Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Código Morse

O Código Morse é um sistema formado por pontos e traços, que representam as letras do alfabeto e os números, que revolucionou a maneira de se comunicar ainda no século XIX.

O Código Morse é um sistema internacional de comunicação formado por pontos e traços.
O Código Morse é um sistema internacional de comunicação formado por pontos e traços.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Código Morse é um sistema de comunicação desenvolvido por Samuel Morse, criador do telégrafo elétrico, no século XIX. Esse sistema é formado por um conjunto de pontos (•), ou dit, e traços (─), ou dah, que representam as letras do alfabeto e os números. Os símbolos dos quais é composto o Código Morse possuem, cada um, um som e uma duração diferentes que podem ser diferenciados quando do envio de pulsos elétricos ou de mensagens por meios diversos, como sinais de luz.

Esse código revolucionou a maneira como os seres humanos se comunicavam, já que foi um sistema criado para a conversa rápida e imediata. Por essa razão, esse sistema foi muito utilizado não somente para a transmissão de comunicados, mas também no meio militar. Seu emprego ocorreu, por exemplo, durante as duas guerras mundiais do século XX. Atualmente, vê-se o uso mais restrito do Código Morse, como na defesa costeira e em rádios amadoras.

Leia também: Braille — sistema de caracteres em relevo usado por pessoas com deficiência visual

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Código Morse

  • Código Morse é um sistema de comunicação criado por Samuel Morse em 1837.

  • Foi criado para ser um meio rápido e prático de comunicação através dos telégrafos eletrônicos, em que as mensagens eram transmitidas por meio de pulsos elétricos.

  • No Código Morse, as letras e os números são traduzidos em conjuntos de pontos (•) e traços (─).

  • A sigla universal para pedidos de ajuda e socorro, SOS, é representada no Código Morse por três pontos, três traços e três pontos novamente (... --- ...).

  • Os pontos são chamados também de dit, o que é equivalente ao som emitido pelo pulso elétrico que gera esse símbolo. Os traços, por sua vez, são chamados dah.

  • Cada pulso apresenta um tempo de duração específico, através do qual é possível traduzir e compreender as mensagens enviadas em Código Morse.

  • É importante porque, em conjunto com o telégrafo eletrônico, foi pioneiro na comunicação instantânea e de longa distância.

  • Muito utilizado para o envio de mensagens e comunicados, principalmente no meio militar, o Código Morse hoje é restrito a situações específicas, como na defesa territorial e em rádios amadoras.

O que é o Código Morse?

O Código Morse é um sistema de comunicação criado por Samuel Morse no século XIX e posteriormente aperfeiçoado para o uso universal. Esse código é formado por uma combinação de símbolos que consistem em pontos, traços e espaços, os quais eram transmitidos por pulsos elétricos via telégrafo e resultavam na emissão de sinais de curta e longa duração.

As letras do alfabeto latino, assim como os números e os sinais de pontuação, foram traduzidas em sequências distintas de pontos e de traços que deram origem a um padrão internacional de comunicação capaz de ser reconhecido e empregado em qualquer parte do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve o Código Morse?

Sendo um sistema de comunicação, o Código Morse serve para a isso. Ele foi desenvolvido para a comunicação instantânea e de longa distância, inicialmente empregado nos telégrafos.

No decorrer do tempo, o Código Morse passou a ser empregado em rádios e demais transmissores de informações para o envio rápido de alertas e mensagens cifradas, sendo muito útil durante a navegação em alto-mar, durante conflitos e guerras. Além disso, o Código Morse é usado estrategicamente pelo serviço militar dos países e territórios de todo o mundo.

Veja também: Era da informação — período atual marcado pela modernização da comunicação e das ciências

Elementos do Código Morse

O Código Morse é formado por cinco elementos:

  • pontos, ou dit (•), expressos por um sinal de curta duração (uma unidade);

  • traços, ou dah (─), expressos por um sinal de longa duração (três unidades);

  • pequeno intervalo entre os caracteres, que tem duração semelhante à de um ponto;

  • intervalo médio entre cada palavra, que tem duração equivalente a três pontos;

  • intervalo longo entre uma frase e outra, que tem duração equivalente a sete pontos.

Tabela do Código Morse

Tabela do alfabeto e dos números em Código Morse.
Entenda na prática como funciona o Código Morse com a tabela a seguir, que expressa a simbologia internacional.

Como traduzir o Código Morse?

A tradução do Código Morse, atualmente, pode ser feita com o auxílio de ferramentas eletrônicas que nos auxiliam na compreensão de outros idiomas e dialetos, como os tradutores online. Existe uma série de sites que oferecem a tradução de frases e termos para esse sistema de comunicação, incluindo a sua forma sonora. A partir disso, é possível entender melhor uma mensagem escrita ou passada em Código Morse. Na ausência de um dispositivo eletrônico que possa realizar esse trabalho, faz-se necessária a compreensão dos principais aspectos desse código de comunicação para a tradução.

Primeiramente, caso a mensagem passada seja via pulsos elétricos (sons) ou por meios como luzes e reflexos, é importante lembrar a duração de cada elemento:

  • os pontos têm duração curta, de uma unidade;

  • os traços têm duração mais longa, que duram, em média, três unidades de tempo.

Caso se trate de uma frase, existe um silêncio de três unidades entre uma palavra e outra. No caso de mensagens mais longas, com mais de uma frase, o intervalo entre o fim de uma sentença e o começo de outra é, hoje, de sete unidades.

Nas mensagens escritas, existem truques de memorização que são úteis na hora de lembrar o que representa cada conjunto de símbolos. Um deles é dividindo letras que começam por um único ponto e um único traço, em lados opostos, e ordenar as letras à medida que os símbolos são acrescidos a ela. Veja um exemplo simples:

E (•)

T (─)

A (• ─)

I (••)

M (─ ─)

N (─ •)

W (• ─ ─)

R (─ • ─)

S (•••)

U (• • ─)

O (─ ─ ─)

G (─ ─ •)

K (─ • ─)

D (─ • •)

E assim sucessivamente, até completar a tabela de forma lógica e que seja melhor para que a pessoa que tem a intenção de traduzir ou entender uma mensagem cifrada em Código Morse consiga compreendê-la integralmente.

Exemplos de frases em Código Morse

Nos exemplos abaixo, os espaços entre as palavras são representados pela barra (/).

Versão original

Versão em Código Morse

SOS (Sigla para pedido de socorro)

... --- ...

Código Morse

-.-. ---. -.. .. --. --- / -- --- .-. ... .

Bom dia

-... --- -- / -.. .. .-

Como posso ajudar?

-.-. --- -- --- / .--. --- ... ... --- / .- .--- ..- -.. .- .-. ..--..

Qual seu nome?

--.- ..- .- .-.. / ... . ..- / -. --- -- . ..--..

Eu me chamo Iara

. ..- / -- . / -.-. .... .- -- --- / .. .- .-. .-

Voce esta bem?

...- --- -.-. . / . ... - .- / -... . -- ..--..

Eu preciso de ajuda

. ..- / .--. .-. . -.-. .. ... --- / -.. . / .- .--- ..- -.. .-

Não encontro o caminho de volta

-. .--.- --- / . -. -.-. --- -. - .-. --- / --- / -.-. .- -- .. -. .... --- / -.. . / ...- --- .-.. - .-

Eu acesso o Brasil Escola todos os dias

. ..- / .- -.-. . ... ... --- / --- / -... .-. .- ... .. .-.. / . ... -.-. --- .-.. .- / - --- -.. --- ... / --- ... / -.. .. .- ...

Como o Código Morse é utilizado na atualidade?

SOS em Código Morse.
Apesar de pouco utilizado hoje, mensagens como pedidos de socorro podem ser enviadas em Código Morse.

O Código Morse é pouco utilizado na atualidade. Existem casos específicos, como o da Marinha e da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que envia sinais luminosos em Código Morse em situações como desaparecimentos, aproximação de embarcações desconhecidas e defesa propriamente dita do território. A Força Aérea estadunidense também usa o Código Morse na atualidade.

Outro grupo de usuários desse sistema de comunicação são os indivíduos que possuem ou escutam emissoras de rádio amadoras. Até pouco tempo atrás, a proficiência em Código Morse era necessária para a obtenção de uma licença para a abertura de uma estação de rádio amadora.

A universalização do Código Morse e a combinação simplificada de símbolos de que esse sistema é composto é de grande utilidade, também, para pessoas que apresentam problemas de saúde que as impossibilitam de se comunicar através da fala ou da escrita. Identificam-se casos de indivíduos que se comunicam com familiares, médicos e amigos piscando os olhos de acordo com o Código Morse, seguindo o tempo de duração de cada um dos elementos.

Importância do Código Morse

O Código Morse foi o responsável pela primeira revolução na comunicação, motivo pelo qual esse sistema de comunicação é tão importante. A invenção do Código Morse possibilitou a comunicação rápida, instantânea e de longa distância pela primeira vez na história da humanidade.

O envio das mensagens era feito através dos telégrafos, meio de comunicação que foi o precursor dos aparelhos de telefone. Logo, em um período em que as cartas eram o principal meio para contatar pessoas que moravam longe, há quase 180 anos, o Código Morse e o telégrafo transformaram de uma vez por todas a forma como os seres humanos se comunicavam.

Saiba mais: História da internet — como surgiu o principal meio de comunicação do mundo atual

História do Código Morse

O Código Morse surgiu em conjunto com o telégrafo elétrico, tendo sido ambos desenvolvidos pelo inventor e físico estadunidense Samuel Finley Breese Morse (1791–1852), natural da cidade de Boston, Massachusetts. Samuel Morse foi o responsável pela invenção do telégrafo elétrico no ano de 1837. Tratava-se de um aparelho capaz de enviar pulsos elétricos em direção a outro aparelho, onde quer que ele estivesse. Esses pulsos elétricos eram expressos através de sons, que são descritos como dit e dah. Como vimos, cada um deles apresenta duração diferente, o que torna possível a sua compreensão.

Além dos pulsos elétricos, o telégrafo desenvolvido por Samuel Morse registrava em um cartão as mensagens que eram transmitidas através de pontos e traços. Surgiu, assim, o código de linguagem que foi nomeado em homenagem ao inventor do telégrafo elétrico: o Código Morse. Posteriormente esse sistema de comunicação foi aperfeiçoado por Alfred Lewis Vail (1807–1859), que era parceiro de trabalho de Samuel Morse.

Mulher usando um telégrafo para enviar Código Morse.
Mulher usando um telégrafo para enviar Código Morse.

Na Europa, viu-se a necessidade de adaptação do código desenvolvido por Morse, falante do inglês, para outros idiomas que apresentam fonética e grafia distintas. Assim sendo, o Código Morse passou por um processo de revisão em meados do século XIX. Desse processo surgiu o que conhecemos como Código Morse Internacional, que pode ser adaptado a boa parte dos idiomas mais falados em todo o mundo.

Desde então o Código Morse passou a ser utilizado não somente pelos civis, mas também pelos militares para o envio de mensagens codificadas e para a comunicação em campo. O Código Morse foi empregado, por exemplo, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, que aconteceram na primeira metade do século XX, além das guerras do Vietnã (1959–1975) e da Coreia (1950–1953). Embora ainda presente no meio militar, o Código Morse hoje, como vimos, é usado em casos específicos.

Curiosidades sobre o Código Morse

  • A primeira mensagem transmitida em Código Morse dizia: “What hath God wrought?”, que, em tradução livre, significa “O que Deus criou?”. A mensagem foi enviada por Samuel Morse de dentro do Capitólio em 24 de maio 1844.

  • As letras T e E são representadas, respectivamente, apenas por um traço e um ponto por serem as duas mais comuns na língua inglesa. Isso tornou a comunicação ainda mais eficiente.

  • A sigla universal para pedir socorro, SOS, foi desenvolvida para ser usada em Código Morse, reforçando, mais uma vez, o caráter rápido e eficaz da comunicação.

Fontes

KING, Eddie. Morse code revolutionized communications 175 years ago. The Washington Post, 02 jun. 2019. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/health/morse-code-revolutionized-communications-175-years-ago/2019/05/31/08f1a2c0-7cd1-11e9-8ede-f4abf521ef17_story.html.

NOVEL TREASURE. Is Morse Code Used Today? The Brief History and Importance of Morse Code. Owlcation, 23 nov. 2022. Disponível em: https://owlcation.com/humanities/morse_code.

REDAÇÃO. Communicartions: Morse Code. Encyclopaedia Britannica, 11 ago. 2023. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Morse-Code.

STEMOUT. Morse Code. Northeastern University – STEMout, [s.d.]. Disponível em: https://web.northeastern.edu/stemout/morse-code.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Código Morse"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/codigo-morse.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


10 de março: Dia do Telefone

Clique aqui e entenda por que comemora-se o Dia do Telefone em 10 de março. Conheça um pouco da história dessa importante invenção.
Datas Comemorativas - 2024

Era da informação

Acesse o texto e saiba o que é e quando começou a era da informação. Entenda as implicações desse novo período para a sociedade, a economia e o espaço geográfico.
Geografia

Fases da Revolução Industrial

Conheça as fases da Revolução Industrial. Saiba quando elas se iniciaram, os inventos responsáveis pelo início de cada uma e suas principais consequências.
História Geral

Funções da linguagem

Conheça quais são as funções da linguagem e suas características. Compreenda a relação delas com os elementos da comunicação.
Gramática

Linguagem

Clique aqui, descubra o que é linguagem e quais são os seus tipos. Entenda a diferença entre linguagem e língua. Saiba quais são as funções da linguagem.
Redação

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Clique para conhecer a Língua Brasileira de Sinais, muito conhecida como Libras. Entenda a história dessa língua e quando ela foi oficializada no Brasil.
Educação

Meio técnico-científico-informacional

Saiba o que é meio técnico-científico-informacional, quais são as suas características, quem elaborou esse conceito e qual a sua relação com a globalização.
Geografia

Meios de comunicação

Acesse nosso texto e entenda como ocorreu a evolução dos meios de comunicação. Saiba como eles se classificam, e conheça os principais meios utilizados.
Geografia

Samuel Finley Breese Morse

Samuel Finley Breese Morse, biografia Samuel Finley Breese Morse, quem foi Samuel Finley Breese Morse, a vida de Samuel Finley Breese Morse.
Biografia

Telégrafo

Você sabe o que é um telégrafo? Clique aqui e saiba tudo sobre esse equipamento que revolucionou as comunicações no século XIX.
História Geral