Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

5 qualidades de uma smart city (cidade inteligente)

Trouxemos cinco mudanças positivas que podem ser observadas a partir da implementação de iniciativas que visam fazer uma cidade chegar ao status de smart city.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Smart cities (cidades inteligentes) são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Fazem uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

O conceito de smart city já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado de soluções tecnológicas, ou seja, é uma grande oportunidade para jovens empreendedores que querem colaborar com o futuro do planeta.

Atualmente, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços para sustentar o crescimento econômico e as demandas da população.

Diversas cidades acima de 100.000 habitantes já possuem ou estão implementando iniciativas para se tornarem, de fato, smart cities. Vamos colocar algumas qualidades e informações importantes para uma cidade alcançar esse status.

As smart cities aliam a tecnologia e o desenvolvimento sustentável com o propósito de gerar crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida.
As smart cities aliam a tecnologia e o desenvolvimento sustentável com o propósito de gerar crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida.

1. Sociedade e social

Talentos em diferentes áreas devem fazer parte dos objetivos de uma cidade inteligente, ou seja, dar acesso à cultura e oferecer um bom nível de educação são parâmetros importantes para medir o capital humano. Por isso, gerenciar o número de universidades, escolas, museus e galerias de arte, além dos gastos com lazer da população é extremamente necessário.

É preciso haver coexistência entre grupos de pessoas com diferentes rendas, culturas, idades e profissões. Fatores como imigração, desenvolvimento das comunidades, cuidados com o idoso, eficiência do sistema de saúde, inclusão pública e segurança devem ser qualidades levadas em conta.

Leia também: 5 características fundamentais para jovens empreendedores

2. Economia e negócios

A cidade inteligente deve promover o desenvolvimento econômico com planos locais para a indústria, inovação e iniciativas empreendedoras, trabalhando a produtividade e o tempo necessário para iniciar um negócio.

Quanto mais simples e fácil for desenvolver novos projetos e empresas, mais prático e eficiente vai se tornar a cidade, sem contar as novas oportunidades de emprego que podem ser geradas. O foco é ser eficiente para desenvolver reservas econômicas e buscar ser referência na qualidade de seus serviços com relação aos cidadãos e ao mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Meio ambiente e urbanismo

Para esse ponto específico, é necessário ter a mentalidade sustentável, conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere a esse item como o “desenvolvimento que supre as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações suprirem suas necessidades”.

Planejamento urbano para:

  • poluição,

  • emissão de gás carbônico e metano,

  • acesso à água potável,

  • percentual da população com acesso ao saneamento básico,

  • número de pessoas por moradia,

  • número de edifícios construídos na cidade.

Esses e outros itens são tópicos importantes para o desenvolvimento da cidade inteligente.

4. Mobilidade

Vamos dividir esse ponto em dois tópicos. O primeiro é sobre facilitar a movimentação nas cidades, ou seja, é necessário desenvolver soluções que ajudem a população a se deslocar de maneira segura, ganhando tempo e eficiência.

Por outro lado, existe a preocupação de ampliar o acesso aos serviços públicos, colaborando com o desenvolvimento dos meios de transporte, dando oportunidade para todas as classes sociais serem impactadas. É necessário pensar na cobertura dos sistemas de metrô, sistemas de compartilhamento de bicicletas, tempo médio de deslocamento para o trabalho e índices de tráfego.

Veja também: 5 informações sobre a Quarta Revolução Industrial

5. Referência global

Não basta apenas ser um modelo para seu país, o impacto global e se tornar uma referência de sucesso devem ser metas a se alcançar. Sua marca e reconhecimento devem passar por planos estratégicos de turismo, além da capacidade de atrair investimentos estrangeiros. Alguns dos indicadores usados no levantamento são o número de aeroportos, hotéis, conferências e congressos que acontecem na cidade.

 

Por Nova Educa 

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Clube do empreendedorismo

10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo

Aprenda 10 termos importantes sobre vendas para te ajudar nesse processo que é...

Clube do empreendedorismo

10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo

Aprenda 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo e atualize-se na área...

Clube do empreendedorismo

5 apps gratuitos para a produtividade do empreendedor

Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a...

Clube do empreendedorismo

5 apps no seu celular que ajudam na hora de empreender

Conheça alguns apps de celular que são acessíveis e ajudam muito na hora de...

Clube do empreendedorismo

5 ações importantes para lidar com a crise

Veja cinco ações importantes para lidar com a crise e saiba o que é possível...

Clube do empreendedorismo

5 ações para depois da crise

Veja 5 ações para depois da crise e saiba como é possível retomar as atividades...

Clube do empreendedorismo

5 empresas gigantes que começaram em uma garagem

Conheça cinco empresas gigantes que começaram em uma garagem. Saiba um pouquinho...

Clube do empreendedorismo

5 informações sobre a Quarta Revolução Industrial

Amplie seus conhecimentos sobre a Quarta Revolução Industrial e saiba qual...

Clube do empreendedorismo

5 lições do documentário “The Playbook” da Netflix

Clique aqui e leia estas cinco lições para empreendedores que tiramos da série...

Clube do empreendedorismo

5 tendências pós-crise

Veja 5 tendências de empreendimentos para poder investir no pós-crise. Saiba como...

PUBLICIDADE

Estude agora


Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...

A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...