Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Escutamos que a tecnologia acompanha o empreendedorismo, principalmente quando conversamos com os jovens, mas falar desse assunto normalmente remete a algo mais inovador ou avançado. Neste artigo queremos apresentar soluções simples que existem em qualquer celular e que podem colaborar para a sua organização pessoal.

A grande verdade é que são soluções utilizadas de forma analógica — em resumo, no papel —, mas que, passando para o celular, podem gerar uma facilidade na gestão e processo de trabalho, atingindo melhores resultados e com maior eficiência. Acompanhe nossas dicas!

Leia também: 5 características fundamentais para jovens empreendedores

Os apps de celular podem ser muito válidos na hora de empreender.
Os apps de celular podem ser muito válidos na hora de empreender.

5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender

1. Calendário

Essa é uma das ferramentas mais importantes, pois colabora com sua organização diária. Acreditamos que esse item deveria ser desenvolvido na escola, trabalhando com provas, entregas de atividade ou projetos, pois, dessa forma, já seria uma adaptação ao mercado de trabalho.

Com o calendário no celular, é possível colocar lembretes para te avisar com antecedência dos compromissos, facilitando assim a sua preparação. É possível também trabalhar com prazos de projetos e até aniversário do pessoal que trabalha com você. Se utilizar uma agenda como a do Gmail, fica mais simples ainda, pois você pode atualizar informações no seu computador e automaticamente estará atualizado no seu celular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. WhatsApp

Com certeza esse aplicativo deve estar instalado no celular da grande maioria das pessoas, mas podemos cometer alguns erros na gestão dele. O primeiro de todos é que normalmente misturamos os contatos de amigos, familiares e negócios. Para piorar, muitas vezes não salvamos o nome, ou seja, fica aparecendo apenas o número do celular na lista de mensagens. Em situações como essa, é mais fácil enviar mensagens erradas, portanto:

  • administre bem seus contatos;
  • salve os nomes com as empresas em que trabalham;
  • tenha padrões de comunicação diferente;
  • fique atento com grupos da empresa e do pessoal.

Essa é uma ferramenta muito importante para comunicação, mas, como misturamos tipos de contato, ela pode se tornar um grande problema também.

Veja também: 5 metodologias para startups  

3. Facebook e Instagram

Outros aplicativos que estão instalados na maioria dos aparelhos de telefonia. Porém, separe o seu pessoal do profissional, ou seja, abra uma página ou perfil de empresa nessas mídias sociais. Mas saiba fazer a gestão delas como se fossem as suas pessoais, acompanhando postagens, interações, curtidas e compartilhamentos.

Você pode utilizar os mesmos aplicativos já instalados, pois eles têm algumas ferramentas que ajudam nesse acompanhamento, mas existem outros mais específicos para contas empresariais que podem trazer mais informações e soluções.

4. Notas

Todo sistema operacional tem algum bloco de notas, que normalmente já vem instalado. Muitos empreendedores gostam e devem fazer anotações de:

  • reuniões;
  • comentários de palestrantes;
  • informações recebidas em eventos;
  • contatos de parceiros ou clientes;

Mas se você faz esse tipo de processo em qualquer papel ou caderno, às vezes a informação pode se perder, sem contar que você não fica com esses itens o dia inteiro. O celular é um ótimo local para tomar notas, organizá-las por tipo (reunião, eventos, ideias, processo, soluções, contatos, etc.) ou projetos (cliente 1, cliente 2, etc.), podendo assim acessar todas essas informações de qualquer lugar e em qualquer hora.

Acesse também: 5 empresas gigantes que começaram em uma garagem  

5. E-mail

ouvimos de muitos jovens que o e-mail é apenas um usuário ou registro para participar de algo e que não utilizam esse processo de comunicação no seu dia a dia. No entanto, no mercado profissional, essa é a ferramenta mais utilizada para enviar e receber mensagens, portanto instalar sua conta no leitor de e-mail do celular é o mesmo que instalar o WhatsApp. Você não precisa responder a todas as mensagens ou ficar trabalhando apenas pelo celular, pois normalmente são mensagens maiores e com informações que precisam ser avaliadas para responder, mas, para acompanhar o que está chegando e perceber urgências ou prioridades, é essencial.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.