Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Coreia do Sul

A bandeira da Coreia do Sul é reconhecida especialmente pela presença do símbolo tradicional do yin-yang. O fundo branco da bandeira coreana simboliza a paz e a pureza.

Bandeira da Coreia do Sul.
Bandeira da Coreia do Sul.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Coreia do Sul possui diversos simbolismos ligados às tradições culturais coreanas. A cor branca da bandeira nacional remete à paz e à pureza. Já os tons de vermelho e azul, em lados opostos no desenho do yin-yang, indicam a dualidade da vida. Por sua vez, os desenhos em preto, chamados de trigramas, simbolizam os elementos da natureza.

A Coreia do Sul é uma nação de rápido desenvolvimento econômico e social localizada na Ásia. O país, apesar dos recorrentes problemas diplomáticos com a vizinha Coreia do Norte, possui um elevado padrão de vida.

Leia também: Bandeira do Japão — significado desse símbolo nacional de outra nação asiática

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira do Japão

  • O desenho da bandeira da Coreia do Sul adota diversos símbolos tradicionais asiáticos e coreanos, como o yin e o yang.

  • O yin-yang representa aspectos opostos da vida terrestre, como o dia e a noite ou a vida e a morte.

  • Os quatro diferentes trigramas, desenhos tradicionais da bandeira coreana, indicam os elementos da natureza.

  • A cor branca adotada na bandeira da Coreia do Sul indica a paz e a pureza. Essa é a cor nacional do país.

  • A Coreia do Sul é um país muito industrializado que possui uma sociedade altamente escolarizada e muito ligada às tradições culturais.

História da bandeira da Coreia do Sul

A bandeira da Coreia do Sul foi adotada oficialmente em 1883. Tradicionalmente, os líderes da nação coreana não adotavam símbolos nacionais, mas mediante a necessidade de representação do país, especialmente no contexto nacional, foi criado o desenho da bandeira atual, que passou por poucas modificações ao longo do tempo.

Historicamente, o desenho da bandeira da Coreia do Sul está ligado às antigas tradições chinesas, com destaque para o símbolo do yin-yang, que representa a dualidade da vida. A bandeira da Coreia do Sul também é um reflexo da forte presença de simbologias diversas que são tradicionais para a cultura coreana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Coreia do Sul

A bandeira da Coreia do Sul é formada por um fundo totalmente branco que tem como desenho central um círculo, com uma tonalidade vermelha na porção superior e uma tonalidade azul na porção inferior. O referido círculo é conhecido como o símbolo do yin-yang. Há ainda na bandeira da Coreia do Sul quatro trigramas, na cor preta, que simbolizam os diversos elementos da natureza.

  • Significado das cores da bandeira da Coreia do Sul

A cor predominante da bandeira da Coreia do Sul é o branco. Ele simboliza especialmente a paz e a pureza. Essa é a cor tradicional da Coreia do Sul. Já o yin-yang presente na porção central da bandeira da Coreia do Sul possui duas cores: tradicionalmente, o azul representa as forças negativas, e o vermelho, as forças positivas. Essas cores refletem o significado desse símbolo, que remete à dualidade da vida, como, por exemplo, o bem e o mal. Já os tons em preto dos trigramas presentes na bandeira da Coreia do Sul indicam a harmonia entre os elementos da vida terrestre.

  • Significado dos símbolos da bandeira da Coreia do Sul

A bandeira da Coreia do Sul tem como símbolo central o círculo indicador do yin-yang. Esse símbolo, de origem chinesa, representa a dualidade presente na vida terrestre, como dia e noite ou vida e morte, entre outras. Ao lado desse símbolo há o desenho de quatro trigramas na cor preta. Esses símbolos representam pontos de equilíbrio. O significado dos trigramas presentes na bandeira da Coreia do Sul são:

TRIGRAMA

SIGNIFICADO

Três linhas inteiras

Céu

Três linhas quebradas

Terra

Duas linhas inteiras e um quebrada no meio

Fogo

Duas linhas quebradas e uma inteira no meio

Água

Coreia do Sul

Vista de área urbana de Seul, capital da Coreia do Sul.
A capital da Coreia do Sul é a cidade de Seul. [1]

A República da Coreia, também conhecida como Coreia do Sul, é um país localizado no Extremo Oriente da Ásia. Historicamente, formava uma única nação junto à Coreia do Norte, que foi dividida no contexto da Guerra Fria. A tensão entre as duas Coreias é frequentemente alvo de preocupação da comunidade internacional.

O território sul-coreano, formado pela metade sul da Península Coreana e diversas ilhas oceânicas, é banhado pelo mar do Japão e pelo mar Amarelo. Geograficamente, o país apresenta relevo montanhoso e clima temperado. O território coreano possui poucos recursos minerais.

A Coreia do Sul é muito populosa e povoada. A capital da Coreia do Sul, Seul, possui uma das maiores regiões metropolitanas em população do mundo. O país é considerado um Tigre Asiático, em razão do rápido crescimento econômico e social, marcado pelo elevado investimento em educação. A economia coreana é muito desenvolvida e dinâmica, com destaque para a produção de bens industrializados, como automóveis e eletrônicos. A Coreia do Sul é uma nação de grande protagonismo regional.

Curiosidades sobre a bandeira da Coreia do Sul

  • A bandeira da Coreia do Sul é conhecida como “Taeguk” e tem forte simbolismo ligado aos elementos da natureza e à dualidade do cosmos.

  • Os quatro trigramas presentes na bandeira da Coreia do Sul também possuem outros significados, como as quatro estações do ano ou os quatro pontos cardeais.

  • A dimensão da bandeira da Coreia do Sul deve ter oficialmente dois metros de altura e três metros de largura.

Créditos da imagem

[1] Patrick Foto / Shutterstock

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira da Coreia do Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-coreia-do-sul.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante