Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Produtividade é uma palavra importante no mercado de trabalho, pois ela tem um alto impacto nos resultados apresentados. No mundo atual, todo jovem tem uma série de dificuldades em manter o foco, pois temos diversos meios on-line (mídias sociais, aplicativos, games, etc.) que atrapalham o processo de entrega eficiente.

Mas existem alguns aplicativos que podem colaborar com a organização de ideias, conteúdos e, principalmente, produtividade. Todas as nossas dicas são serviços de empresas, mas normalmente existe uma versão "freemium", ou seja, gratuita, mas com limitações. Para quem está começando e quer apenas experimentar, é uma supervantagem. Acompanhe abaixo as nossas dicas.

Leia também: 5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender 

Existem apps gratuitos que auxiliam muito no planejamento e na produtividade do empreendedor.
Existem apps gratuitos que auxiliam muito no planejamento e na produtividade do empreendedor.

5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

1. Evernote

Esse é um aplicativo de notas muito completo e que permite criar textos, hiperlinks, check-list, fotos e áudios. É um local perfeito para anotar informações de reunião, escopo de projetos, novas ideias de negócio, assim como conteúdo de workshop ou cursos.

Ele organiza suas notas por livros (notebooks), o que facilita para separar por assunto. Como pode ser instalado no celular, é a melhor ferramenta para estar com você em diferentes situações, organizando o que está ouvindo ou aprendendo, e obviamente evitando que se perca qualquer tipo de informação. Existem outros aplicativos com o mesmo objetivo e formato, mas nossa sugestão é utilizar o Evernote.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Trello

Se você abrir o site do Trello, vai ver a seguinte mensagem: Trabalhar com mais colaboração e ter mais produtividade. Esse serviço realmente ajuda empresas a organizarem sua rotina de trabalho e projetos de uma maneira simples e prática. Você consegue organizar suas tarefas como se fossem um fluxograma, organizado por fases, como desenvolvimento, implementação, controle, etc. Além disso, é possível conectar todos os recursos da sua empresa em um mesmo lugar, ficando fácil identificar o que cada um está fazendo, assim como obter feedbacks rapidamente. O gerenciamento se torna algo mais rápido e eficiente.

Veja também: 5 informações sobre a Quarta Revolução Industrial  

3. DocuSign

Um programa que permite ao empreendedor assinar e rubricar documentos utilizando apenas seu smartphone ou tablet, ou seja, facilita muito no processo de faturamento e vendas, principalmente se a negociação está acontecendo em outros estados ou cidades. Muitas empresas ficam presas com transporte de papel ou contratos, mas, com esse modelo de gestão, você ganha produtividade e velocidade.

O funcionamento é bem simples: basta abrir um documento no app e escolher em que espaço da página quer colocar sua assinatura. O sistema é compatível com PDFs, arquivos do pacote Office e imagens, além de interagir com os serviços de armazenamento em nuvem. Em um primeiro momento, pode parecer não ser tão importante, mas será perceptível a relevância no processo.

4. Pomodoro

Existem vários aplicativos que ajudam nessa técnica, então não indicarei um específico, mas aqui você vai perceber a importância de trabalhar com foco. A técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ela é um método de gestão de tempo que organiza as tarefas em intervalos de 25 minutos. Nesse período, é preciso dedicar toda a atenção no trabalho e, quando o relógio despertar, a pessoa tem como recompensa cinco minutos para descansar. Um dos maiores desafios dos jovens atualmente é se manterem focados, principalmente pelo número de distrações existentes. Usar qualquer tipo de mecanismo para ajudar na produtividade é extremamente importante para alcançar o sucesso.

Acesse também: 5 metodologias para startups

5. MailChimp

Mandar e-mail para os clientes ou prospects pode ser uma operação cansativa e demorada. Quando começamos uma empresa, normalmente temos poucos contatos, mas, com o passar do tempo, nosso mailing aumenta e acabamos nos perdendo no envio. Existem várias ferramentas de disparo de e-mail automático, mas considero o MailChimp a melhor sugestão.

O importante aqui não é apenas utilizar a solução, mas entender sobre administração da base de clientes, segmentação, grupos e planejar um calendário de mensagens. Não podemos nos esquecer das estratégias de captação de "leads". Existem vários vídeos no Youtube explicando esse tema, assista e divirta-se com esse conteúdo!

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.