Whatsapp
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 dicas sobre redes sociais para empreendedores

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

As redes sociais estão no cotidiano de muitos brasileiros, mas principalmente na vida dos jovens, que se conectam e trocam informações constantemente. Olhando por esse lado, é simples entender que existem milhões de pessoas transitando nesse meio de comunicação, e onde tem muita gente, com certeza, tem muita oportunidade de negócio.

As empresas perceberam que as redes sociais podem ser uma vitrine eficiente e que conseguem ajudar na divulgação de serviços e produtos. Mas construir estratégias e alcançar o público correto, assim como converter isso em vendas, é uma tarefa que exige estudo e conhecimento. Abaixo vamos apresentar umas dicas, mas é importante buscar mais conteúdo para se tornar um profissional experiente.

Leia também: 5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender

É importante investir nas redes sociais de sua empresa, pois é uma ótima forma de as pessoas conhecerem seus produtos e serviços.
É importante investir nas redes sociais de sua empresa, pois é uma ótima forma de as pessoas conhecerem seus produtos e serviços.

5 dicas sobre redes sociais para empreendedores

1. Busque inspirações com outras empresas

Antes de começar suas aventuras nas mídias sociais, aconselhamos buscar informação e exemplos de sucesso. Faça uma avaliação detalhada sobre o que as grandes empresas estão fazendo, o que existe de criatividade, inovação e, o principal, o que empresas concorrentes à sua produzem para se divulgar. O objetivo não é copiar, mas entender e ganhar conhecimento de como o mercado se comporta, pois esse tipo de informação ajuda muito na construção do seu planejamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Público-alvo

Quando o assunto é redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook e Instagram devido ao nível de engajamento, compartilhamentos, stories, etc. Porém, o mais importante é avaliar o perfil do seu público, como idade, gênero, localização e renda média, ou seja, quanto mais informação, mas fácil é produzir as mensagens corretas e de maior impacto. Em resumo, dependendo do seu tipo de cliente, é possível usar:

  • o Linkedin, que é voltado para o mercado de trabalho;
  • o Twitter, que trabalha com mensagens curtas e tem uma boa base de usuários que gostam de tecnologia, ciência e cinema;
  • o YouTube, que é uma rede social excelente para ganhar popularidade e compartilhar conteúdo por meio de vídeos.

Veja também: 5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

3. Planejamento

Todo empreendedor não tem grandes equipes e, muitas vezes, é ele mesmo que acaba administrando suas redes sociais, por isso é muito importante escolher qualidade em vez de quantidade. Em resumo, nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio ou metas, então concentre seus esforços compartilhando conteúdo que aumente o seu impacto com os usuários.

Para facilitar, trabalhe com uma estrutura de metas inteligentes, focando em objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado, como alcançar um número de seguidores em um período específico de tempo. Desenvolva um calendário de postagens e organize por ondas os tipos de publicação, como:

  • datas comemorativas;
  • períodos de promoção;
  • apresentação do serviço, etc.

4. Conteúdo e relacionamento

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense o que eles querem saber da sua empresa, como eles entendem a sua solução ou como percebem sua importância. Conversar e interagir com quem te segue cria um relacionamento saudável, portanto curtidas e comentários devem ser avaliados e respondidos.

Outro fator importante é atualizar informações e ter conteúdo constante para mostrar que sua empresa está ativa e postando novidades constantemente. E para prender mais a atenção de sua audiência, é fundamental trabalhar com imagens. Pense muito sobre isso ao construir seus conteúdos, pois, como dito muito tempo atrás: 1 imagem vale mais que 1000 palavras.

Acesse também: 5 ações para começar sua empresa 

5. Monitoramento e controle

Não é normalmente de primeira que acertamos os grandes objetivos, portanto teste e avalie a sua estratégia constantemente. Analise dados como:

  • número de cliques por postagem;
  • alcance de posts;
  • horário de publicação;
  • conteúdo;
  • número de visitas.

Por meio dessas informações, é possível fazer ajustes necessários e melhorar o desempenho cada vez mais.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Aprenda 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo e atualize-se na área de vendas on-line e na interação virtual com seus clientes.
Leia 16 análises sobre o empreendedorismo no Brasil e compreenda melhor como essa área tem impactado a sociedade e o mercado.
Leia o texto para descobrir três importantes pontos para ajudar na hora de decidir entre empreendedorismo e emprego.
Clique aqui e conheça três oportunidades que a faculdade pode oferecer ao jovem empreendedor, sem limitá-lo apenas ao estudo.
Clique aqui e conheça três pontos positivos em ser empreendedor após a conclusão do ensino médio, mas sem a necessidade de abrir mão de um curso superior.
Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a organização de ideias e conteúdos, além de contribuir com a produtividade.
Conheça alguns apps de celular que são acessíveis e ajudam muito na hora de empreender, seja na organização, seja na praticidade que eles trazem.
Confira as características fundamentais para que jovens se tornem empreendedores!
Conheça cinco empresas gigantes que começaram em uma garagem. Saiba um pouquinho sobre cada uma delas e se motive a empreender e a crescer cada vez mais.
Veja as cinco formas de entender o empreendedorismo jovem!