Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Folclore

Cultura

Maracatu: uma das mais proeminentes manifestações do folclore brasileiro
Maracatu: uma das mais proeminentes manifestações do folclore brasileiro
PUBLICIDADE

O folclore foi um termo criado por estudiosos interessados em pesquisar e analisar as manifestações culturais de origem popular. Cunhada especificamente no século XIX, essa palavra advém da junção feita entre duas expressões da língua inglesa: “folk”, que significa povo e “lore” que faz referência à ideia de conhecimento. Desse modo, a designação mais ampla de folclore envolve tudo aquilo que é tomado como sendo pertencente ao “conhecimento do povo”.

É importante notar que o interesse pelo conhecimento do povo não tem a sua origem calcada na ação de pessoas oriundas das próprias classes populares. A partir do século XVIII, o grande volume de transformações ocasionadas pela Revolução Industrial motivou uma volta à natureza, ao campo e, consequentemente, à população que pertencia a esse espaço. Em linhas gerais, podemos ver que o nascimento do folclore se liga a uma oposição ao processo de padronização advindo da sociedade industrial.

Com o passar do tempo, a formulação dos estudos folclóricos determinou o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às crenças, cerimônias, costumes, jogos, festas, mitos e provérbios ligados a uma produção anônima, tradicional e, ao mesmo tempo, reconhecida por uma coletividade. Sem dúvida, não podemos deixar de salientar que o gosto pelo folclore foi responsável por importantes ações que ampliaram os estudos de natureza cultural em diversas partes do mundo.

Entretanto, ao longo do tempo, vemos que a definição sobre aquilo que deveria ser considerado folclórico se transformou bastante. Atualmente, o folclore não mais representa um círculo fechado que privilegia as manifestações culturais provenientes das camadas populares e afastadas da produção cultural urbana. Ao longo do século XX, novos interessados pela temática cultural conseguiram apontar outras importantes significações e usos para o folclore.

Atualmente, se aceita a produção artística de autores específicos, não mais privilegiando apenas a produção de natureza anônima. Ao mesmo tempo, a distinção entre popular e erudito é quebrada em favor de uma produção folclórica oriunda da leitura e a influência realizada por dados capturados da erudição. Mais do que isso, o folclore hoje também abandona os sentidos estáticos que a tradição antes conferia às suas manifestações, aceitando a mudança e a inovação como situações de importante validade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Cultura - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Folclore"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-folclorica.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Entenda por que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Saiba quem foi Monteiro Lobato. Conheça cinco grandes obras da literatura infantojuvenil.
Acesse este texto para saber detalhes do Dia do Circo. Entenda por que se celebra essa data no dia 27 de março, e veja um pouco da história do circo.
Acesse e conheça essa importante lenda do folclore brasileiro. Veja detalhes sobre a origem da lenda do boto-cor-de-rosa.
Conheça a festa do bumba meu boi, importante manifestação cultural e folclórica brasileira. Aprenda os outros nomes dessa festa e quando costuma ser comemorada.
Saiba mais sobre a Cuca, uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro. Entenda como esse ser é representado.
Acesse e conheça detalhes dessa importante lenda do folclore brasileiro. Veja o que a lenda da Iara nos conta e conheça a origem dessa narrativa.
Veja quem foi Mário de Andrade, precursor do modernismo brasileiro. Leia sua biografia, características literárias, análise da obra “Macunaíma” e frases do autor.