A festa do chá de Boston

Guerras

Incidente que culminou na proclamação de independência dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE

Em 1776, os Estados Unidos conseguiram sua independência, assinando uma declaração, no dia 4 de julho, que libertava as 13 colônias do domínio inglês. A Inglaterra venceu a França na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763), mas, perante os altos custos com a manutenção dos territórios conquistados, impôs à colônia americana uma série de tributos. Entre eles a Lei do Açúcar (cobrança de impostos sobre o açúcar que não fosse oriundo das Antilhas Inglesas), Lei do Selo (todos os documentos originados na colônia, como contratos, jornais e ofícios, receberiam um selo da coroa inglesa) e Lei do Chá (os colonos só poderiam comprar chá, na época monopolizado pela Companhia das Índias Orientais, dos comerciantes ingleses). Perante todas essas leis, originaram-se revoltas. Uma delas, contra a Lei do Chá, foi a “festa do chá de Boston”.

Mapa Mental: Revolução Americana

Mapa Mental: Revolução Americana

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Após a Inglaterra impor os novos impostos, os colonos reagiram. Boicotaram o “Ato Townshend” (que impedia os americanos de negociarem com outros países, que não fosse a Inglaterra), o que agravou mais ainda a situação. Em 1773, colonos americanos, disfarçados de índios, se misturaram aos trabalhadores portuários em Boston, e lançaram todo o carregamento de chá da Companhia das Índias (45 toneladas), ao mar. Esse boicote foi organizado pelo grupo pró-independência intitulado “Os filhos da Liberdade”. Após o boicote, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Em 1765 foi fundada a associação secreta “Sons of Liberty” (filhos da liberdade). Formada por artesãos, mercadores, advogados e jornalistas, o grupo, originado em repúdio a Lei do Selo, foi um dos responsáveis pelo processo de independência americana. Entre seus militantes encontravam-se Samuel Adams e John Hancook, procurados pelas autoridades inglesas. Quando foram decretadas suas prisões, os colonos reagiram, resultando em um violento confronto com as tropas inglesas. Como resultado, foram abatidos 93 colonos e 273 ingleses. Após este confronto, a situação ficou fora de controle e só veio a se estabilizar com a declaração de independência dos Estados Unidos da América.

Por Demercino Júnior
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Demercino José Silva. "A festa do chá de Boston "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/a-festa-cha-boston.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2020.