Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fases da Segunda Guerra Mundial

Entre as fases da Segunda Guerra Mundial, podemos citar, nos anos iniciais, o avanço do Eixo e, depois, a mobilização dos exércitos Aliados, que resultou no fim da guerra.

Área devastada durante a Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra dividiu-se entre o triunfo do Eixo e a reação dos Aliados.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No dia 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler anunciou o início das ações militares voltadas para a invasão da Polônia. Tal feito do Estado Nazista serviu como estopim para que a França e a Inglaterra enviassem um ultimato exigindo que tal ação militar não fosse realizada. Mediante o silêncio de Hitler, franceses e ingleses declararam guerra contra os alemães. Apesar do anúncio, nenhum grande conflito desenvolveu-se imediatamente ao processo de invasão germânico em terras polonesas.

Invasão da Polônia pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Soldados alemães durante a invasão da Polônia em 1939.

Tópicos deste artigo

Avanço do Eixo

O marasmo desse primeiro momento, também conhecido como “guerra de mentira”, foi quebrado quando as forças de Adolf Hitler empregaram diversos ataques-relâmpago (conhecidos como “Blitzkrieg”) contra a Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica. Por meio da dominação desses territórios, os alemães abriram caminho para que a invasão à França acontecesse. Em junho de 1940, os alemães avançaram sobre a cidade de Paris e assim também dominaram esse importante território europeu.

Cidadão parisiense desconsolado com a chegada das tropas nazistas à capital francesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Cidadão parisiense desconsolado com a chegada das tropas nazistas à capital francesa.

Reconhecendo o expressivo avanço dos alemães, o governo soviético propôs uma divisão do mundo em zonas de influência partilhadas por nazistas e socialistas. Contudo, a proposta de Moscou foi claramente ignorada quando as forças de Hitler avançaram no Leste Europeu, promovendo a rendição de gregos, romenos, búlgaros, albaneses, iugoslavos e húngaros. Enquanto isso, os italianos apoiavam Hitler no Norte da África, e os japoneses atingiam os Estados Unidos na região de Pearl Harbor.

Um pouco antes, os ingleses resistiram incrivelmente aos ataques alemães que sucederam o processo de invasão da França. Do ponto de vista militar, uma derrota britânica poderia significar o rápido domínio nazista por toda a Europa Ocidental. Contudo, graças aos eficientes equipamentos da Royal Air Force, os ingleses evitaram que esse terrível triunfo nazista ocorresse. A rápida e completa vitória dos alemães tinha sido refreada naquele momento.

Mapa Mental - Segunda Guerra Mundial

Mapa Mental: 2ª Guerra Mundial

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Invasão da União Soviética

Em 1942, o triunfo do eixo Roma-Berlim-Tóquio determinou grandes perdas aos países aliados. Animados por tais resultados, os nazistas decidiram invadir o imenso território soviético com o objetivo de expandir sua dominação em terras orientais. No entanto, sem ter o devido preparo com relação ao extremo inverno siberiano, os alemães foram terrivelmente derrotados. Na batalha de Stalingrado, os alemães tiveram uma grande derrota que iniciava a marcha soviética contra a Alemanha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Alianças para a Segunda Guerra Mundial

Mobilização dos Aliados

A possibilidade de bater as forças do Eixo incentivou uma nova mobilização dos aliados naquela guerra. Em 1943, forças anglo-americanas conseguiram abater os soldados alemães e italianos que conquistaram o norte da África. Um pouco antes, os japoneses sofreram uma grave derrota na Batalha de Midway contra os Estados Unidos. Na segunda metade de 1943, os italianos foram derrotados pelas forças norte-americanas, e o governo de Benito Mussolini chegou ao seu fim.

Em junho de 1944, as tropas anglo-americanas mais uma vez uniram-se para enfrentar os alemães. Desta vez, a missão era retomar a França por meio de um ataque surpresa, realizado pela Normandia. Conhecido como “Dia D”, tal ação militar foi de importância crucial para que os alemães perdessem qualquer possibilidade de reação. A partir daquela vitória, bastava somente pressionar o território alemão com o uso das frentes ocidental e oriental das forças aliadas.

As tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia em 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial
As tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia em 6 de junho de 1944, no que ficou conhecido como Dia D.

Fim da Segunda Guerra Mundial

No dia 7 de maio de 1945, os alemães oficializaram a sua rendição. Nesse instante, bastava apenas negociar com as autoridades japonesas a rendição de suas forças, que lutavam sozinhas no Oceano Pacífico. Contudo, a negativa nipônica fez com que os EUA optassem pelo lançamento de bombas atômicas contra o espaço japonês. De tal forma, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com o trágico episódio nuclear acontecido nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

 

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Fases da Segunda Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fases-segunda-guerra-mundial.htm. Acesso em 22 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Omni — adaptado) A Segunda Guerra Mundial chocou o mundo ao demonstrar a capacidade de extermínio das potências mundiais em curto espaço de tempo e pelos mais diversos motivos. Embora não tenha originado os campos de concentração — estes já existiam nas colônias inglesas e alemãs no continente africano —, o regime nazista deu um novo sentido a esse tipo de atrocidade. Nesse contexto, houve um tipo de política específica conhecida como Solução Final, cujas intenções estavam pautadas:

a) na tentativa de Hitler de derrotar seus inimigos, buscando o fim imediato da guerra.

b) na pretensão de eliminar fisicamente todos os judeus da Europa.

c) no desejo alemão de vencer a URSS e concentrar suas ações para o Oeste europeu.

d) em uma estratégia de, paulatinamente, incorporar judeus, eslavos e homossexuais nos programas de “reeducação” promovidos pelos nazistas.

e) nenhuma das alternativas acima.

Exercício 2

(Unesc — adatptado) Com relação aos eventos que compõem a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta:

a) O pacto de não agressão nazi-soviético, firmado antes do início dos conflitos, serviu aos interesses de Stalin de organização de seu exército e posterior invasão da Polônia e Áustria.

b) Os exércitos nazistas comandados por Hitler tiveram problemas para manter os inúmeros frontes de batalha criados após o período da guerra relâmpago (Blitzkrieg), principalmente pela ineficiência dos exércitos que compunham o Eixo.

c) A guerra na África vencida pelos alemães foi o fator decisivo para que os exércitos nazistas pudessem alcançar o Canal da Mancha e infringir sérios danos à cidade de Londres por meio dos bombardeios da Luftwaffe.

d) Os aliados começaram a contraofensiva ao Eixo pela península Balcânica, invadindo as ilhas gregas e depois promovendo a libertação total do território da Grécia.

e) Todas as alternativas estão corretas.