Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Micro-ondas

Forno de micro-ondas
Forno de micro-ondas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

É comum utilizarmos o micro-ondas para aquecer alimentos, cozinhá-los, assar bolo, etc. Mas não podemos nos esquecer de que a radiação dos fornos de micro-ondas é muito perigosa, pois afeta diretamente os tecidos vivos. Por esse motivo, os fornos têm uma blindagem especial que reflete as micro-ondas de volta para o interior do forno e não as deixa sair.

A radiação eletromagnética produzida na região do espectro entre 1 mm e 30 cm é denominada de micro-onda. Esse tipo de radiação tem grandes aplicações práticas, por exemplo, para aquecer substâncias que são compostas principalmente por água. As moléculas polares da água, quando colocadas sob a ação de um campo elétrico, tendem a ficar alinhadas paralelamente ao campo. Pelo fato de estarem em um campo oscilante, elas também tendem a oscilar absorvendo energia da onda.

A frequência de 1GHz, na qual a absorção é maior, não é usada, pois toda a energia seria absorvida pelas moléculas da superfície. No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos.

Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz. Praticamente todos os alimentos que ingerimos são constituídos principalmente por água, o que permite com que parte da energia da onda eletromagnética dessa frequência seja transferida para estas moléculas. Como a energia é parcialmente absorvida, as ondas penetram no interior do alimento para cozinhá-lo por inteiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Micro-ondas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/microondas.htm. Acesso em 16 de setembro de 2024.

De estudante para estudante