Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

02 de Novembro – Dia de Finados

Datas Comemorativas

Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro. Isso ocorre desde a Idade Média, após essa data ter sido sugerida pelo abade Odilon de Cluny.
O dia de finados é celebrado no dia 02 de novembro desde a Idade Média
O dia de finados é celebrado no dia 02 de novembro desde a Idade Média
PUBLICIDADE

No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Origem da celebração

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.

Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "02 de Novembro – Dia de Finados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm. Acesso em 25 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Comemore o Dia Nacional da Alfabetização! Clique e saiba mais sobre a data e sobre os avanços na erradicação do analfabetismo no Brasil.
Descubra por que o Dia do Bandeirante é comemorado em 14 de novembro e o que isso tem a ver com a cidade paulista de Santana do Parnaíba.
Saiba o que aconteceu no dia 15 de novembro. Entenda por que esse dia é atualmente considerado um feriado nacional no Brasil.
Acesse para saber por que se comemora o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Entenda quem foi Zumbi e veja como o racismo está presente no nosso cotidiano.
Clique aqui, conheça mais sobre o que é e a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer, e aprenda um pouco mais sobre essa doença.
Você sabia que existe o Dia da Saudade? Clique e saiba mais sobre a data e suas curiosidades.
Clique aqui e conheça o Novembro Azul, um movimento totalmente dedicado à luta contra o câncer de próstata. Saiba o que é essa doença e como funciona esse órgão.