PUBLICIDADE
Vender é uma arte! Esse termo é debatido por diversos professores assim como é enaltecido em muitos livros que tratam do assunto. O grande segredo da venda não é apenas saber apresentar o seu produto, mas identificar o perfil do seu cliente e o que ele realmente está querendo ouvir ou precisando naquele momento.
O mundo está cada vez mais digital, os relacionamentos acabam acontecendo por meios on-line, e as interações estão ficando distantes. O processo de venda vem absorvendo esse modelo, e cada dia mais nascem estratégias para vender por meio de websites ou redes sociais. No entanto, dentro desse novo universo, existem alguns termos importantes para identificar-se processos e planejamentos. Aconselhamos que vocês estudem mais profundamente esse assunto, mas conseguimos aqui apresentar uma breve lista de termos.
Leia também: 10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo
Tópicos deste artigo
10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo
1. Prospect
É um usuário que demonstra interesse em solucionar um problema, entrando em contato com sua equipe, pesquisando seus produtos/serviços, e consumindo o conteúdo da sua empresa.
2. Lead
É uma oportunidade de negócio para sua empresa. As pessoas fornecem dados, como nome e contato, em troca de algum conteúdo educativo oferecido pela sua empresa, como e-books, infográficos etc.
3. Lead qualificado
A qualificação de um lead é feita para separar aquele que tem grande potencial de compra dos que têm interesse no seu conteúdo, mas não necessariamente se tornam clientes. Ainda podemos separar os possíveis clientes que estão prontos para fechar negócio daqueles que ainda não estão num momento de adquirir seu produto ou serviço.
4. Funil de vendas (pipeline)
O funil de vendas determina o processo pelo qual o comprador em potencial passará. Essas etapas podem passar por:
-
prospecção
-
qualificação do lead
-
apresentação do produto
-
consideração
-
fechamento da venda
5. Inbound sales
Trata-se de um processo de vendas internas. Trabalha-se diretamente com o marketing para gerar, educar, qualificar e preparar leads em potencial pelo processo de compra.
6. Outbound sales
A operação é contrária à do inbound sales: a empresa vai atrás do cliente em potencial para educá-lo a comprar seu produto.
7. Churn
É a porcentagem de clientes que deixam de usar o serviço de uma empresa em determinado período de tempo. Também se traduz como taxa de rejeição ou taxa de cancelamento.
8. Cold call
Estratégias típicas de prospecção outbound, nas quais o vendedor entra em contato com o prospect sem que tenha autorização da empresa a fazê-lo.
9. Deal
É o negócio que está sendo trabalhado ou foi fechado pelo vendedor. Para que um negócio seja um deal, é necessário que esteja no pipeline do vendedor.
10. KPI
Key Performance Indicators ou Indicadores-Chaves de Performance. Como o nome já indica, eles medem a eficácia de ações para atingir-se um objetivo específico.
Por Nova Educa