Dia do Folclore: professores explicam o que estudar sobre o tema
Dia do Folclore: professores explicam o que estudar sobre o tema
Data lembra e valoriza importância da formação da cultura popular
Em 22/08/2023 00h10
, atualizado em 22/08/2023 14h04
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
O Dia do Folclore é celebrado hoje, 22 de agosto, no Brasil e no mundo. A data comemorativa foi criada para homenagear e valorizar as tradições da cultura popular de cada país.
A origem do Dia do Folclore faz referência a um termo usado artigo publicado no dia 22 de agosto de 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thoms. O profissional, que estudava sobre o folclore, mencionou no artigo a expressão "Folk-Lore" pela primeira vez na história.
No Brasil, é comum que hoje sejam lembrados símbolos importantes da cultura brasileira, como, por exemplo, o Carnaval e as festas juninas, e personagens como curupira e o saci pererê. Inclusive, algumas regiões brasileiras realizam festividades para enaltecer o folclore.
O que é folclore?
De acordo com Thomas Wisiak, coordenador de Filosofia, História e Sociologia do Colégio e do Curso Etapa, folclore é uma palavra de origem inglesa e é a junção de folk (povo) e lore (saber), podendo ser traduzida como cultura ou saber popular.
O coordenador explica que o estudo sistemático da cultura de origem popular pelos chamados folcloristas se desenvolveu na Europa do século XIX, quando se buscava identificar as origens culturais das nações e da humanidade, e, a partir disso, o estudo teria se difundido para outras partes do mundo, inclusive o Brasil.
Thomas Wisiak comenta que o folclore pode ser dividido de duas formas, sendo que ambas passam por mudanças constantes:
Folclore como campo de estudo, ligado hoje em dia à ideia de patrimônio cultural
Folclore como a cultura popular propriamente dita que é bastante dinâmica, sofrendo adaptações ao circular pelos meios sociais e passar de geração em geração.
Daniel Neves, professor de história do Brasil Escola, ressalta em seu artigo sobre o Dia do Folclore que é fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito.
O professor conta que os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.
Videoaula sobre folclore
Confira abaixo a videoaula do professor de sociologia do Brasil Escola, João Gabriel, na qual ele explica o que é folclore:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Dia do folclore no Brasil
O coordenador Thomas lembra que o Dia do Folclore no Brasil, celebrado em 22 de agosto, foi criado por decreto presidencial no ano de 1965. A data comemorativa foi criada com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área.
"O Dia do Folclore é celebrar o estudo do folclore e lembrar a sua importância na formação da cultura popular brasileira. Esse dia é importante para estimular as políticas públicas e a mobilização da população para celebrar e divulgar aspectos da cultura brasileira"
Thomas Wisiak
O profissional ressalta que o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo naquelas que trabalham com ensino infantil.
"Além do patrimônio material, formado por bens móveis e imóveis, existe o patrimônio imaterial de grupos e indivíduos, compreendendo conhecimentos, expressões, práticas, representações e técnicas, os quais podem estar associados a artefatos e lugares. Dessa forma, é possível identificar registros materiais de bens culturais, ou seja, do folclore brasileiro", comenta o coordenador.
Folclore brasileiro
O professor de história Daniel Neves afirma que o folclore brasileiro é de uma riqueza notável, e isso foi resultado da influência de culturas de diferentes povos indígenas, de diferentes povos africanos e dos europeus, sobretudo dos portugueses.
"Essa riqueza de histórias, práticas e crendices do nosso folclore começou a ser estudada de maneira organizada a partir do século XIX e hoje é uma importante área vinculada com as ciências sociais e a antropologia", diz.
O coordenador de história, filosofia e sociologia do colégio Etapa, Thomas Wisiak, explica que, nas diretrizes nacionais para a educação, uma das competências diz respeito ao reconhecimento da cultura como elemento formador de identidade, além da importância de reconhecer a própria cultura e a cultura de outros povos.
O coordenador afirma que, pela importância do folclore, nos vestibulares, por exemplo, podem ser feitas diversas formas de abordagem, tais como:
=>O que é cultura popular e como ela se manifesta em um determinado contexto histórico;
=>A relação entre cultura popular e outras formas de cultura, como a cultura erudita e a de massas (indústria cultural);
=>A manifestação cultural de grupos sociais específicos, como afro-brasileiros, asiáticos, imigrantes europeus e indígenas.