Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fases da Primeira Guerra Mundial

As fases da Primeira Guerra Mundial foram divididas em três: a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918.

Soldados nas trincheiras durante uma das fases da Primeira Guerra Mundial.
A Guerra de Trincheiras foi uma das fases da Primeira Guerra Mundial.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra, que foi motivada, segundo alguns estudiosos, pelo expansionismo, exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), corrida armamentista e política de alianças.

É consenso entre vários estudiosos que o início (estopim) da guerra ocorreu após o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. Devemos salientar que esse fato não foi o fator preponderante que fez a guerra ter acontecido, mas um evento que motivou a explosão do barril de pólvora – metáfora que descreve as tensões diplomáticas entre os países europeus antes da guerra.      

A Primeira Guerra Mundial foi analisada e interpretada por diversos estudiosos e foi inspiração para diversas produções cinematográficas (aliás, somente a Segunda Guerra obteve mais produções cinematográficas que representaram o conflito). A Grande Guerra, como também foi descrita, foi dividida em algumas fases.

O continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela Primeira Guerra

Tópicos deste artigo

Fases da Primeira Guerra

→ Guerra de Movimento

A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux, e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Mapa Mental: 1ª Guerra Mundial

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Na primeira fase da guerra, a política de alianças já estava praticamente consolidada, mas alguns países ainda fecharam acordos, o que desencadeou a formação dos dois blocos inimigos durante a segunda fase da guerra: a Tríplice Entente, formada pela França, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, EUA, entre outros; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária.

→ Guerra de Posições

A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos enterraram-se em valas com a finalidade de proteção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial ocorreu durante a segunda fase. Os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. No dia 6 de abril de 1917, os norte-americanos declararam guerra à Alemanha. Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em 1917, da Guerra, em razão da Revolução Socialista Russa. Em tal momento, a Tríplice Aliança havia ganhado dois aliados, a Bulgária e a Turquia; e a Tríplice Entente teve a adesão da Romênia, Portugal, Japão, Argentina e Brasil.

Leia mais: Brasil na Primeira Guerra

→ Ofensivas de 1918

As ofensivas de 1918 constituíram-se como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).

A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto, a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. A força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.

No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra, e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

 

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Leandro Carvalho Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CARVALHO, Leandro. "Fases da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fases.htm. Acesso em 17 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Copese – UFPI) Ocorrida na segunda década do século passado, a Primeira Guerra Mundial é um marco na história da humanidade. Sobre este acontecimento, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.

a) Entre as forças beligerantes havia um bloco chamado Entente, o qual era composto por Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália.

b) O conflito bélico, que ocorreu entre 1914 e 1918, ficou muito conhecido em razão dos combates que aconteciam nas trincheiras.

c) O resultado da Primeira Guerra Mundial foi um trauma drástico. Uma geração de jovens cresceu traumatizada com os horrores da guerra.

d) O estopim para a eclosão do conflito foi o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, ocorrido em Sarajevo.

e) Entre as causas da Primeira Guerra Mundial estão as disputas imperialistas, os nacionalismos, as alianças militares e a corrida armamentista.

Exercício 2

(Upenet/Iaupe) A Primeira Grande Guerra foi considerada o acontecimento que marcou o início do século XX (HOBSBAWN, 1995). Foi peça-chave para a compreensão deste momento histórico. Com o início da Guerra, chega ao fim o período conhecido como Belle Époque, compreendido entre os anos 1871 e 1914. A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as seis grandes potências europeias da época: Grã-Bretanha, França, Rússia, Áustria-Hungria, Prússia (após 1871 ampliada para Alemanha), Itália, após a unificação, além de Estados Unidos e Japão.

https://www.cedem.unesp.br/#!/primeira-grande-guerra/primeira-grande-guerra182/

Assinale a alternativa que indica as causas desse conflito.

a) Grande Depressão, Expansionismo Chinês, Pangermanismo

b) Imperialismo, Metalismo, Expansionismo Japonês

c) Grande Depressão, Imperialismo, Revolução Russa

d) Imperialismo, Pan-eslavismo, Política de Alianças

e) Expansionismo Chinês, Política de Alianças, Metalismo