Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são vetores?

O que é Física?

Para entender o que são vetores, deve-se saber que são segmentos de reta orientados e que caracterizam grandezas como força e velocidade, denominadas de grandezas vetoriais.
Vetores são segmentos de reta orientados que definem as grandezas vetoriais
Vetores são segmentos de reta orientados que definem as grandezas vetoriais
PUBLICIDADE

Em termos das ciências exatas, vetores são segmentos de reta orientados, responsáveis pela caraterização das grandezas definidas como vetoriais. É importante salientar que a palavra vetor assume significados diferentes dependendo do contexto em que é aplicada. Os agentes que disseminam doenças infectocontagiosas, por exemplo, também são chamados de vetores.

Tipos de grandezas

Tudo aquilo que pode ser medido é considerado como sendo uma grandeza. Massa, velocidade, aceleração, força e energia são algumas das inúmeras grandezas físicas. As grandezas são classificadas em dois grupos: escalares e vetoriais.

  • Escalares: Tipo de grandeza que é definida apenas a partir da informação do seu valor numérico (módulo), seguido de uma unidade de medida. Massa, temperatura e energia são exemplos de grandezas escalares;

  • Vetoriais: Tipo de grandeza que possui, além do valor numérico (módulo), direção e sentido. Força, velocidade e aceleração são exemplos de grandezas vetoriais.

Repare que, ao dizer que a temperatura ambiente é de 25 °C, a informação é totalmente transmitida, não há necessidade de nenhum complemento. Contudo, se dissermos que uma força de 150 N foi aplicada sobre um corpo qualquer, precisamos informar a direção de aplicação da força (horizontal, vertical ou diagonal) e seu sentido (direita, esquerda, para cima, etc.).

Vetores

Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido.

O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical. O sentido trata-se de para onde o vetor atua de acordo com sua direção, assim, os sentidos podem ser para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, para o leste, para o norte, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vetor a seguir representa uma força que atua na horizontal, para a direita e que possui módulo igual a 50 N.

Já o vetor abaixo possui o mesmo módulo do vetor anterior (valor numérico), porém sua direção é diagonal, com sentido para cima e para esquerda.

Mapa Mental: Vetores

Mapa Mental: Vetores

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Operações vetoriais

As operações vetoriais não são realizadas da mesma forma que as operações algébricas. Os módulos de dois vetores serão, literalmente, somados ou subtraídos somente se suas direções forem iguais.

Na imagem acima, o módulo do vetor C será a soma dos módulos dos vetores A e B, pois eles possuem a mesma direção e o mesmo sentido. Caso os sentidos fossem opostos, os módulos dos vetores deveriam ser subtraídos, e o vetor resultante teria o mesmo sentido do maior vetor da operação, que nesse caso é o vetor A.

Se as direções forem diferentes, deve-se aplicar as regras do polígono e paralelogramo, que determinarão as características do vetor resultante. A decomposição vetorial é uma operação realizada com vetores para definir suas componentes horizontal e vertical.


Por Joab Silas
Graduado em Física

*Mapa Mental por Me.Rafael Helerbrock

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que são vetores?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-sao-vetores.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola