close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Diagnósticos por efeito Doppler

O efeito Doppler, em que a frequência de um som ou luz percebida sofre alterações, pode ser usado no diagnóstico médico por imagens.

Imagem de um tumor na glândula tireoide obtida em exame que utiliza o efeito Doppler
Imagem de um tumor na glândula tireoide obtida em exame que utiliza o efeito Doppler
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 O efeito Doppler foi proposto em 1842 pelo físico austríaco Johann Christian Doppler (1803 – 1853) e consiste na alteração da frequência de uma fonte sonora percebida por um observador. Essa mudança no valor da frequência observada ocorre por causa da existência de movimento relativo entre a fonte de ondas e o observador. O estudo experimental do efeito Doppler só foi realizado em 1845, por Buys Ballot (1817 – 1890), utilizando uma locomotiva que puxava um vagão onde havia trompetistas.

O efeito Doppler não é um fenômeno caraterístico apenas das ondas sonoras, mas pode ocorrer também com ondas eletromagnéticas, como as micro-ondas, ondas de rádio, infravermelho e luz visível. Por meio do efeito Doppler da luz, Edwin Hubble (1889 – 1953) pôde comprovar a expansão do universo, mostrando o desvio para o vermelho da luz emitida por galáxias.

Efeito Doppler na Medicina

O efeito Doppler é utilizado em diagnósticos por imagens em exames que proporcionam o mapeamento do fluxo sanguíneo, possibilitando a determinação do sentido e da velocidade do sangue nas cavidades cardíacas, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao colocar sobre o paciente uma fonte de ondas sonoras inaudíveis, ou seja, que possuem frequência fora do espectro sonoro audível, o aparelho capta as ondas que foram refletidas (eco) pelas hemácias, possibilitando a determinação de características do fluxo sanguíneo. As imagens produzidas por esse tipo de exame são obtidas sem que haja necessidade de submeter o paciente a fontes de radiação e podem ser utilizadas para a prevenção e acompanhamento de diversas doenças.

Os diagnósticos por imagens por meio do efeito Doppler pode ser aplicado a gestantes para a verificação das condições de irrigação e oxigenação dos órgãos do feto.

Ecodopplercardiograma

Utilizando os princípios do efeito Doppler, o Ecodopplercardiograma é um exame que fornece informações sobre as condições do coração. Por meio desse exame, pode-se determinar:


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Diagnósticos por efeito Doppler"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/diagnosticos-por-efeito-doppler.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Sobre o Fahrenheit, quero memorizar e aprender muito mais, me ajude.

Por Kamylla Diniz
Responder
Ver respostas

Um corpo percorre um arco de circunferência com raio de 40 cm, com uma velocidade que varia 
segundo a lei v (t) = 3 - 10t, em unidades SI. Determine a aceleração do móvel no instante t = 0 s 
e o ângulo que os vetores aceleração e velocidade fazem entre si nesse instante. 

Por James Miranda
Responder
Ver respostas

Estude agora


Volume de tronco de cone

Nesta aula, iremos aprender como calcular o volume do tronco de cone usando a fórmula clássica de volume de cone e...

Pré-Enem | Funções da linguagem

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...