Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Círculo e circunferência

Matemática

PUBLICIDADE

A circunferência e o círculo são figuras geométricas planas que aparecem com frequência na natureza. Assim como as outras formas geométricas possuem seus elementos, a circunferência e o círculo também possuem algumas características especiais.

Veja também: Ponto, reta, plano e espaço: conceitos básicos da geometria

O que é circunferência?

Uma circunferência é uma região do plano formada por pontos que são equidistantes de um ponto fixo chamado de centro da circunferência, ou seja, é formada por pontos que possuem a mesma distância do centro.

O ponto no meio da circunferência é o centro. Note que a distância entre todos os pontos em azul até o centro é a mesma.

Elementos da circunferência

Em toda circunferência, temos raio, diâmetro e corda. Vejamos agora cada um desses elementos:

O raio (r) da circunferência é o segmento de reta que une o centro (C) da circunferência à sua extremidade (em azul). O segmento de reta que une as duas extremidades da circunferência e passa pelo centro C é chamado de diâmetro da circunferência e é denotado pela letra d. Observe que o diâmetro é a soma do raio da circunferência, logo:

d = r + r

d = 2·r

Como pode ser visto, o diâmetro é o dobro do raio. Qualquer outro segmento de reta que una dois extremos da circunferência e que não passe pelo centro é chamado de corda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Exemplo

Determine o raio de uma circunferência que possui diâmetro igual a 20 cm.

Como o diâmetro é duas vezes o raio, temos:

Em outras palavras, o raio é a metade do diâmetro.

A circunferência e o círculo possuem uma relação estrita.
A circunferência e o círculo possuem uma relação estrita.

Perímetro da circunferência

O perímetro da circunferência, também chamado de comprimento da circunferência, será representado por C. Imagine realizar um corte em um ponto qualquer da circunferência e “esticá-la” até que seja encontrado um segmento de reta. O que vamos realizar agora é determinar o tamanho desse segmento de reta.

O matemático e filósofo grego Arquimedes, em um de seus estudos, percebeu que a razão entre o comprimento da circunferência ( C ) e o diâmetro (d) sempre resultava em um mesmo número. Essa constante foi chamada de pi, que é denotado pelo símbolo π.

Dessa razão entre o comprimento de circunferência e o diâmetro, podemos encontrar uma expressão que possibilita determinar o comprimento da circunferência ou perímetro em função do raio. Veja:

Sabemos que o diâmetro da circunferência é o dobro do raio, ou seja, d = 2r. Substituindo esse valor na expressão acima, teremos que o comprimento da circunferência em função da medida do raio é:

C = π · 2r

C = 2πr

Usualmente, utilizamos o valor de pi como sendo 3,14.

  • Exemplo

Determine o comprimento de uma circunferência de raio 25 cm.

Substituindo o valor do raio na fórmula, temos:

C = 2πr

C = 2(3,14)(25)

C = 157 cm

O que é o círculo?

A definição de círculo é decorrente da definição de circunferência, pois um círculo é a região interna da circunferência. Fazendo um comparativo, temos que a circunferência é a extremidade, e o círculo é toda a região delimitada por essa extremidade. Veja a figura:

Toda a região pintada em azul é denominada círculo.
Toda a região pintada em azul é denominada círculo.

Leia támbém: Ângulos no círculo: como encontrá-los?

Elementos do círculo

  • Como o círculo é uma região do plano determinada por uma circunferência, os elementos do círculo coincidem com os elementos da circunferência, isto é, ele também apresenta raio, diâmetro e corda. Veja:

Área do círculo

A área do círculo é a medida de toda região delimitada pela circunferência. Considere um círculo de raio r:

A área do círculo é dada por:

  • Exemplo

Um círculo possui raio igual a 5 cm. Determine sua área.

Resolução:

Substituindo o valor do raio na fórmula, temos:

A = π r2

A = (3,14) 52

A = 3,14 · 25

A = 78,5 cm2

Veja também: Comprimento da circunferência e área do círculo

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Uma circunferência possui perímetro igual a 628 cm. Determine o diâmetro dessa circunferência e adote π = 3,14.

Solução

Como o perímetro é igual a 628 cm, podemos substituir esse valor na expressão de comprimento da circunferência.

Questão 2 – Duas circunferências são concêntricas se elas possuem o mesmo centro. Sabendo disso, determine a área da figura em branco.

Solução:

Para determinar a área em branco, devemos calcular a área do círculo maior e subtrair a área do círculo em azul.

AMAIOR = π r2

AMAIOR = (3,14) · (9)2

AMAIOR = (3,14) · 81

AMAIOR = 254,34 cm2

Vamos calcular agora a área do círculo em azul:

AAZUL = π r2

AAZUL = (3,14) · (5)2

AAZUL = (3,14) · 25

AAZUL = 78,5 cm2

Assim, a área em branco é a diferença entre a área maior e a área azul.

ABRANCO = 254,34 – 78,5

ABRANCO = 175,84 cm2 

 

Por Robson Luiz
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Círculo e circunferência"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/circulo-ou-circunferencia.htm. Acesso em 21 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

A respeito das definições de círculo e circunferência e dos elementos dessas duas figuras geométricas, assinale a alternativa correta.

a) As palavras “círculo” e “circunferência” são sinônimas, pois representam o mesmo objeto.

b) Um círculo e uma circunferência diferem apenas pelo comprimento.

c) Um círculo e uma circunferência que possuem o mesmo raio também possuem o mesmo comprimento.

d) O círculo é uma figura geométrica plana formada por todos os pontos cuja distância até um ponto fixo, chamado de centro, é igual a uma constante chamada de raio.

e) A circunferência é uma figura geométrica plana formada por todos os pontos cuja distância até um ponto fixo, chamado de centro, é menor que uma constante chamada de raio.

Questão 2

Um jardineiro possui um espaço em sua casa usado para o cultivo de algumas plantas. O formato desse canteiro é de um setor circular de raio 10 m. Sabendo que o ângulo central desse setor circular é de 60°, qual é a área do espaço usado para plantio na casa desse jardineiro?

a) 52,33 m2

b) 10,47 m2

c) 31,4 m2

d) 20,94 m2

e) 100 m2

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre o cilindro, forma geométrica tridimensional, e conheça a definição formal e as classificações desse sólido geométrico. Aprenda ainda quais são as secções do cilindro, que podem ser transversais ou meridionais. Veja também como as secções podem ser usadas para chegar à fórmula do volume do cilindro.
Conheça a definição e a classificação dos cilindros. Formado pelo conjunto de segmentos de reta paralelos a uma reta dada, cujas extremidades são um círculo e um plano paralelo a esse círculo, o cilindro pode ter seu volume e área calculados. Clique e aprenda quais são as fórmulas usadas nesses cálculos.
Aprenda a determinar ângulos na circunferência trigonométrica, também conhecida como círculo ou ciclo trigonométrico.
Clique para descobrir como calcular a área do círculo e o comprimento da circunferência tendo em mãos apenas o valor do raio!
Clique e aprenda como deve ser feita a construção de polígonos circunscritos e conheça mais sobre essa relação com a circunferência.
Descubra o que são cônicas, figuras geométricas planas obtidas pela intersecção de um plano com um cone de revolução. As cônicas conhecidas são: circunferência, elipse, parábola e hipérbole. Aprenda também as equações reduzidas e a definição básica de cada uma dessas figuras. Clique aqui e saiba mais!
Clique para entender melhor os elementos de uma esfera e também aprenda a realizar cálculos que envolvam esses elementos!
Aprenda o que é uma elipse, aqui! Conheça os principais elementos e a equação dessa figura. Calcule a área da elipse e saiba representá-la no plano cartesiano.
Isomeria plana e a diferença entre isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais.
O que é perímetro e como calcular o perímetro de um polígono