Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Espanha

Bandeira da Espanha é conhecida pelas suas cores vibrantes: vermelho e amarelo. Ela carrega o brasão de armas do país, uma representação dos diversos reinados espanhóis.

A bandeira é um símbolo nacional da Espanha, e a sua versão atual foi adotada oficialmente em 1981.
A bandeira é um símbolo nacional da Espanha, e a sua versão atual foi adotada oficialmente em 1981.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A bandeira da Espanha é um dos símbolos nacionais do país. Ela é formada por duas faixas horizontais vermelhas intercaladas com uma faixa amarela de maior espessura, na qual está posicionado, à esquerda, o brasão de armas da Espanha, que representa os seus diferentes reinos. A atual bandeira espanhola foi oficialmente adotada a partir do ano de 1981, e, além dela, existem outros pavilhões vigentes no país, como o estandarte do rei da Espanha.

Leia também: Bandeira da Argentina — a história da bandeira que traz em seu centro o Sol de Maio

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Espanha

  • A bandeira da Espanha é um dos símbolos nacionais do país.
  • A sua atual versão foi oficialmente adotada no ano de 1981.
  • Ela é composta por três faixas horizontais: duas vermelhas intercaladas por uma faixa dupla amarela.
  • À esquerda, na faixa amarela, fica o brasão de armas da Espanha. Ele representa a união dos vários reinados espanhóis, contendo seis outros brasões.
  • As cores foram utilizadas em bandeiras e brasões dos reinados anteriores da Espanha.
  • Outra interpretação diz que o amarelo representa as riquezas (ouro), e o vermelho representa a valentia, a alegria e a conquista do povo espanhol.

Significado da bandeira da Espanha

A bandeira da Espanha é um símbolo nacional desse país. Ela possui formato retangular e é formada por três faixas horizontais coloridas, que seguem a seguinte ordem de cima para baixo: vermelho, amarelo e vermelho. A faixa amarela, que ocupa a posição central, apresenta o dobro da espessura das duas faixas vermelhas, como se fossem duas listras amarelas sobrepostas. Tanto o formato da bandeira como as suas dimensões e a sequência de cores nela presentes estão definidas no artigo 4.1 da Constituição espanhola de 1978.

Na faixa amarela da bandeira, na sua metade à esquerda, está posicionado o brasão de armas da Espanha. Na sequência, vamos entender em detalhes o significado dos elementos que compõem o pavilhão desse país ibérico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Significado das cores da bandeira da Espanha

As cores da bandeira da Espanha são interpretadas de, pelo menos, duas formas diferentes, uma vez que não há uma interpretação de caráter oficial.

A primeira delas indica que as cores representam reinos que foram constituídos no passado na região da península Ibérica, no sudoeste do continente europeu, e onde hoje estão constituídos os territórios europeu e português. São eles: Reino de Aragão, Reino de Castela, Reino de Leão e Reino de Navarra. Todos eles possuíam estandartes com as cores representadas na atual bandeira da Espanha e que, como veremos a seguir, estão presentes no brasão de armas do país.

A segunda interpretação, e talvez a mais popular delas, diz que a cor amarela representaria o ouro, o que remete ao período colonial, quando a Espanha constituiu uma série de colônias de exploração na América Latina. O vermelho, por sua vez, estaria associado à alegria e à valentia do povo espanhol.

  • Significado do brasão da bandeira da Espanha

Conforme define o próprio governo espanhol, o brasão de armas do país representa um verdadeiro sumário da história política e territorial da Espanha. Trata-se de uma composição formada por seis brasões que representam os antigos reinados que estiveram à frente do governo na península Ibérica desde meados do século XIV e que, mais tarde, deram origem aos países localizados naquela região, notadamente a Espanha.

O castelo dourado do primeiro quadro representa o Reino de Castela. Na sequência temos o leão representado na cor magenta, portando uma coroa dourada, símbolo do Reino de Leão. As listras verticais amarelas e vermelhas do terceiro quadro representam o Reino de Aragão. Já as correntes de ouro com uma esmeralda no centro e representadas sobre um fundo vermelho do último quadro, no canto inferior direito, são o brasão do Reino de Navarra.

Ao centro da figura que reúne esses quatro brasões, estão as flores-de-lis amarelas pintadas sobre um fundo azul, representando a Casa de Bourbon, que compõe a atual monarquia espanhola. Lembremos aqui que a forma de governo vigente naquele país é a monarquia parlamentarista.

O Reino de Granada está representado na parcela inferior do escudo, com um símbolo que traz representado uma romã sobre um fundo cinza. Acima de todos eles, encontra-se uma coroa dourada ornamentada com pedras preciosas, simbolizando o monarca espanhol. Em uma faixa que atravessa o centro do brasão espanhol e está sobreposta às colunas laterais, os Pilares de Hércules, lê-se o lema do país: Plus ultra, do latim “mais além”.

Brasão de armas da Espanha
O brasão de armas da Espanha apresenta a união de brasões de diversos reinos, uma alusão à história da Espanha.

História da bandeira da Espanha

A atual bandeira da Espanha foi inspirada nas bandeiras das marinhas mercantes e de guerra espanholas, que atuavam durante o reinado de Carlos III, na segunda metade do século XVIII. O monarca queria que a bandeira do país fosse bastante distinta daquelas de outros territórios, sendo, portanto, fácil identificá-la quando em alto-mar.

Dessa forma, no ano de 1785, Carlos III solicitou que Antonio Valdés y Bazán, seu então ministro da marinha, elaborasse uma bandeira tal qual o desejado. Ao todo, o ministro criou 12 diferentes modelos, e Carlos III escolheu uma dentre elas para ser a bandeira da marinha espanhola.

A bandeira selecionada foi uma das antecessoras do pavilhão atual que representa a Espanha, e, embora criada sob Carlos III, ela só deixou de ser exclusivamente marítima para ser adotada enquanto bandeira oficial no ano de 1843, durante o reinado de Isabella II da Espanha. Um ano mais tarde, a bandeira passou a ser vista em edifícios em terra firme não relacionados com a marinha espanhola.

Desde Carlos III, as cores da bandeira da Espanha eram predominantemente amarelo e vermelho, e assim permaneceu mesmo durante o período republicano e a ditadura franquista, que se estendeu de 1939 a 1975. Nesse intervalo, as faixas da bandeira da Espanha foram adotadas da maneira como elas se encontram atualmente dispostas, mas no lugar do brasão de armas estava a águia negra de São João, o que se tornou um símbolo do regime ditatorial espanhol.

Com o fim do franquismo, a águia deu lugar ao brasão de armas da Espanha. A bandeira como hoje a conhecemos foi oficialmente adotada no ano de 1981 mediante o artigo 39 de 28 de outubro.

Atual bandeira da Espanha, adotada no ano de 1981.
Atual bandeira da Espanha, adotada no ano de 1981.

Outras bandeiras vigentes

Além da bandeira nacional, existem outras bandeiras vigentes na Espanha. São elas:

  • Bandeira civil e pavilhão estatal;
  • Bandeira de embarcações de recreio;
  • Bandeira marítima da armada espanhola;
  • Cocar da força aérea espanhola;
  • Estandarte da princesa de Astúrias;
  • Estandarte do rei da Espanha.

Leia também: Bandeira da França — o significado da bandeira adotada durante a Revolução Francesa

Dados gerais sobre a Espanha

A Espanha é um país europeu que se estende por 506 mil km² na região sudoeste do continente, em uma área conhecida como península Ibérica. É banhado pelo Atlântico Norte e pelo mar Mediterrâneo, fazendo fronteira ainda com Portugal e a França. O país tem como capital a cidade de Madri, que concentra um pouco mais de 6,5 milhões de habitantes. A população total da Espanha, por sua vez, é de 46,7 milhões de habitantes.

O território espanhol experimenta variações do clima temperado, sendo influenciado ora pela continentalidade, ora pela maritimidade. O relevo do país é formado predominantemente por planaltos e planícies, sendo atravessado pela cordilheira dos Pirineus ao norte, uma das mais importantes da Europa.

A economia da Espanha fica entre as 10 maiores do continente europeu, tendo apresentado nos últimos anos um crescimento substancial. O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha é de quase 1,6 trilhão de dólares atualmente (FMI, 2022).

A indústria automobilística espanhola tem destaque tanto no cenário doméstico quanto internacional, da mesma forma como o turismo desempenha um importante papel na geração de receitas do país. A Espanha é ainda um grande produtor de bebidas como vinhos, alimentos, equipamentos automobilísticos e produtos farmacêuticos.

O território espanhol é um território multiétnico, e essa é uma das razões pelas quais ao menos duas disputas geopolíticas se desenrolam no seu interior. Falamos aqui das questões da Catalunha e do País Basco, que correspondem a regiões autônomas localizadas dentro dos limites da Espanha e que lutam pela sua independência.

Curiosidades sobre a bandeira da Espanha

  • A bandeira da Espanha é conhecida pelos cidadãos do país como rojigualda. Essa palavra é composta por outras duas: rojo = vermelho; gualda = amarelo, fazendo referência às cores dispostas no pavilhão.
  • É hasteada somente em prédios do governo espanhol.
  • Em prédios públicos, casas, lojas e outros estabelecimentos, ela pode ser colocada somente na posição horizontal.
  • Todos os cidadãos espanhóis maiores de 18 anos e sem pendências com a justiça do país podem declarar a sua lealdade à bandeira em um ato solene denominado “Jura de bandera”. A organização do ato é de responsabilidade das forças armadas.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Espanha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-espanha.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Revolução Federalista (1893-1895)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução Federalista ou Guerra das Degolas...

Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...