Clima da região Sudeste

O clima da região Sudeste apresenta cinco variações: tropical atlântico, tropical de altitude, tropical típico, semiárido e subtropical.

O clima da região Sudeste é muito diverso e não homogêneo, o que se deve principalmente à sua localização no território brasileiro e à atuação de diversos fatores climáticos, como a altitude, o relevo e as massas de ar. Essa região do Brasil apresenta climas muito quentes e secos, como o clima semiárido no norte de Minas Gerais, até climas amenos e chuvosos, como o clima subtropical que está presente no sul do estado de São Paulo. Fazendo a intermediação entre essas ocorrências climáticas contrastantes, existem os climas: tropical atlântico, tropical de altitude e tropical típico, que abrange uma maior área do Sudeste.

Leia também: Serra do Mar — conjunto de serras e morros no litoral do Sudeste e Sul do Brasil

Resumo sobre o clima da região Sudeste

Qual é o clima da região Sudeste?

A região Sudeste do Brasil apresenta cinco diferentes tipos de clima, sendo três deles variações do clima tropical:

Características do clima da região Sudeste

Vista de área do Cerrado, que recebe influência do clima da região Sudeste.
O clima tropical típico apresenta alternância entre estações secas e chuvosas, formando paisagens como a do Cerrado.

O clima tropical típico é aquele que tem a maior abrangência territorial na região Sudeste. Sua principal característica é a alternância entre estações secas e chuvosas, que correspondem, respectivamente, ao inverno e ao verão.

Os invernos do clima tropical típico são amenos, além de registrarem índices de chuva que podem ser inferiores a 20 mm. Nessa estação, as temperaturas ficam em torno de 18 ºC. Os verões são o oposto, com temperaturas médias de 25 ºC e elevado volume de chuvas, em especial entre os meses de novembro e março. Anualmente, as localidades de clima tropical do Sudeste recebem cerca de 1500 mm de chuva.

O clima tropical de altitude, diferentemente do tropical típico, apresenta temperaturas amenas durante todo o ano graças à atuação do fator climático altitude, que é preponderante sobre a latitude. Assim sendo, esse clima é caracterizado pelos verões amenos e pelos invernos frios, com temperaturas médias variando entre 15 ºC e 22 ºC, com mínimas que podem ficar abaixo de 10 ºC e máximas que podem chegar à casa dos 30 ºC.

Nos dias mais frios do ano, é comum a ocorrência de geada em algumas localidades. Esse fenômeno é caracterizado por uma fina camada de gelo que se forma sobre superfícies expostas ao tempo, como solos descobertos ou a própria vegetação. Outro aspecto importante do clima tropical de altitude encontrado no Sudeste é a maior incidência de chuvas durante os meses correspondentes à primavera e ao verão. Anualmente se registra volumes de aproximadamente 1500 mm de chuvas. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.

Litoral de Vitória em alusão ao clima tropical atlântico da região Sudeste.
Cidades litorâneas, como Vitória (ES), apresentam clima tropical atlântico.

O clima subtropical, diferentemente dos anteriores, é marcado pela distinção entre as quatro estações do ano, com verões quentes e invernos muito frios, com temperaturas que frequentemente caem abaixo de 10 ºC. A temperatura média anual fica em torno de 18 ºC. As chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, com volume anual de 1200 mm a 1500 mm. Nos meses mais frios do ano, registra-se a ocorrência de geada. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.

Veja também: Polígono das Secas — área entre as regiões Nordeste e Sudeste que sofre com o clima semiárido

Fatores que influenciam os climas da região Sudeste

Os fatores climáticos são os elementos da paisagem natural e da atmosfera que interferem na dinâmica do clima de uma região. Na região Sudeste, os climas recebem a influência dos seguintes fatores:

Relação entre a vegetação e o clima da região Sudeste

Vegetação da Mata Atlântica, influenciada pelo clima da região Sudeste.
A Mata Atlântica recobre as áreas mais úmidas do Sudeste, um exemplo da relação direta entre clima e vegetação.

O clima e a vegetação são dois elementos que apresentam correlação direta, tendo em vista que o desenvolvimento e o tipo de cobertura vegetal presente em uma área dependem de fatores como a luminosidade e a umidade, adquirida pela incidência de chuvas.

Nas áreas em que há o predomínio do clima tropical seco e úmido na região Sudeste, identifica-se a presença da vegetação típica do bioma Cerrado, que apresenta adaptações tanto ao calor quanto aos períodos em que há maior escassez de chuvas e no qual a umidade do ar pode chegar a níveis muito baixos, bem inferiores a 30%. No norte do estado de Minas Gerais, onde se encontra o clima semiárido, a vegetação apresenta adaptações a períodos prolongados de seca, sendo característica do bioma Caatinga.

Ao contrário do clima tropical típico, nas áreas de clima tropical de altitude e tropical atlântico, em que a disponibilidade de umidade é maior e as chuvas são mais recorrentes, observa-se a formação de florestas ombrófilas e florestas estacionais, que fazem parte do bioma Mata Atlântica.

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, Iracema Fonseca; FERREIRA, Nelson Jesuz. Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. São Paulo: Oficina de Textos, 2021.

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/brasil/clima-da-regiao-sudeste.htm