Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Multiplicação de matrizes

Matemática

PUBLICIDADE

A multiplicação de matrizes é feita por meio de um algoritmo que exige bastante atenção. Para que exista o produto entre a matriz A e a matriz B, é necessário que o número de colunas da primeira matriz, no caso A, seja igual ao número de linhas da segunda matriz, no caso B.

A partir da multiplicação entre matrizes, é possível compreender o que é a matriz identidade, que é o elemento neutro da multiplicação de matrizes, e o que é a matriz inversa da matriz M, que é a matriz M-1 cujo produto de M por M-1 é igual à matriz identidade. Também é possível a multiplicação de uma matriz por um número real — nesse caso, multiplicamos cada um dos termos da matriz pelo número.

Leia também: O que é uma matriz triangular?

Condição de existência

A multiplicação entre matrizes é um processo que demanda bastante atenção.
A multiplicação entre matrizes é um processo que demanda bastante atenção.

Para multiplicar duas matrizes, primeiramente é necessário verificar a condição de existência. Para que o produto exista, o número de colunas da primeira matriz tem que ser igual ao número de linhas da segunda matriz. Além disso, o resultado da multiplicação é uma matriz que possui o mesmo número de linhas da primeira matriz e o mesmo número de colunas da segunda matriz.

Por exemplo, o produto AB entre as matrizes A3x2 e B2x5 existe, pois o número de colunas de A (2 colunas) é igual ao número de linhas de B (2 linhas), e o resultado é a matriz AB3x5. Já produto entre as matrizes C3x5 e a matriz D2x5 não existe, pois C possui 5 colunas e D possui 3 linhas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como calcular o produto entre duas matrizes?

Para realizar a multiplicação de matrizes, é necessário seguir algumas passos. Faremos um exemplo da multiplicação de uma matriz algébrica A2x3 pela matriz B3x2

Sabemos que o produto existe, pois a matriz A possui 3 colunas, e a matriz B, 3 linhas. Chamaremos de C o resultado da multiplicação A·B. Além disso, também sabemos que o resultado é uma matriz C2x2, pois a matriz A tem 2 linhas, e a matriz B, 2 colunas.

Para calcular o produto entre a matriz A2x3 e a matriz B3x2, vamos seguir alguns passos.

Primeiramente encontraremos cada um dos termos da matriz C2x2:

Para encontrar os termos, vamos relacionar sempre as linhas da matriz A com as colunas da matriz B:

c111ª linha de A e 1ª coluna de B
c121ª linha de A e 2ª coluna de B
c212ª linha de A e 1ª coluna de B
c222ª linha de A e 2ª coluna de B

Calculamos cada um dos termos fazendo a multiplicação entre os termos da linha de A e os termos da coluna de B. Agora devemos somar esses produtos, começando por c11:

1ª linha de A
1ª coluna de B

c11 = a11·b11 + a12·b21 + a13·b31

Calculando c12:

1ª linha de A
2ª coluna de B

c12 = a11·b12 + a12·b22+a13·b32

Calculando c21:

2ª linha de A
1ª coluna de B

c21 = a21·b11 + a22·b21+a23·b31

Calculando o termo c22:

2ª linha de A
2ª coluna de B

c22 = a21·b12 + a22·b22+a23·b32

Sendo assim, a matriz C é formada pelos termos:

Exemplo:

Vamos calcular a multiplicação entre as matrizes A e B.

Sabemos que, em A2x2 e B2x3, o número de colunas da primeira é igual ao número de linhas da segunda, então o produto existe. Assim, faremos C = A· B e sabemos que C2x3.

Multiplicando, temos que:

Veja também: O que é uma matriz transposta?

Matriz identidade

Na multiplicação entre matrizes, existem alguns casos especiais, como a matriz identidade, que é o elemento neutro da multiplicação entre matrizes. A matriz identidade é uma matriz quadrada, ou seja, o número de linhas é sempre igual ao número de colunas. Além disso, nela somente os termos da diagonal são iguais a 1, e os demais termos são todos iguais a zero. Quando multiplicamos uma matriz M pela matriz identidade In, temos que:

M · In = M

Matrizes identidade de ordem 2 até a ordem 5
Matrizes identidade de ordem 2 até a ordem 5

Exemplo:

O que é a matriz inversa?

Dada uma matriz M, conhecemos como matriz inversa de M a matriz M-1 cujo produto M · M-1 é igual à matriz identidade In. Para que uma matriz tenha inversa, ela precisa ser quadrada, e seu determinante tem que ser diferente de 0. Vejamos exemplos de matrizes que são inversas:

Calculando o produto A·B, temos que:

Note que o produto entre A e B gerou a matriz I2. Quando isso acontece, dizemos que B é a matriz inversa de A. Para saber mais detalhes sobre esse tipo de matriz, leia: Matriz inversa.

Multiplicação da matriz por um número real

Diferente da multiplicação entre matrizes, existe também a multiplicação da matriz por um número real, que é uma operação bem mais simples de encontrar a solução.

Dada uma matriz M, a multiplicação da matriz por um número real k é igual à matriz kM. Para encontrar essa matriz kM, basta multiplicar todos os termos da matriz pela constante k.

Exemplo:

Se k = 5 e considerando a matriz M a seguir, encontre a matriz 5M.

Multiplicando:

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Unitau) Dadas as matrizes A e B,

o valor do elemento c11 da matriz C = AB é:

A) 10.

B) 28.

C) 38.

D) 18.

E) 8.

Resolução

Alternativa A.

Como queremos o termo c11, vamos multiplicar os termos da primeira linha e de A com os termos da primeira coluna de B.

Calculando c11 = 1 · 3 + 2 · 2 + 3 · 1 = 3 + 4 + 3 = 10

Questão 2 - (Enem 2012) Um aluno registrou as notas bimestrais de algumas de suas disciplinas numa tabela. Ele observou que as entradas numéricas da tabela formavam uma matriz 4×4, e que poderia calcular as médias anuais dessas disciplinas usando produto de matrizes. Todas as provas possuíam o mesmo peso, e a tabela que ele conseguiu é mostrada a seguir.

Para obter essas médias, ele multiplicou a matriz obtida a partir da tabela pela matriz:

Resolução

Alternativa E.

A média nada mais é do que a soma dos elementos dividida pela quantidade de elementos. Note que há 4 notas por linha, então a média seria a soma dessas notas dividida por 4. Dividir por 4 é o mesmo que multiplicar pela fração ¼. Além disso, a matriz das notas é uma matriz 4x4, então temos que multiplicar por uma matriz 4x1, ou seja, que possui 4 linhas e 1 coluna, para encontrar a matriz que tem a média das notas.

 

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. "Multiplicação de matrizes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/multiplicacao-matrizes.htm. Acesso em 27 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Qual é o resultado do produto abaixo?

Questão 2

Quais são os valores de a e b na seguinte igualdade?

a) 1 e 2

b) 2 e 3

c) 3 e 4

d) 1 e 3

e) 2 e 4

Mais Questões
Artigos Relacionados
Matriz, Adição de matrizes, Subtração de matrizes, Elementos de uma matriz, Elementos, Linha, Coluna, Elementos correspondentes, Ordem de uma matriz, Ordem de uma matriz, Representação de matrizes.
Saiba como calcular os determinantes de matrizes quadradas de ordem 1, 2 e 3. Aprenda como utilizar a regra de Sarrus. Conheça as propriedades dos determinantes.
Entenda aqui as definições e formalizações da estrutura das matrizes. Veja também como operar seus elementos e os diferentes tipos de matrizes.
Aprenda o que é uma matriz inversa e o que é uma matriz identidade. Entenda quando uma matriz possui inversa ou não e veja exercícios sobre o assunto.
Entenda o que é uma matriz transposta. Conheça as propriedades de uma matriz transposta. Aprenda a encontrar a matriz transposta de uma determinada matriz.
Aprenda a reconhecer e classificar uma matriz triangular. Veja ainda suas propriedades e exercícios resolvidos sobre o tema.
Você conhece a Regra de Sarrus? Aprenda a utilizar esse método para encontrar o determinante de matrizes 3x3.
Aprenda o que são sistemas lineares, conheça os principais métodos de resolução de sistema linear, e aprenda a classificar um sistema linear.