Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Diagnósticos por efeito Doppler

O efeito Doppler, em que a frequência de um som ou luz percebida sofre alterações, pode ser usado no diagnóstico médico por imagens.

Imagem de um tumor na glândula tireoide obtida em exame que utiliza o efeito Doppler
Imagem de um tumor na glândula tireoide obtida em exame que utiliza o efeito Doppler
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 O efeito Doppler foi proposto em 1842 pelo físico austríaco Johann Christian Doppler (1803 – 1853) e consiste na alteração da frequência de uma fonte sonora percebida por um observador. Essa mudança no valor da frequência observada ocorre por causa da existência de movimento relativo entre a fonte de ondas e o observador. O estudo experimental do efeito Doppler só foi realizado em 1845, por Buys Ballot (1817 – 1890), utilizando uma locomotiva que puxava um vagão onde havia trompetistas.

O efeito Doppler não é um fenômeno caraterístico apenas das ondas sonoras, mas pode ocorrer também com ondas eletromagnéticas, como as micro-ondas, ondas de rádio, infravermelho e luz visível. Por meio do efeito Doppler da luz, Edwin Hubble (1889 – 1953) pôde comprovar a expansão do universo, mostrando o desvio para o vermelho da luz emitida por galáxias.

Efeito Doppler na Medicina

O efeito Doppler é utilizado em diagnósticos por imagens em exames que proporcionam o mapeamento do fluxo sanguíneo, possibilitando a determinação do sentido e da velocidade do sangue nas cavidades cardíacas, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao colocar sobre o paciente uma fonte de ondas sonoras inaudíveis, ou seja, que possuem frequência fora do espectro sonoro audível, o aparelho capta as ondas que foram refletidas (eco) pelas hemácias, possibilitando a determinação de características do fluxo sanguíneo. As imagens produzidas por esse tipo de exame são obtidas sem que haja necessidade de submeter o paciente a fontes de radiação e podem ser utilizadas para a prevenção e acompanhamento de diversas doenças.

Os diagnósticos por imagens por meio do efeito Doppler pode ser aplicado a gestantes para a verificação das condições de irrigação e oxigenação dos órgãos do feto.

Ecodopplercardiograma

Utilizando os princípios do efeito Doppler, o Ecodopplercardiograma é um exame que fornece informações sobre as condições do coração. Por meio desse exame, pode-se determinar:


Por Joab Silas
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Diagnósticos por efeito Doppler"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/diagnosticos-por-efeito-doppler.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante