Titanic volta aos cinemas hoje (9): confira história e curiosidades sobre o navio
Titanic volta aos cinemas hoje (9): confira história e curiosidades sobre o navio
Depois de 25 anos de lançamento, produção que retrata naufrágio do luxuoso navio será relançada em 3D
Em 09/02/2023 00h10
, atualizado em 23/02/2023 15h58
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
O filme Titanic volta aos cinemas hoje, 9 de fevereiro, em versão 3D. Lançado há 25 anos, o longa-metragem foi um fenômeno à época. A produção arrecadou 2,1 bilhões de dólares em todo o mundo, tornando-se a terceira maior bilheteria da história do cinema.
O longa-metragem aborda a colisão do Royal Mail Steamer (RMS) Titanic com um iceberg e posterior naufrágio no dia 15 de abril de 1912. O Titanic foi considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros do mundo.
Além desse acontecimento, o filme Titanic mostra um lado de ficção: a história de amor Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater, dois jovens que, em apenas quatro dias de viagem, apaixonam-se. O final, dramático, é conhecido pelo mundo há 25 anos: o mocinho morre de hipotermia e a mocinha sobrevive. Aos 88 anos, Rose narra a história.
Filme Titanic
O filme Titanic estrou nos cinemas no início de 1998. Na época, jovens e adultos lotaram as sessões de cinema em shoppings e outros espaços. O longa-metragem era tão disputado que alguns espectadores precisaram sentar-se no chão. Alguns ficaram tão fãs da produção que chegaram a vê-la mais de uma vez.
Titanic ganhou diversos prêmios, entre os quais 11 estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme de 1998. James Cameron, conhecido pelo filme "Avatar", também ganhou a estatueta de melhor diretor.
Na época com pouco mais de 20 anos, os atores intérpretes de Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) tornaram-se atores de renome e famosos por trabalhar em diversas produções.
O navio Titanic começou a ser construído em 1909, na Irlanda do Norte, e foi entregue em 1911. O navio foi o segundo de uma série de três transatlânticos pertencentes à empresa White Star Line.
Estima-se que o custo da construção do RMS Titanic tenha sido de 7,5 milhões de dólaresà época. Considerando que o navio foi finalizado em 1911, o valor nos dias atuais, corrigido de acordo com a inflação, seria de mais de 234 milhões de dólares.
Veja abaixo curiosidades sobre o navio Titanic:
As principais características do Titanic eram o luxo e a decoração rica em ornamentos;
O navio era composto por 840 cabines dividas em três classes;
Entre as instalações, destacavam-se restaurantes, piscinas e salões de jogos e de leitura;
Foi classificado como um navio inafundável por ter um sistema de segurança com 16 compartimentos que impediriam a entrada de água;
A velocidade máxima do RMS Titanic era de 23 nós, ou 42,5 km/h;
O Titanic despejava cerca de 100 toneladas de cinzas no oceano diariamente, decorrente do carvão queimado para o seu funcionamento;
O custo para dormir na primeira classe do Titanic à época (1912) era de 150 dólares, o equivalente a, aproximadamente, 4500 dólares no presente.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Naufrágio do navio Titanic
O naufrágio do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas depois de 25 anos de lançamento, é lembrado como um dos piores acidentes da história da navegação marítima.
Confira abaixo o trailer do filme Titanic:
A história do naufrágio do Titanic começou em 10 de abril de 1912, quando mais de 2.200 pessoas embarcaram no navio no porto de Southampton, na Inglaterra, rumo à cidade de Nova Iorque. Quatro dias depois, o navio colidiu-se com um iceberg e naufragou às 2h20 do dia 15 de abril de 1912.
Mais de 1.500 vidas foram perdidas com o naufrágio do RMS Titanic. Entre os mortos no acidente, estava o capitão do navio, cujo corpo não foi recuperado. O navio que veio ao resgate dos passageiros e tripulantes do RMS Titanic deixou o local às 8h50 da manhã, com 705 sobreviventes.
Destroços do RMS Titanic
Os destroços do navio Titanic foram descobertos no dia 1º de setembro de 1985, pelos oceanógrafos Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A descoberta ocorreu 73 anos após o naufrágio do navio.
Os remanescentes do transatlântico se encontram a 3800 metros de profundidade e estão em avançado estado de deterioração causado pelo sal marinho, responsável pelo processo de corrosão das peças, e pelas colônias de bactérias que consomem ferro e que se instalaram nos destroços.
De acordo com investigação feita pela National Geographic depois da descoberta dos destroços, o Titanic quebrou ao meio antes de afundar.
Os destroços do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas após 25 anos, passaram a ser protegidos pelaUnescono ano de 2012 pela sua relevância como Patrimônio Cultural Subaquático.