Whatsapp

Fases da Primeira Guerra Mundial

História Geral

As fases da Primeira Guerra Mundial foram divididas em três: a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918.
PUBLICIDADE

A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra, que foi motivada, segundo alguns estudiosos, pelo expansionismo, exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), corrida armamentista e política de alianças.

É consenso entre vários estudiosos que o início (estopim) da guerra ocorreu após o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. Devemos salientar que esse fato não foi o fator preponderante que fez a guerra ter acontecido, mas um evento que motivou a explosão do barril de pólvora – metáfora que descreve as tensões diplomáticas entre os países europeus antes da guerra.      

A Primeira Guerra Mundial foi analisada e interpretada por diversos estudiosos e foi inspiração para diversas produções cinematográficas (aliás, somente a Segunda Guerra obteve mais produções cinematográficas que representaram o conflito). A Grande Guerra, como também foi descrita, foi dividida em algumas fases.

O continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela Primeira Guerra

Fases da Primeira Guerra

→ Guerra de Movimento

A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux, e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Mapa Mental: 1ª Guerra Mundial

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Na primeira fase da guerra, a política de alianças já estava praticamente consolidada, mas alguns países ainda fecharam acordos, o que desencadeou a formação dos dois blocos inimigos durante a segunda fase da guerra: a Tríplice Entente, formada pela França, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, EUA, entre outros; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária.

→ Guerra de Posições

A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos enterraram-se em valas com a finalidade de proteção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial ocorreu durante a segunda fase. Os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. No dia 6 de abril de 1917, os norte-americanos declararam guerra à Alemanha. Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em 1917, da Guerra, em razão da Revolução Socialista Russa. Em tal momento, a Tríplice Aliança havia ganhado dois aliados, a Bulgária e a Turquia; e a Tríplice Entente teve a adesão da Romênia, Portugal, Japão, Argentina e Brasil.

Leia mais: Brasil na Primeira Guerra

→ Ofensivas de 1918

As ofensivas de 1918 constituíram-se como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).

A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto, a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. A força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.

No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra, e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

 

Por Me.Leandro Carvalho

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

A Guerra de Trincheiras foi uma das fases da Primeira Guerra
A Guerra de Trincheiras foi uma das fases da Primeira Guerra

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CARVALHO, Leandro. "Fases da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fases.htm. Acesso em 21 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA. na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA. rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

Questão 2

Um das fases da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, caracterizou-se pela chamada “guerra de posição”. Essa modalidade de guerra começou a ser usada com regularidade a partir de 1916 e tinha como estratégia:

a) cavar trincheiras e nelas guardarem as posições conquistadas durantes as batalhas.

b) usar tanques e drones para bloquear o avanço de tropas inimigas.

c) usar mísseis teleguiados de longo alcance para atingir alvos inimigos, sem precisar mobilizar tropas.

d) usar bombas de efeito moral para paralisar a ação das tropas inimigas.

e) usar apenas granadas e morteiros no campo de batalha.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Os tratados e acordos que antecederam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
Transformações da moda no contexto da Primeira Guerra Mundial
Clique para saber mais acerca da gripe espanhola. Entenda por que ela leva esse nome, vejas as teorias sobre onde surgiu e saiba como afetou o Brasil.
O Nacionalismo foi um componente importante para a eclosão da I Guerra Mundial. Saiba mais!
Conheça mais sobre a Organização das Nações Unidas, a história sobre sua criação, quais são os seus principais objetivos e quais países a integram voluntariamente.
O evento que marcou o desfecho tomado pela “Grande Guerra”.
Conheça os principais fatores que motivaram, no ano de 1917, a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Clique e acesse para saber detalhes do Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico, as negociações e os principais termos desse acordo.
Saiba mais sobre a trégua de natal realizada entre alemães e ingleses nas trincheiras da I Guerra Mundial.
Clique no link e entenda a unificação do território alemão, processo que ocorreu com a liderança da Prússia.