e somando-se os resultados.

 

Por exemplo, a molécula de CO2 contém um carbono e dois oxigênios, assim multiplicaremos a massa atômica do carbono por 1; e a do oxigênio por dois, somando-as posteriormente:

MMCO2 = (1 . MAC) + (2 . MAO)

 

MMCO2 = (1 . 12) + (2 . 16)

 

MMCO2 = 12 + 32

 

MMCO2 = 44 u

 

  • Massa–Fórmula:

 

É o mesmo cálculo realizado para a massa molecular, porém, para compostos iônicos. Nesse caso o nome é diferente, porque eles não estão agrupados em moléculas, mas em aglomerados de íons. Como não existem as moléculas, evidentemente não há sentido em falar em massa molecular, porém o raciocínio do cálculo é o mesmo.

 

Exemplo:

 

NaCl
↓   ↓
23 +35,5 → Massa-fórmula = 58,5 u


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

 

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Massas dos átomos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/massas-dos-atomos.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Uerj) Em 1815, o médico inglês William Proust formulou a hipótese de que as massas atômicas de todos os elementos químicos corresponderiam a um múltiplo inteiro da massa atômica do hidrogênio. Já está comprovado, porém, que o cloro possui apenas dois isótopos e que sua massa atômica é fracionária. Os isótopos do cloro, de massas atômicas 35 e 37, estão presentes na natureza, respectivamente, nas porcentagens de:

a) 55% e 45%

b) 65% e 35%

c) 75% e 25%

d) 85% e 15%

Exercício 2

(UFPE) As massas atômicas são essenciais para os cálculos da Química. Se uma nova escala de massas atômicas médias fosse definida, baseada na suposição da massa de um átomo de carbono-12 (12C) ser exatamente 1 u, qual seria a massa atômica média do neônio? (Massa atômica média do neônio na escala atual = 20,18 u)

a) 20,18/12 u

b) 12 u

c) 20,18 u

d) 20,18x12 u

e) 12/20,18 u