Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Serra do Mar

A Serra do Mar corresponde a um conjunto de morros e serras que caracteriza o relevo litorâneo de quatro estados brasileiros, desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina.

Vista panorâmica de morros e serras no litoral de Paraty, uma das cidades brasileiras por onde se estende a Serra do Mar.
A Serra do Mar se estende entre os litorais sudeste e sul do Brasil. Na foto, a cidade de Paraty (Rio de Janeiro).
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Serra do Mar é um conjunto de serras e morros que caracteriza o relevo litorâneo das regiões Sudeste e Sul do Brasil, estendendo-se por mil quilômetros entre os estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Formada a partir da erosão de escarpas de falha, a Serra do Mar foi constituída a partir de rochas muito antigas da estrutura geológica brasileira. Dispõe de clima ameno e vegetação florestal, sendo parte do bioma Mata Atlântica.

Essa serra fica em áreas densamente povoadas e urbanizadas do território brasileiro, onde a atividade humana e a exploração intensiva do solo e dos demais recursos naturais promoveram a degradação da Mata Atlântica. Importante para a geologia, a economia e o meio ambiente, a preservação da Serra do Mar é fundamental para a manutenção das áreas remanescentes da Mata Atlântica e para a garantia da biodiversidade brasileira.

Leia também: Chapada dos Veadeiros — importante destino turístico do estado de Goiás

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Serra do Mar

  • Serra do Mar é uma feição de relevo que se estende por 1.000 quilômetros no litoral brasileiro, mais precisamente entre os estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.

  • Integra o domínio morfoclimático dos mares de morro.

  • Formou-se a partir da erosão atuante sobre estruturas conhecidas como escarpas de falha.

  • Insere-se no bioma Mata Atlântica, sendo habitat de milhares de espécies de plantas e animais, algumas delas ameaçadas de extinção.

  • Apresenta clima tropical de altitude e atua como barreira orográfica à umidade e aos ventos vindos do oceano em direção ao continente.

  • A Serra do Mar apresenta importância geológica, histórica, econômica e ambiental.

Qual a localização da Serra do Mar?

A Serra do Mar está localizada entre os litorais Sudeste e Sul do Brasil. Essa feição geomorfológica caracteriza o relevo litorâneo de quatro diferentes estados:

  • Rio de Janeiro;

  • São Paulo;

  • Paraná;

  • Santa Catarina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais características da Serra do Mar

A Serra do Mar se estende por 1.000 quilômetros no sentido nordeste-sudoeste (NE-SO) no litoral brasileiro entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Essa feição geomorfológica integra o domínio dos mares de morro e é responsável pela separação das paisagens da planície litorânea com a do interior dos respectivos estados onde está presente. Nos trechos mais estreitos, a Serra do Mar apresenta 5 quilômetros de largura, chegando a até 10 quilômetros nos pontos de maior extensão.

O relevo da Serra do Mar foi esculpido sobre uma estrutura geológica muito antiga e intensamente desgastada pela ação dos agentes erosivos, que é o Escudo do Atlântico, um trecho do escudo cristalino brasileiro formado essencialmente por rochas graníticas e metamórficas, como a gnaisse. A Serra do Mar pertence ao que o professor Jurandyr Ross|1| chama de cinturão orogenético do Atlântico, que formou cadeias montanhosas no passado geológico, mas que, em função da idade, foram alteradas pela erosão e constituem feições modestas, como serras e morros.

Os desníveis da Serra do Mar, isto é, a diferença entre o ponto de maior e o de menor altitude, chega a 1.000 metros. Seu pico mais elevado é o Pico Maior, que fica no Parque dos Três Picos, na cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, e se eleva até 2.366 metros acima do nível do mar.|2|

Três formações rochosas em meio à vegetação da serra, no Parque Estadual dos Três Picos, ponto culminante da Serra do Mar.
Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo (Rio de Janeiro), onde fica o ponto culminante da Serra do Mar. [1]

A Serra do Mar está inserida no bioma Mata Atlântica. Esse bioma é caracterizado pela presença das florestas (ombrófilas e estacionárias) e pela formação de ecossistemas variados onde habitam centenas de milhares de espécies de animais que tornam a Serra do Mar rica em biodiversidade.

Veja também: Relevo brasileiro — características e formação

Qual é o clima da Serra do Mar?

As áreas por onde a Serra do Mar passa apresentam clima tropical de altitude, marcado pelas temperaturas amenas na maior parte do ano, elevado teor de umidade e chuvas abundantes, com destaque para a ocorrência das chuvas orográficas (ou chuvas de relevo, ocasionadas pelo encontro entre uma massa de ar úmida e formas de relevo como serras e montanhas). As serras e morros dessa antiga cordilheira atuam como importante fator climático capaz de influenciar na distribuição de umidade e dos ventos em escala local.

Como se formou a Serra do Mar?

A Serra do Mar foi esculpida sobre o que chamamos de escarpa de falha. As falhas geológicas são fraturas na rocha, decorrentes de alterações na pressão exercida em um determinado bloco rochoso, e acontecem em função de fatores externos ou internos do planeta Terra. No caso aqui estudado, o falhamento está diretamente relacionado com os processos de formação da base geológica do Brasil e de abertura do oceano Atlântico.

Ilustração de duas placas tectônicas abrindo, com uma porção de água no meio, mesmo processo que formou a Serra do Mar.
Movimento divergente de placas tectônicas dando abertura à formação dos mares e oceanos. Assim se formou a Serra do Mar.

A formação da Serra do Mar teve início há aproximadamente 150 milhões de anos, com a separação do supercontinente Gondwana. Durante esse processo, aconteceu o soerguimento da borda leste de onde hoje fica o território brasileiro, e o afastamento das placas tectônicas ocasionou a abertura do oceano Atlântico e uma série de falhamentos tanto na América do Sul quanto na África.

No caso do Brasil, esse movimento suscitou a reativação de antigas falhas que, com o passar do tempo e a atuação dos agentes erosivos, deram origem a importantes feições geomorfológicas, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.

Como vimos, na Serra do Mar é possível encontrar rochas metamórficas, além das rochas ígneas que compõem os maciços. As rochas metamórficas dessa estrutura foram originadas a partir de dobramentos antigos e outros movimentos tectônicos que datam do início da era Paleozoica.

Qual é a importância da Serra do Mar?

Sagui-da-serra-escuro no galho de uma árvore, espécie que habita a Serra do Mar.
A Serra do Mar abriga espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro. [2]

A Serra do Mar caracteriza o relevo de boa parte do litoral atlântico do Brasil e pode ser descrita como um importante testemunho do longo processo de formação da base sobre a qual se constituiu o território brasileiro, além de recontar parte da história geológica do planeta Terra. Essa feição de relevo foi importante durante o processo de ocupação do país, e dela foram retirados muitos recursos minerais que constituíram a base da economia das cidades e vilas locais. Hoje em dia, o turismo pode ser incluído nesse conjunto de atividades econômicas que são desenvolvidas na Serra do Mar.

Uma grande parcela da fauna e da flora brasileira se encontra na Serra do Mar, haja vista que sobre ela se estende o bioma da Mata Atlântica. Não somente isso, mas nessa região da Mata Atlântica estão muitas espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, como é o caso da anta (tapir), do macaco-prego, do puma, do sagui-da-serra-escuro e, no caso dos vegetais, a orquídea Laelia purpurata.

Saiba mais: Deriva continental — teoria que explica a formação dos continentes

Preservação da Serra do Mar

Placa com o mapa do Parque Estadual Serra do Mar, na cidade de Cunha, em São Paulo.
O Parque Estadual Serra do Mar, em Cunha, é a principal área de preservação da Serra do Mar no estado de São Paulo. [3]

A região onde a Serra do Mar se localiza é uma das mais populosas e com maior taxa de urbanização do território brasileiro, o que intensifica o uso do solo e exploração dos recursos naturais de um modo geral, ampliando os efeitos dos impactos antrópicos sobre o meio natural. No caso, esses impactos recaem sobre os ecossistemas formados no interior da Mata Atlântica, um dos biomas que apresentam maior devastação do território brasileiro.

A Serra do Mar é considerada um patrimônio natural do Brasil, além de estar contida em uma das reservas da biosfera brasileira, o que torna fundamental a sua preservação. Destaca-se ainda o fato de a Serra do Mar atuar como divisor de águas e como local de nascentes de muitos rios e riachos que banham as áreas por onde ela se estende.

Duas das regiões mais preservadas da Serra do Mar e, por conseguinte, da Mata Atlântica se encontram nos estados de São Paulo e do Paraná. No estado de São Paulo a principal área de preservação da Serra do Mar está no Parque Nacional da Serra do Mar, criado no ano de 1977. Esse parque apresenta 360 mil hectares de área e abrange um conjunto de 25 municípios, sendo considerado o maior corredor biológico de Mata Atlântica do país. Nele vivem milhares de espécies de animais e de plantas, muitas delas em risco de extinção.

Já o estado do Paraná se destaca como principal área preservada de Mata Atlântica, onde o remanescente da floresta chega a 6 milhões de hectares. Existem projetos em andamento no estado que visam à recuperação de áreas desmatadas e à proteção das nascentes dos rios que nascem próximos ou na Serra do Mar.

Notas

|1| ROSS, Jurandyr L. Sanches. Os fundamentos da geografia da natureza. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. P.13-66.

|2| REDAÇÃO. Pico Maior em Nova Friburgo, RJ, é a maior montanha da 'Serra do Mar'. G1, 03 nov. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/11/pico-maior-em-nova-friburgo-rj-e-maior-montanha-da-serra-do-mar.html.

Créditos das imagens

[1] TMbux/ Wikimedia Commons

[2] Jack Hynes/ Wikimedia Commons

[3] Eleessepe/ Wikimedia Commons

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Serra do Mar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-do-mar.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante