Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Califórnia

Califórnia é o estado mais populoso e rico dos Estados Unidos, reunindo mais de 38 milhões de habitantes e importantes atividades econômicas no ramo tecnológico e de inovação.

Bandeira do estado da Califórnia, um dos 50 estados dos Estados Unidos.
Bandeira do estado da Califórnia.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Califórnia (ou Estado da Califórnia) é um dos 50 estados que compõem o território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Sacramento. Localizado na costa oeste do país, o estado da Califórnia é banhado pelo oceano Pacífico e apresenta uma grande variedade de climas, que vão desde o temperado oceânico até o clima árido. Sua paisagem natural é formada por cadeias montanhosas, planaltos, desertos e pela falha de San Andreas.

Com mais de 38 milhões de habitantes, a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e abriga grandes centros urbanos e culturais, como Los Angeles e San Diego. A economia californiana é, também, a principal do país, sendo liderada pelo setor de tecnologia e inovação, além do turismo.

Leia também: Alasca — o maior dos estados pertencentes aos Estados Unidos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Califórnia

  • Califórnia é um estado pertencente aos Estados Unidos e fica situado na costa oeste do país.

  • Sua capital é a cidade de Sacramento.

  • Foi o 31º estado a ser oficialmente incorporado ao território estadunidense, em 1850.

  • Banhado pelo oceano Pacífico, dispõe de clima temperado oceânico ao longo da costa e desértico na região leste e sudeste.

  • O relevo da Califórnia é constituído por montanhas e planaltos. É recortado, ainda, pela falha geológica de San Andreas.

  • Apresenta uma ampla região desértica que se estende pelo leste do estado. A oeste, a cobertura vegetal original é formada por florestas.

  • A Califórnia tem mais de 38 milhões de habitantes e é o estado mais populoso e urbanizado dos Estados Unidos. Sua maior cidade é Los Angeles, com 3,7 milhões de habitantes.

  • Trata-se do estado com a maior economia do país. Destacam-se os setores de tecnologia e inovação, com a presença do Vale do Silício, e o turismo.

  • Apesar da riqueza de sua economia, apresenta problemas estruturais que afetam diretamente sua população, como o deficit habitacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Califórnia

  • Nome oficial: Estado da Califórnia.

  • Gentílico: californiano.

  • Extensão territorial: 423.970 km².

  • Localização: oeste dos Estados Unidos.

  • Capital: Sacramento.

  • Maior cidade: Los Angeles.

  • Menor cidade: Carmel-by-the-Sea.

  • Clima: temperado oceânico e árido.

  • Governo: democracia representativa.

  • Divisão administrativa: 58 condados e 482 cidades.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: protestantismo, catolicismo, testemunhas de Jeová, mormonismo, budismo, judaísmo.

  • População: 38.940.231 habitantes.

  • Densidade demográfica: 91,8 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,931.

  • Moeda: dólar estadunidense.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 3,5 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 77.339.

  • Gini: 0,490.

  • Fuso horário: GMT-8.

Mapa da Califórnia

Mapa do estado da Califórnia, um dos 50 estados dos Estados Unidos.(Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola).

Geografia da Califórnia

A Califórnia é um dos 50 estados que formam o território dos Estados Unidos, com capital em Sacramento. Situada na costa oeste do país, onde é banhada pelo oceano Pacífico, a Califórnia se estende por aproximadamente 424 mil km² e faz fronteira com outros três estados: Oregon, ao norte; Nevada, a leste; Arizona, a sudeste. Ao sul, o estado da Califórnia estabelece divisa territorial com o México.

Clima da Califórnia

A Califórnia apresenta uma grande variedade de climas, condicionada por fatores como a maritimidade, a altitude e os desertos no interior. Os climas mais observados são os climas temperado oceânico e árido.

O litoral tem verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos, com média de temperatura de 26 °C e chuvas que podem ultrapassar 4.000 mm em algumas áreas. Além das baixas temperaturas na região montanhosa, o interior da Califórnia é quente e seco, com médias superiores a 30 °C e chuvas entre 75 mm e 300 mm.

Relevo da Califórnia

Montanhas, planaltos e planícies desérticas são as formas de relevo predominantes no estado da Califórnia, que tem altitude média de 2.900 metros. O oeste é caracterizado pelas cadeias montanhosas da costa do Pacífico, enquanto a paisagem interior é determinada pela Serra Nevada. A região leste do estado é formada por planícies e planaltos desérticos. No Vale da Morte, a sudeste, encontram-se também depressões, que chegam a 86 metros abaixo do nível do mar.

Outra feição importante do relevo da Califórnia é a falha de San Andreas. Trata-se de uma extensa falha geológica decorrente da intensa atividade sísmica na região, que está situada no Anel de Fogo do Pacífico, área com maior número de ocorrências de tremores do planeta. A falha de San Andreas se estende por 1.290 km de noroeste a sudeste do estado, passando por grandes centros urbanos, como Sacramento e Los Angeles.

Vista aérea de parte da falha de San Andreas, no estado da Califórnia.
Vista aérea de parte da falha de San Andreas, no estado da Califórnia.

Vegetação da Califórnia

A cobertura vegetal da Califórnia é tão diversa quanto as ocorrências climáticas e varia desde florestas temperadas no litoral do estado e da vegetação alpina nas áreas montanhosas até as estepes e desertos presentes na região leste, onde a disponibilidade hídrica é menor.

Hidrografia da Califórnia

Entre os principais cursos d’água que atravessam a Califórnia estão o rio Colorado e o rio Sacramento, sendo este o mais longo do estado, com 719 km de extensão. A Califórnia conta, ainda, com grandes lagos, em especial na região central, onde estão presentes vales profundos encaixados entre as formações montanhosas. O principal deles é o lago Tahoe, com superfície de 496 km².

Demografia da Califórnia

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos. Sua população, de acordo com dados oficiais divulgados em 2023, é de 38.940.231 habitantes. Nos últimos anos, o crescimento populacional da Califórnia foi afetado pela pandemia de covid-19, e se observou um declínio da população entre 2020 e 2023. Segundo o último censo demográfico do país, a população californiana em 2020 era de 39.538.223 habitantes. Na década que antecedeu a pandemia, o total de habitantes da Califórnia aumentou em 6%, aproximadamente.

 Pessoas na Hollywood Boulevard, em Los Angeles, a cidade mais populosa da Califórnia.
Los Angeles é a cidade mais populosa da Califórnia. [1]

Além do mais populoso, a Califórnia é o estado mais urbanizado do território estadunidense, com 94,1% dos seus habitantes vivendo em cidades. As três cidades mais populosas do estado da Califórnia são:

  • Los Angeles, com 3,7 milhões de habitantes;

  • San Diego, com 1,3 milhão de habitantes;

  • San José, com 930 mil habitantes.

A capital, Sacramento, fica na sexta colocação, com 528 mil habitantes.

Veja também: Texas — o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos

Economia da Califórnia

A Califórnia é a maior economia dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado é de 3,5 trilhões de dólares, o que representa aproximadamente 15% da economia nacional estadunidense. A renda per capita da população da Califórnia também é bastante elevada, embora ainda haja uma parcela significativa de 12,3% de pessoas vivendo em situação de pobreza no estado.

O setor terciário é o principal segmento da economia californiana e tem o turismo e os serviços financeiros como carros-chefe. O cultivo de frutas, como a uva, vegetais e o desenvolvimento de outros produtos agropecuários na Califórnia são importantes não somente para a economia estadual, mas também para todo o território estadunidense. O estado é, atualmente, o maior produtor agrícola dos Estados Unidos. Apesar disso, a Califórnia se destaca pelo fato de que abriga o principal centro de inovação e tecnologia do mundo, que é o Vale do Silício.

As maiores empresas do setor de tecnologia e comunicação, conhecidas como big techs, possuem sede e/ou escritório nessa importante região localizada na baía de São Francisco. Integram o Vale do Silício também empresas do setor energético e financeiro. Pessoas de todo o mundo atuam nas companhias alocadas no Vale do Silício, somando mais de 500.000 trabalhadores.

Turismo na Califórnia

O estado da Califórnia é o principal destino turístico nos Estados Unidos. O estado possui uma grande variedade de parques e reservas naturais, praias, parques de diversão e grandes centros culturais, onde se desenvolvem atividades de diversos ramos do entretenimento, como é o caso de Los Angeles e de San Diego, atraindo centenas de milhares de visitantes todos os anos. Dentre os principais destinos turísticos do estado, podemos citar:

  • Parque Nacional de Yosemite, em Serra Nevada

 Vale do Parque Nacional de Yosemite, um importante ponto turístico da Califórnia, nos Estados Unidos.
Vale do Parque Nacional de Yosemite, em Serra Nevada.
  • Disneyland, em Anaheim

Castelo da Bela Adormecida, no parque temático Disneyland, um importante ponto turístico da Califórnia, nos Estados Unidos.
 Castelo da Bela Adormecida, uma das atrações do parque temático Disneyland, em Anahein. [2]
  • Distrito de Hollywood, em Los Angeles

Famoso letreiro de Hollywood, um importante ponto turístico da Califórnia, nos Estados Unidos.
Famoso letreiro de Hollywood, em Los Angeles. [3]
  • Ponte Golden Gate, em São Francisco

Ponte Golden Gate, em São Francisco, um importante ponto turístico da Califórnia, nos Estados Unidos.
Ponte Golden Gate, em São Francisco.
  • Parque Nacional do Vale da Morte

Parque Nacional do Vale da Morte, um importante ponto turístico da Califórnia, nos Estados Unidos.
Parque Nacional do Vale da Morte.

Acesse também: Flórida — outro estado que reúne importantes pontos turísticos dos Estados Unidos

Infraestrutura da Califórnia

A Califórnia é o estado mais urbanizado do país. Dispõe de uma ampla rede de infraestrutura para atender sua população, entretanto existem problemas que afetam a qualidade de vida de parte dos habitantes da Califórnia, como a falta de acesso a fontes seguras de água potável, que atinge cerca de 1 milhão de pessoas no estado.

Outra questão é a crise habitacional, que se prolonga desde a década de 1970 e é caracterizada pela baixa demanda devido ao elevado valor dos imóveis e dos aluguéis, que impedem parte da população de ter uma residência própria ou de estabelecer moradia fixa.

A Califórnia é um grande produtor e, principalmente, consumidor de energia. As principais fontes de geração são o gás natural e fontes renováveis como a solar e a eólica. As fontes hidrelétricas e nuclear são também utilizadas para a geração de energia no estado.

Governo da Califórnia

Na Califórnia, o sistema de governo vigente é o democrático representativo. O Poder Executivo do estado fica a cargo do governador e do tenente-governador, eleitos pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O Poder Legislativo é composto pelo Senado, que possui 40 lugares, e pela Assembleia do Estado da Califórnia, com 80 lugares. Os governantes da Califórnia atuam de acordo com a Constituição do Estado da Califórnia, ratificada pela última vez no ano de 1879.

Etimologia de Califórnia

A hipótese mais aceita para a origem do nome do estado da Califórnia é a de que foi dado pelos exploradores espanhóis, que foram os primeiros estrangeiros a aportarem naquela terra. A inspiração teria vindo do romance “As Aventuras de Esplandián”, de Garci Rodríguez de Montalvo.

Publicada pela primeira vez na Espanha em 1510, a história tem como um de seus personagens principais a rainha Calafia, que governa uma ilha paradisíaca e repleta de ouro chamada Califórnia. Em um primeiro momento, os espanhóis acreditavam que o atual estado da Califórnia se tratava de uma ilha, por isso o nome atribuído.

Cultura da Califórnia

Entrada dos estúdios da Universal em Hollywood, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia.
 Entrada dos estúdios da Universal em Hollywood, na cidade de Los Angeles. [4]

A Califórnia é um dos principais centros culturais dos Estados Unidos e do mundo. Os elementos culturais próprios do estado foram constituídos a partir dos povos nativos e dos espanhóis, africanos e ingleses, além da influência dos migrantes e das populações vizinhas, como a mexicana. Em função disso, a Califórnia representa muito bem a cultura estadunidense como um todo.

Celebrações como o Dia dos Mortos, tipicamente mexicana, e a Kwanzaa, criada para a celebrar a cultura da população afro-americana, mostram a grande diversidade de manifestações presentes na Califórnia. O estado abriga, ainda, uma importante cidade global, que é Los Angeles, onde se encontram referências de culturas de todo o planeta e na qual parte dos produtos culturais que conhecemos (músicas, filmes, séries) são produzidos.

História da Califórnia

A população nativa dos Estados Unidos vivia no oeste do país muito antes da chegada dos primeiros exploradores estrangeiros. Pertencentes a mais de 80 povos indígenas, pelo menos 130 mil pessoas habitavam o território que hoje corresponde ao estado da Califórnia quando os europeus chegaram no século XVI. As primeiras expedições atingiram a Baixa Califórnia, que é atualmente parte do México, em 1533. Quase uma década mais tarde, os espanhóis velejaram pela baía de San Diego, já na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Os séculos XVI e XVII foram marcados pela intensa exploração espanhola dos territórios do oeste dos Estados Unidos, com a formação de povoados principalmente na região da Baixa Califórnia. Em 1602, o comerciante Sebastián Vizcaíno aportou no sul do atual estado e nomeou importantes áreas, como San Siego e Santa Bárbara. Entretanto, os assentamentos somente começaram a aparecer a partir da segunda metade do século XVIII, com o estabelecimento de 21 missões pelo frade franciscano Junipero Serra.

Parte do século XIX foi marcada pelo desmantelamento das missões e pela incorporação dos territórios ao México, que se tornou independente em 1821, o que incluiu parte da Califórnia. Uma guerra se estabeleceu entre os Estados Unidos e o México entre 1846 e 1848, e foi somente após o fim do conflito, com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que a Califórnia se tornou oficialmente parte do território estadunidense. No ano de 1850, o Congresso declarou a Califórnia como o 31º estado pertencente aos Estados Unidos.

Curiosidades sobre a Califórnia

  • É apelidado de “Golden State”, ou “Estado Dourado” em tradução livre.

  • Abriga uma das maiores biodiversidades dos Estados Unidos, junto do Alabama e do Havaí, com 6.500 espécies de plantas e 770 espécies de animais nativos.

  • A temperatura máxima já registrada na Califórnia foi de 54,4 °C em 9 de julho de 2021, na região do Vale da Morte.

  • O monte Whitney é o ponto mais elevado da Califórnia, com 4.418 metros de altitude.

  • A árvore mais alta do mundo é uma sequoia de 115,92 metros de altura que fica no Parque Nacional de Redwood, no norte do estado.

Fontes

Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

Early California Resource Center. Disponível em: https://www.californiafrontier.net/.

EIA. State Profile and Energy Estimates: California. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=CA.

HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.

MCCORMICK, Erin. California’s population declines, again, as state grapples with housing crisis. The Guardian, 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2023/may/03/california-population-decline-states.

MORGAN, Neil; MCNAMEE, Gregory Lewis. California (state, United States). Encyclopaedia Britannica, [1999-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/California-state.

SONA P. 5 California Cultural Traditions. California.com, 2021. Disponível em: https://www.california.com/california-cultural-traditions/.

STATE OF CALIFORNIA. State’s population decline slows while housing grows per new state demographic report. Department of Finance, 2023. Disponível em: https://dof.ca.gov/.

THE WEATHER CHANNEL. Nearly 1 Million Californians Do Not Have Safe Drinking Water. The Weather Channel, 2022. Disponível em: https://weather.com/science/environment/video/nearly-1-million-californians-do-not-have-safe-drinking-water-state-finds.

United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

Créditos de imagem

[1] Sean Pavone / Shutterstock

[2] Konstantin Yolshin / Shutterstock

[3] Maks Ershov / Shutterstock

[4] pablopicasso / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Califórnia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/california.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante