Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Equações irracionais

Equações irracionais são um tipo especial de equação, pois possuem a incógnita dentro do radical, necessitando, assim, utilizar como ferramenta a potenciação.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Equações irracionais têm a incógnita localizada no radical, ou seja, no interior da raiz. Com isso, para resolver uma equação irracional, é necessário antes ter em mente as propriedades de radiciação.

De modo geral, para essa resolução, utilizamos o princípio da equivalência para “sairmos” do caso irracional e chegarmos a uma equação do primeiro ou segundo grau.

Leia também: Diferenças entre função e equação

Tópicos deste artigo

Como resolver uma equação irracional

Para resolver uma equação irracional, devemos utilizar o princípio da equivalência a fim de “eliminarmos” os radicais, isto é, devemos elevar ambos os lados da equação ao índice da raiz, uma vez que, quando essa propriedade é utilizada, o radical “desaparece”. Veja:

Realizado esse procedimento, a equação deixa de ser irracional e passa a ser racional, e, assim, para resolvê-la, utilizamos os métodos já conhecidos. Veja o exemplo a seguir:

Observe que o índice do radical é o número 5, assim sendo, para resolvermos essa equação, devemos elevar ambos os lados à quinta potência. Veja:

Portanto, o conjunto solução é dado por:

S = {32}

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Claro que existem casos mais complexos, mas o método de resolução sempre será o mesmo. Observe mais um exemplo:

Note que, para resolver tal equação irracional, devemos achar uma maneira de eliminar o radical que possui índice 2, ou seja, devemos elevar ambos os lados da equação ao quadrado e, em seguida, resolver a equação, confira:

Observe que de uma equação irracional caímos em uma equação do segundo grau, bastando agora resolvê-la utilizando o método de Bhaskara.

Portanto, o conjunto solução é dado por:

S = {7, 1}

As equações irracionais, por trazerem a incógnita dentro de um radical, utilizam a potenciação como uma ferramenta importante.
As equações irracionais, por trazerem a incógnita dentro de um radical, utilizam a potenciação como uma ferramenta importante.

Veja também: Redução de radicais ao mesmo índice

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (PUC-Rio) O número de soluções da equação, com x > 0, é igual a:

a) 0

b) 1

c) 2

d) 3

e) 4

Solução

Alternativa b. Para resolvermos a seguinte equação, devemos elevar seus lados ao quadrado, uma vez que o índice do expoente é igual a 2.

Observe que o enunciado pergunta-nos a quantidade de soluções maiores que zero, portanto, temos uma solução maior que zero.

Questão 2 – (UTF-PR) Adriana e Gustavo estão participando de uma gincana na cidade de Curitiba e receberam a seguinte tarefa: trazer a fotografia da construção localizada na rua XV de Novembro, número N, tal que a e b são as raízes da equação irracional.

Solução

Para que Adriana e Gustavo consigam levar a fotografia, eles devem determinar o número da construção, ou seja, o número N. Para isso, determinamos os números a e b, que são soluções da equação irracional.

Segundo o enunciado, os valores de a e b são as respectivas raízes da equação irracional, assim temos que:

a = 4 e b = – 1

Agora, para descobrir o valor de N, basta substituir os valores de a e b na expressão dada.

Portanto, o número do edifício é o 971.


Por Robson Luiz
Professor de Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Robson Luiz Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Equações irracionais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/equacoes-irracionais.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Resolva a equação irracional a seguir:

Exercício 2

Na equação irracional , determine o valor de x.