Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Samuel Finley Breese Morse

Inventor do código Morse
Inventor do código Morse
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pintor e inventor americano natural de Charlestown, Massachusetts, que ganhou notoriedade em todo o mundo depois de projetar um sistema de sinais conhecido como código Morse, que possibilitou o uso prático do telégrafo. Graduado no Yale College, onde se interessou pela eletricidade, fenômeno até então pouco compreendido, e por pintura de retratos em miniatura. Inicialmente dedicado às Artes e interessado em pinturas românticas e históricas, estudou pintura e desenho no Reino Unido (1809-1815), porém na volta retomou os retratos e produziu obras-primas do gênero, nas quais aliou a técnica à ousadia de representar seus modelos com o toque do romantismo aprendido na Europa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fundou a National Academy of Design e foi seu primeiro presidente (1826-1845). Entusiasmado com a descoberta dos eletroímãs, resolveu dedicar-se ao estudo da transmissão telegráfica, tendo apresentado seu primeiro equipamento (1837), em New York City. Investindo no aperfeiçoamento do seu aparelho, o telégrafo, concluiu o trabalho de elaboração do código Morse (1838) e iniciou suas experiências com cabos telegráficos submarinos (1942). Obteve do Congresso americano, recursos financeiros para instalar a primeira linha telegráfica, que ligou Baltimore a Washington (1843), transmitindo sua primeira mensagem: What hath God wrought! (1844).

A partir de então seguiu-se uma longa luta judicial com seus sócios pelos direitos de patente, cuja disputa terminou quando a Suprema Corte dos Estados Unidos lhe deu ganho de causa (1854). Seu invento começou a render-lhe dividendos em dinheiro (1958), quando conseguiu vender seu sistema telegráfico para outros países, entre eles, Áustria, Bélgica, França, Noruega, Rússia, Suécia e Turquia, notabilizando-o por todo o mundo e enriquecendo-o. Morreu em New York, New York.

Figura copiada do site da UNIV. TEXAS / PORTRAIT GALERY

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Samuel Finley Breese Morse"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/samuel-finley-breese.htm. Acesso em 02 de novembro de 2024.

De estudante para estudante