PUBLICIDADE
Podemos dizer que as ondas estão presentes constantemente em nossa vida cotidiana, pois fazemos uso delas para a comunicação, realizada tanto com a fala quanto com a música. Vimos que o som é uma onda de pressão que se propaga em meios materiais. Sendo assim, podemos defini-lo de duas maneiras:
-
Som é uma onda mecânica longitudinal que se propaga em meios materiais;
-
Som é também uma sensação auditiva causada pela vibração de um meio material.
Efeitos sonoros: eco e reverberação
O eco e a reverberação são dois efeitos sonoros causados pela reflexão do som. Podemos dizer que eco é o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original.
Quando o intervalo de tempo não é suficiente para distinguir o som refletido do original, temos o efeito de reverberação. Normalmente, podemos perceber o eco em locais onde há algum objeto muito grande e maciço, como uma parede, uma montanha ou uma caverna.
Para que possamos ouvir o som refletido nesses objetos, eles devem estar a uma distância tal que o tempo de ida e volta do som seja maior que sua duração. Por exemplo, se gritarmos a palavra “alô” com uma duração igual a 0,2 segundos, será necessário que a distância até o objeto seja maior que 32 metros. Dessa forma, quando terminarmos de pronunciar “alô”, o som do “a” chegará de volta aos nossos ouvidos.
Para ouvir completamente palavras ou frases maiores, devemos estar posicionados a distâncias maiores, correspondentes ao tempo que levamos para pronunciar essas frases.
As igrejas antigas, construídas com pedras, possuem características sonoras marcantes. Em seu interior, o som pode refletir-se várias vezes entre as paredes, produzindo um efeito chamado de reverberação, que faz com que o som original seja acompanhado de uma sequência de ecos que vão atenuando-se à medida que o som é absorvido pelas paredes. Muitos concertos musicais são feitos dentro de igrejas em razão dessas características acústicas.
O eco tem diversas aplicações tecnológicas, como no exame de ultrassom, utilizado para estudar estruturas internas de nosso organismo.
O eco também é usado, por exemplo, para medir a distância de uma montanha que produz eco: medimos o tempo de ida e volta de um som e multiplicamos esse tempo pela velocidade do som no ar. A distância é a metade desse valor, pois o som precisa ir e retornar.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física