Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é infravermelho?

O que é infravermelho? Esse tipo de onda eletromagnética apresenta frequência menor que a da luz vermelha e não faz parte do espectro visível ao olho humano.

Imagem de infravermelho feita de uma residência. As partes em vermelho representam as maiores temperaturas
Imagem de infravermelho feita de uma residência. As partes em vermelho representam as maiores temperaturas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano. O infravermelho possui comprimento de onda entre 1 μm (1 x 10 – 6m) e 1 mm ( 1 x 10-3m) e não é uma radiação ionizante, ou seja, não oferece riscos à saúde humana.

O infravermelho não é visível ao olho humano por ser uma onda de comprimento menor que a luz vermelha
O infravermelho não é visível ao olho humano por ser uma onda de comprimento maior que a luz vermelha

A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor. Um exemplo disso é que, ao colocar a mão nas proximidades de uma chapa de ferro quente, é possível sentir o calor. Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.

Descoberta

A radiação infravermelha foi descoberta graças aos estudos desenvolvidos pelo astrônomo Willian Herschel (1738-1822). Após repetir o experimento feito por Isaac Newton ao dispersar a luz solar com a ajuda de um prisma, Herschel procurava a cor que possui maior temperatura incidindo os feixes sobre o bulbo de um termômetro. Foi quando ele percebeu que a região de frequência um pouco menor que a da luz vermelha era a região mais quente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao passar a luz do Sol através de um prisma, Isaac Newton pôde observar o fenômeno da dispersão da luz
Ao passar a luz do Sol através de um prisma, Isaac Newton pôde observar o fenômeno da dispersão da luz

O nome infravermelho origina-se justamente do fato de a frequência da radiação ser menor que a frequência da luz vermelha, a qual, por sua vez, é a menor frequência captada pelo olho humano.

Aplicações do infravermelho

  1. Pode ser usada para detectar a temperatura de objetos distantes e, por essa razão, é muito útil à astronomia;

  2. Mísseis teleguiados são programados para seguir a radiação infravermelha das turbinas de aviões inimigos;

  3. As fotografias térmicas são utilizadas na medicina para diagnosticar, por exemplo, a aterosclerose, o bloqueio dos vasos sanguíneos. Isso é possível porque a região mal irrigada apresenta menor temperatura, emitindo, portanto, menos radiação infravermelha que as regiões irrigadas normalmente, como a imagem seguinte demonstra:

  1. Os controles remotos enviam as informações aos respectivos receptores por meio da radiação infravermelha;

  2. Qualquer que seja a temperatura de um corpo, ele emite ondas na região do infravermelho. Animais como as cobras possuem a capacidade de enxergar esse tipo de radiação e, assim, podem caçar suas presas mesmo no escuro.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é infravermelho?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-infravermelho.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante