Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira do Japão

A bandeira do Japão é mundialmente conhecida pelo círculo vermelho presente em seu centro. O referido círculo é uma representação do Sol, um dos símbolos do país.

Bandeira do Japão.
Bandeira do Japão.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira do Japão é conhecida mundialmente pelo seu desenho circular vermelho centralizado no seu fundo branco. A fácil identificação da bandeira japonesa é fruto do seu desenho simplista. As cores da bandeira japonesa remetem à paz e à sinceridade. Por sua vez, o círculo vermelho está intimamente ligado ao Sol, símbolo muito utilizado na cultura japonesa. O Japão é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo e possui grande protagonismo na geopolítica mundial.

Leia também: Bandeira da Tunísia — a bandeira que possui um círculo branco com detalhes centrado em um fundo vermelho

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira do Japão

  • A bandeira do Japão é formada por um fundo branco no qual está situado de forma centralizada um círculo vermelho.

  • O desenho circular vermelho presente na bandeira japonesa é uma referência ao Sol, tão cultuado pelos japoneses.

  • Há uma explicação mística para a história do desenho da bandeira japonesa, pois é uma homenagem à deusa do Sol local.

  • A bandeira japonesa foi adotada no contexto das disputas regionais do país em séculos passados.

  • A Bandeira do Sol Nascente, com a presença de raios solares, ainda é utilizada e entendida como um símbolo do expansionismo japonês.

  • O Japão é um país muito desenvolvido da Ásia que se destaca na produção de bens de alta tecnologia.

História da bandeira do Japão

A bandeira do Japão é uma das mais antigas do mundo. A sua confecção e utilização data do período das invasões mongóis, entre os séculos XV e XVI, nos quais tornou-se necessária uma identificação para as tropas japonesas. O seu desenho foi inspirado no Sol, um dos principais símbolos da cultura japonesa. A explicação mitológica para a história da bandeira do Japão está vinculada à deusa Amasterasu, divindade representativa do Sol, conhecida como “aquela que ilumina o céu”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira do Japão

A bandeira do Japão é uma das mais conhecidas do mundo. A atual bandeira desse país asiático possui um fundo totalmente branco e um círculo vermelho ao centro. O seu desenho, considerado simplista, remete especialmente ao Sol.

Significado das cores da bandeira do Japão

A bandeira do Japão possui apenas duas cores:

  • Cor branca: simboliza a pureza.

  • Cor vermelha: remete à sinceridade.

Significado do símbolo da bandeira do Japão

O único símbolo presente na bandeira do Japão é um círculo vermelho. Ele está centrado no meio da bandeira do Japão, representando um Sol. Na cultura japonesa, o Sol é muito valorizado, especialmente porque o país é apontado como o “lugar onde o Sol nasce primeiro”. Portanto, o símbolo circular vermelho da bandeira japonesa é uma referência ao nascimento da estrela solar e sua importância para as atividades humanas.

Veja também: Bandeira da Austrália — uma bandeira que possui forte influência da bandeira do Reino Unido

Outras bandeiras do Japão

Além da tradicional bandeira do Japão, há ainda uma outra versão do símbolo nacional local, amplamente utilizada pelas forças militares do país. A chamada Bandeira do Sol Nascente possui, além do fundo branco e do círculo vermelho, 16 traços em vermelho, que representam justamente os raios solares.

Bandeira do Sol Nascente, uma bandeira do Japão muito utilizada pelas forças armadas.
A Bandeira do Sol Nascente ainda é muito utilizada no Japão.

O uso dessa bandeira é amplamente criticado na atualidade, visto que ela é apontada como um símbolo da política expansionista japonesa, com destaque para a ocupação dos territórios da China e da Coreia, e ainda para a participação do Japão na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Principais características do Japão

O Japão é uma nação altamente desenvolvida e industrializada situada na Ásia. O país, que já foi um dos maiores impérios do mundo, foi duramente atingido pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mas recuperou seu protagonismo no globo, especialmente por causa do rápido crescimento econômico e social no pós-guerra.

O território japonês é formado por diversos arquipélagos, banhados pelo oceano Pacífico, com destaque para as ilhas de Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. O Japão está situado em uma das zonas tectonicamente mais instáveis do planeta, sendo frequente a ocorrência de terremotos. O país possui um relevo muito montanhoso. Os climas dominantes no país são os climas temperado e tropical.

O Japão é bastante restrito em termos de áreas favoráveis para a agricultura e disponibilidade de reservas de recursos minerais. Mesmo assim, a economia japonesa é muito dinâmica, com destaque para a produção de bens de alta tecnologia, como eletrônicos diversos.

Vista aérea da cidade Tóquio, capital do Japão, local onde muitas bandeiras do país são hasteadas.
A cidade de Tóquio é a capital do Japão.

O Japão é um país muito populoso e densamente povoado. A capital do Japão é a cidade de Tóquio, que forma a maior aglomeração urbana do mundo. O Japão possui fortes laços com o Brasil, com volumosas comunidades de descendentes japoneses, especialmente no interior do país. Há também um grande número de imigrantes brasileiros e descendentes no Japão. A cultura japonesa é reconhecida mundialmente pelas suas peculiaridades e ainda pelo senso de comunidade da sua população.

Curiosidades sobre a bandeira do Japão

  • O desenho da bandeira do Japão é uma referência à alcunha do país, que é conhecida como “Terra do Sol Nascente”.

  • A bandeira do Japão é conhecida localmente pelas palavras japonesas Nisshoki ou Hinomaru.

  • A dimensão oficial da bandeira do Japão é de dois metros de altura e três metros de comprimento.

  • A chamada Bandeira do Sol Nascente é utilizada atualmente pela Força Marítima de Autodefesa do Japão.

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira do Japão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/bandeira-do-japao.htm. Acesso em 12 de outubro de 2024.

De estudante para estudante