Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Washington

Washington é o nome de um estado localizado no noroeste dos Estados Unidos, tendo sido o 42º a ser incorporado à união. Conta atualmente com 7,7 milhões de habitantes.

Bandeira do estado de Washington.
Bandeira do estado de Washington.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Washington é um dos 50 estados que formam o território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Olympia. O território de Washington está localizado no noroeste do país, onde é banhado pelo oceano Pacífico e faz fronteira com o Canadá e com os estados de Idaho e Oregon. Apresenta clima ameno e relevo montanhoso, além de cobertura vegetal formada por florestas e estepes. Vivem nesse estado 7,7 milhões de pessoas, que habitam principalmente os grandes centros urbanos, como Seattle e Spokane. Sua economia é desenvolvida e baseada na indústria manufatureira e tecnológica, além de ele ser um o maior produtor de maçãs dos Estados Unidos.

Leia também: Nevada — outro estado que integra o território dos Estados Unidos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Washington

  • Washington é um estado pertencente aos Estados Unidos.

  • Sua capital é a cidade de Olympia.

  • Foi o 42º estado a ser incorporado à união, em 11 de novembro de 1889.

  • Localiza-se no noroeste do país, sendo banhado a oeste pelo oceano Pacífico.

  • Apresenta clima temperado oceânico e relevo montanhoso, com a presença de vulcões ativos em seu território.

  • A cobertura vegetal de Washington é formada por florestas e estepes.

  • Tem uma população de 7.705.281 habitantes, dos quais 83,4% vivem em cidades. A maior delas é Seattle, com 726 mil habitantes.

  • A economia do estado é baseada na indústria de tecnologia e telecomunicações, além da grande produção de maçãs e do turismo.

  • O estado de Washington é um grande gerador de energia hidrelétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Washington

  • Nome oficial: Estado de Washington.

  • Gentílico: washingtoniano.

  • Extensão territorial: 184.827 km2.

  • Localização: noroeste dos Estados Unidos.

  • Capital: Olympia.

  • Maior cidade: Seattle.

  • Menor cidade: Roche Harbor.

  • Clima: temperado oceânico.

  • Governo: democracia representativa.

  • Divisão administrativa: 39 condados e 634 cidades.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: protestantismo, catolicismo, Movimento dos Santos dos Últimos Dias, judaísmo, hinduísmo.

  • População: 7.705.281 habitantes.

  • Densidade demográfica: 41,6 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,940.

  • Moeda: dólar estadunidense.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 725,5 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 75.698.

  • Gini: 0,457.

  • Fuso horário: GMT-8.

Mapa de Washington

Mapa do estado de Washington.

Geografia de Washington

Washington é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Olympia. O território de Washington está localizado no noroeste do país, onde estabelece fronteira com o Canadá, ao norte; com o estado de Idaho, a leste; e com o estado de Oregon, ao sul. A oeste, Washington é banhado pelo oceano Pacífico e apresenta uma reentrância em seu litoral, bastante recortado, que acomoda as águas do mar Salish.

O estado de Washington não é a mesma coisa que Washington D.C. A cidade de Washington D.C. é a capital dos Estados Unidos e fica localizada na costa leste do país, no Distrito de Colúmbia, entre o estado de Maryland e o estado da Virgínia. Mais de 2.000 quilômetros separam o estado de Washington e Washington D.C.

Clima de Washington

A maritimidade e os ventos vindos de oeste conferem a boa parte do estado de Washington clima temperado oceânico, com condições amenas que se diferem dos demais territórios situados na mesma faixa latitudinal. O relevo montanhoso auxilia também na manutenção das temperaturas, visto que bloqueia os ventos gelados que sopram a partir do Canadá.

As temperaturas máximas em Washington variam entre 18° C, no litoral, e podem superar 21° C, no interior, onde a variação térmica é maior. No inverno, elas caem para 5° C e -4° C, respectivamente. A precipitação é mais volumosa no inverno, e o total anual varia de 500 mm a 3000 mm, a depender da localidade.

Relevo de Washington

Washington é um estado cercado por montanhas, algumas das quais possuem origem vulcânica ou, ainda, são vulcões em atividade. Os cinco vulcões ativos do estado ficam na cordilheira da Cascada, sendo um deles a montanha mais alta de Washington: o monte Rainier, que se eleva a 4.392 metros acima do nível do mar. Outras importantes cadeias montanhosas de Washington são: planaltos de Okanagan, uma extensão das montanhas Rochosas; montanhas Olímpicas, próximo da costa; e montanhas Azuis.

Vista do monte Olimpo no Parque Nacional Olímpico, em Washington.
Vista do monte Olimpo no Parque Nacional Olímpico, em Washington.

Vegetação de Washington

O estado de Washington recebeu o apelido de Estado Sempre Verde pela grande cobertura de florestas, que, atualmente, é de 51,9% do território. As florestas são predominantes no oeste do estado, enquanto ao leste se observa a presença de estepes em função do clima mais seco.

Hidrografia de Washington

Os principais cursos d’água no estado são os rios Columbia, Snake e Yakima. Em função do modelado, Washington possui mais de 8 mil lagos, alguns dos quais são lagos glaciais. Destaca-se ainda que esse é o segundo estado com a maior cobertura perene de neve dos Estados Unidos, totalizando quase 450 km² de superfície congelada. Essas superfícies estão localizadas nas principais montanhas do estado.

Demografia de Washington

Segundo o último censo demográfico realizado nos Estados Unidos, o estado de Washington possui uma população de 7.705.281 habitantes. Com isso, possui a 13ª maior população do país. Foi um dos estados que mais cresceram nas últimas décadas, e as estimativas indicam que o crescimento populacional se manteve no período recente a uma taxa de 1% ao ano. A densidade demográfica de Washington é da ordem de 41,6 hab./km², embora a distribuição populacional seja desigual por se tratar de um território montanhoso.

Vista da torre Space Needle, a torre mais conhecida de Seattle, cidade mais populosa do estado de Washington.
Seattle, cidade mais populosa do estado de Washington.

Washington é um estado urbanizado e tem 83,4% de sua população vivendo nas cidades. As maiores áreas urbanas de Washington são as seguintes:

  • Seattle, com 726.054 habitantes;

  • Spokane, com 225.709 habitantes;

  • Tacoma, com 217.332 habitantes.

A capital estadual, Olympia, tem 54.579 habitantes.

Veja também: Califórnia — o estado mais populoso dos Estados Unidos

Economia de Washington

Washington é a 11ª maior economia dos Estados Unidos. O estado é detentor de um Produto Interno Bruto (PIB) de 725 bilhões de dólares, o equivalente a 2,91% do PIB nacional. A renda per capita de Washington é, por sua vez, a quinta mais elevada do país, registrando um valor de 93.193 dólares por ano em 2022, o que contribui para que o estado apresente alto nível de desenvolvimento. A parcela da população vivendo em situação de pobreza é de 9,5%.

A indústria manufatureira de produtos tecnológicos e bens de alto valor agregado constitui a base da economia do estado de Washington. Esse setor apresentou crescimento expressivo a partir da segunda metade do século XX, e hoje importantes empresas estão instaladas no estado, como a Boeing, que atua no ramo aeroespacial, Microsoft, Amazon e Nintendo, desenvolvedoras de software e jogos. Ainda no setor secundário podemos citar a importância da indústria de bebidas, com destaque para as vinícolas do centro-sul do estado.

No setor primário, o estado se destaca nacionalmente na comercialização de maçãs, além de ser um grande produtor de damasco, mirtilo, lúpulo, pera e cerejas. A mineração e a indústria madeireira são também atividades importantes para o estado, que dispõe de recursos naturais como ouro, prata, urânio e cobre.

Turismo em Washington

O turismo é uma atividade econômica importante para Washington, tanto no que diz respeito às centenas de milhões de visitas que o estado recebe anualmente quanto pela presença de grandes agências que disponibilizam inúmeras rotas de viagem para outros destinos nacionais, como o Alasca, e para outros territórios, como o Canadá. Em Washington, os atrativos turísticos vão desde as montanhas e os vulcões que formam a paisagem natural oeste do estado aos parques naturais do leste e as vinícolas do sul.

A seguir, confira alguns dos principais destinos turísticos de Washington.

  • Parque Nacional Olímpico:

Sol Duc, uma das quedas d’água do Parque Nacional Olímpico, localizado no estado de Washington.
No Parque Nacional Olímpico, é possível realizar trilhas e passeios de barco, nadar nos rios e lagos e observar inúmeras quedas d’água.
  • Cidade de Seattle e a torre Space Needle:

Vista noturna da torre Space Needle, um dos lugares mais visitados da cidade de Seattle, no estado de Washington.
Seattle, conhecida como Cidade Esmeralda, e a torre Space Needle estão entre os lugares mais visitados de Washington.
  • Parque Nacional do Monte Rainier:

Parque Nacional do Monte Rainier, um dos principais pontos turísticos do estado de Washington.
O Parque Nacional do Monte Rainier é uma das regiões vulcânicas de Washington que oferecem belas paisagens naturais e opções de passeio ao ar livre.

Infraestrutura de Washington

A água é um recurso natural muito importante em Washington, sendo utilizada no setor de infraestrutura para a geração de eletricidade e para os transportes internos, em especial próximo dos grandes centros urbanos. De acordo com a Administração de Informações de Energia (EIA, na sigla em inglês), 31% da hidroeletricidade gerada em grande escala nos Estados Unidos em 2022 era proveniente das instalações do estado de Washington. Gás natural, carvão mineral e fontes nucleares são também utilizadas para a geração de eletricidade no estado.

Nos transportes, além das hidrovias, o estado de Washington dispõe de uma densa malha rodoviária, composta por autoestradas e rodovias, além de fazer uso do transporte ferroviário para o deslocamento de cargas e de pessoas.

Governo de Washington

Em Washington, o sistema de governo vigente é a democracia representativa, com a divisão dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O governador e o vice-governador exercem o Poder Executivo, e os ocupantes dos cargos são eleitos pelo voto popular para exercerem um mandato de quatro anos. O Poder Legislativo é de responsabilidade do Senado, composto por 49 membros, e da Câmara dos Representantes, com 98 membros. A atual Constituição do Estado de Washington data de 1889.

Etimologia de Washington

O nome do estado de Washington foi dado em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington (1732-1799), que governou o país entre os anos de 1789 e 1797. Trata-se do único estado nomeado a partir de um governante estadunidense. Além do nome, a figura de George Washington está presente na bandeira oficial do estado.

Cultura de Washington

O estado de Washington desfruta de uma cultura bastante rica e diversa, devido à influência dos diversos povos que deram origem ao estado, além do contato frequente com outras nações, seja pela sua fronteira terrestre, seja pelo intenso movimento portuário. Hoje, a população de Washington é composta pelos descendentes dos europeus, americanos, afro-americanos, latinos, nativos americanos, populações oriundas dos territórios do Pacífico e diversas outras etnias.

As cidades de Seattle, Olympia e Tacoma podem ser elencadas como os principais centros culturais de Washington, reunindo alguns dos mais importantes festivais de artes, de música e de gastronomia do estado. Nelas se encontram museus, como o Museu de História de Washington, o Museu Burke de História Nacional e Cultura e o Museu da Cultura Pop, além de teatros e cinemas. A cultura dos diferentes povos indígenas americanos originários de Washington é resgatada nos centros culturais espalhados pelo estado, como nos chamados museus tribais.

Acesse também: Flórida — outro estado dos Estados Unidos que é ricamente influenciado pela cultura de diversos povos

História de Washington

O território que hoje corresponde ao estado de Washington era habitado dezenas de milhares de anos antes da chegada dos europeus naquela região. Povos indígenas como os Chinook e Makah viviam ao longo da costa, enquanto as etnias Okanogan e Spokane, entre outras, estavam estabelecidas no interior do estado, próximo do curso dos rios. Os primeiros europeus chegaram àquela região somente no século XVIII, mas a maioria deles não permaneceu no local por muito tempo.

No ano de 1775, parte do litoral de Washington foi reivindicada pelos espanhóis. Três anos mais tarde, o famoso explorador britânico James Cook também chegou ao local, e outros vieram após ele. Em 1792, foi a vez dos norte-americanos, que viviam no já formado território dos Estados Unidos, alcançarem a região de Washington. Apesar da intensa movimentação, os primeiros assentamentos foram fixados somente no início século XIX, por comerciantes de peles, e a partir de 1836, apareceram as primeiras missões fundadas por sacerdotes espanhóis.

Washington esteve, por parte do século XIX, sob o domínio compartilhado dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Em 1846, o Tratado de Oregon expandiu as fronteiras dos Estados Unidos para além das montanhas Rochosas, passando as terras de Washington para o domínio estadunidense. Entretanto, ele estava incorporado ao estado de Oregon. Foi no ano de 1853 que Washington se tornou verdadeiramente um território próprio. Foi declarado como o 42º estado da união em 11 de novembro de 1889.

Curiosidades sobre Washington

  • Washington tem a maior frota de balsas dos Estados Unidos.

  • A represa Grand Coulee, localizada no rio Columbia, em Washington, é a maior planta hidrelétrica dos Estados Unidos. Ela foi fundamental para a geração de novos empregos após a Grande Depressão de 1929.

  • As erupções mais recentes do monte Santa Helena, em Washington, aconteceram entre 2004 e 2008.

  • Importantes nomes da música e do entretenimento são naturais de Washington, como Jimi Hendrix, Quincy Jones e Kurt Cobain.

Fontes

Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

CHOOSE WASHINGTON. Washington’s diverse climate and geography. Choose Washington, [s.d.]. Disponível em: http://choosewashingtonstate.com/research-resources/about-washington/climate-geography/.

CLARK, Eugene; MCNAMEE, Gregory Lewis; CRITCHFIELD, Howard. Washington (state, United States). Encyclopaedia Britannica, c2023. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Washington-state.

DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.

EIA. State Profile and Energy Estimates: Washington. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=WA.

Glaciers of the American West. Disponível em: https://glaciers.us/glaciers.research.pdx.edu/index.html.

GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Global Datalab, c2023. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.

HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.

THE MANDAGIES. 34 impressive and fun facts about Washington state. The Mandagies, [s.d.]. Disponível em: https://www.themandagies.com/fun-facts-about-washington-state/.

United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Washington"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/washington-1.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante