Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Mundial da Obesidade: entenda a doença retratada no filme A Baleia em cartaz nos cinemas

Filme que tem como protagonista Brendan Fraser concorre à estatueta de melhor ator no Oscar 2023

Em 03/03/2023 18h40 , atualizado em 06/03/2023 13h45
Ator Brenda Fraser
Ator Brenda Fraser no dia 15 de janeiro de 2023 [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Amanhã, 4 de março, é o Dia Mundial da Obesidade. A doença vem sendo ainda mais discutida na última semana em razão do filme “A Baleia”, que estreou no dia 23 de fevereiro nos cinemas. 

O longa-metragem mostra a história de Charlie (Brendan Fraser), um homem de meia idade e obeso que vive em uma cadeira de rodas. O personagem ministra aulas de inglês pela internet e quase não sai de sua casa. 

Baseada na peça teatral homônima de Samuel D. Hunter, a produção também aborda a reaproximação de Charlie com amigos e, especialmente, o reencontro com a sua filha adolescente (Sadie Sink), a quem não vê desde os 8 anos. 

Considerado um dos longa-metragens do ano, o filme A Baleia concorre a três estatuetas do Oscar 2023:

  • Melhor ator

  • Melhor atriz coadjuvante

  • Melhor maquiagem e penteados

A cerimônia do Oscar 2023 será realizada no domingo 12 de março. Especialistas em cinema e grande parte dos espectadores apostam que Brendan Fraser deve levar o Oscar de melhor ator pelo filme A Baleia.

Veja abaixo o trailer:

Filme A Baleia e Obesidade

Segundo Charlie afirma no filme A Baleia, ele tornou-se obeso por comer muito depois de perder uma pessoa querida. Ao sentir-se triste com a ruptura, ele começou a comer de forma avassaladora. Para interpretar o personagem da forma mais fiel possível, o ator explicou que usou enchimentos no corpo. 

Grande parte dos espectadores que assistiram à produção têm elogiado a interpretação do ator Brendan Fraser. Entretanto, alguns comentaram que o filme é muito impactante e lança questões como gordofobia, a começar pelo título. 

Samuel D. Hunter, roteirista do filme A Baleia, comentou que a peça não é sobre todas as pessoas que lutam contra a obesidade, mas como a doença se apresentou nele mesmo. “A peça é como a obesidade se manifestou fisicamente em mim”, afirmou. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo. Como consequência, a doença pode causar outros problemas de saúde como diabates e pressão alta.

Especialistas da área de saúde física, como médicos endocrinologistas e cardiologistas, e da saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, reforçam que, embora muitos não saibam, a obesidade é uma doença.

A cardiologista Erika de Souza enfatiza que a sociedade precisa enxergar a obesidade como uma doença crônica grave que necessita de tratamento adequado e multidisciplinar.

"É preciso também desmistificar estigmas como: a pessoa está obesa porque quer, porque tem preguiça, porque come demais. A obesidade é uma doença e, como tal, precisa ser encarada", salienta a médica.

Veja também - Dia Mundial da Obesidade: especialistas falam sobre os principais aspectos da doença

A psicóloga especialista em obesidade, transtornos alimentares e bariátrica, Yasminne Fayad Takeda, de Anápolis (GO), ressalta que a obesidade é uma doença que tem sintomas multifatoriais. 

“A obesidade tem uma história de vida, de doenças associadas à obesidade, comorbidades, do meio em que a pessoa está inserida, da forma como ela aprendeu a se relacionar. Enfim, da história de vida por completo em todas as áreas: bio, psico, sócio e espiritual”, explica a psicóloga Yasminne.

Obesidade e vida social

Em razão da obesidade e dos problemas que surgem por consequência da doença, muitas vezes os obesos, especialmente os obesos mórbidos como Charlie, retratado no filme A Baleia, que concorre ao Oscar 2023, têm dificuldades na vida social.

Yasminne salienta que não dá para olhar para uma pessoa que está obesa com esse olhar de julgamento que, muitas vezes, se percebe na sociedade. Segundo ela, não é esse típico movimento que algumas pessoas acham que o obeso não faz atividade porque é preguiçosa, por exemplo.

“Não é só pensar que a pessoa não tem força de vontade, que ela não tem constância, que é preguiçosa, por isso não perde peso. Na verdade, estamos falando de uma doença que tem fatores limitantes. Existe uma doença que precisa ser tratada”, reforça.

Psicóloga especialista em obesidade, transtornos alimentares e bariátrica, Yasminne Fayad Takeda

Obesidade e depressão

Em algumas situações, a pessoa que está obesa também sofre com outra doença: a depressão. E o caso pode ser o inverso também: a pessoa está em depressão porque está obesa.

A psicóloga especialista em obesidade Yasminne Fayad comenta que a depressão pode, sim, estar interligada à obesidade.“Mas, muitas vezes, a primeira doença as pessoas não enxergam porque não tem esse sintoma físico que a obesidade tem. A depressão é uma doença emocional que a gente não consegue ver fisicamente, a gente sente”, afirma. 

No caso de o filme A Baleia, o personagem Charlie ressalta que engordou após ficar muito triste ao perder uma pessoa querida. Para a psicóloga, essa explicação pode realmente existir.

“A tristeza pela perda de uma pessoa retratada no filme A Baleia, provavelmente, é essa elaboração do luto do fim de um ciclo. Então, se eu não elaboro e já estou com uma baixa autoestima, por exemplo, se eu já estou com uma obesidade que já me deixa desmotivada, com baixa energia, muitas vezes cheia de rótulos da sociedade, automaticamente vai aparecer uma tristeza. A tristeza passa, mas a depressão fica e atrapalha o dia a dia, tornando-se uma doença”, explica a psicóloga Yasminne. Fayad.

Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade  foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a doença e lançar discussões para combatê-la por entidades de vários países. 

Leia também:

A relação entre obesidade e doenças cardiovasculares

Dados sobre obesidade no Brasil

Saiba mais sobre obesidade infantil

Crédito da imagem: 

[1] Joe SeerShutterstock

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Relacionados


Duas pessoas gordas caminhando
Dia Mundial da Obesidade: especialistas falam sobre os principais aspectos da doença
O Brasil Escola conversou com especialistas da área da saúde que falam sobre o diagnóstico, tratamento, impactos e estigmas relacionados à obesidade.
Notícias
Dia Nacional alerta para risco da obesidade
Para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, Ministério alerta para o crescimento do problema. Dados do Vigitel (2010) indicam uma prevalência de 48,1% dos adultos com excesso de peso.
Saúde na escola
Globo de Ouro
Hoje é o Globo de Ouro 2023: veja filmes e séries para ajudar nos estudos
Globo de Ouro 2023 será realizado na noite de hoje, 10 de janeiro, nos Estados Unidos. Assistir aos filmes e séries indicados pode ajudar nos estudos.
Notícias
O consumo de alimentos com açúcares e gorduras são os responsáveis pela obesidade
O que é obesidade?
Entenda o que é obesidade e saiba como calcular o IMC. Clique aqui!
Saúde na escola
O excesso de peso faz com que o coração trabalhe mais
Obesidade e doenças cardiovasculares
Veja como a obesidade pode trazer sérios prejuízos à sua saúde
Saúde na escola
Os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram, contribuindo para o aumento da obesidade
Obesidade no Brasil
A taxa de obesidade no Brasil vem crescendo a cada dia, saiba onde há mais obesos e a faixa etária mais afetada.
Saúde na escola
O consumo diário de frutas e verduras evita a obesidade
Obesidade no Brasil e a sociedade contemporânea
Entenda a relação entre o modo de vida da sociedade brasileira e a obesidade. Clique aqui!
Saúde na escola
Estatuetas do Oscar dispostas lado a lado.
Oscar
Acesse e saiba detalhes importantes sobre o Oscar, a cerimônia de premiação dos melhores filmes do ano.
Curiosidades
Colisão navio Titanic com iceberg
Titanic volta aos cinemas hoje (9): confira história e curiosidades sobre o navio
O filme Titanic volta aos cinemas hoje, 9 de fevereiro, depois de 25 anos de lançamento. Veja história e curiosidades sobre o navio e como foi o naufrágio.
Notícias