Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tratamento de água

Química

PUBLICIDADE

A água é um fator importante para toda espécie de vida, e com o passar dos anos ela vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber sobre o processo de potabilização, que se define como um conjunto de tratamentos físicos e químicos que a água destinada ao consumo humano deve passar.

1- Filtração: a água poluída é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira e facilitar no tratamento posterior.

2- Floculação: a água então recebe duas substâncias: cal hidratada, que é responsável pela correção do pH, e sulfato de alumínio, que faz com que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.

3- Decantação: após a floculação a água vai para a decantação, onde ficará parada para que os flocos mais pesados que a água se depositem no fundo.

4- Filtros de Carbono: nesta etapa, a água decantada, ou seja, já sem os flocos, passa por filtros formados por camadas de areia, de carbono e de turfa (material de origem orgânica, que se forma no estágio inicial do processo de transformação natural de restos de vegetais em carvão mineral).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5- Desinfecção: a água chegará neste processo praticamente limpa, mas não livre de microorganismos. Sendo assim, ela receberá o cloro que elimina os germes nocivos à saúde.


Etapas do tratamento de água

A água é essencial na vida do homem, mas ela precisa ser convenientemente tratada, porque a água sem tratamento quando ingerida pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças como:
• amebíase;
• giardíase;
• gastroenterite;
• febres tifóide e paratifóide;
• hepatite infecciosa;
• cólera.

Estas são as chamadas doenças de veiculação hídrica. A água também pose estar ligada à transmissão de algumas verminoses como a teníase, a esquistossomose, ascardíase, ancilostomíase e oxiuríase.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Água potável ao alcance de todos
Água potável ao alcance de todos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tratamento de água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tratamento-agua.htm. Acesso em 16 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Preencha na figura a seguir as etapas que faltam para completar o processo de tratamento de água convencional e defina os procedimentos de desinfecção e fluoretação da água.

Questão 2

Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.

1- Filtração
2- Floculação
3- Decantação
4- Filtros de carbono
5- Desinfecção

(   ) adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.

(   ) a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.

(   ) a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.

(   ) sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.

(   ) A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa. 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Saiba qual é a diferença entre água poluída e água contaminada e os riscos à saúde que elas podem representar.
Conheça mais detalhes de como ocorrem as ligações de hidrogênio, também denominadas de pontes de hidrogênio, e que são a força intermolecular mais forte existente.
Poluição das águas, aspectos físicos da água, aspectos químicos da água, aspectos biológicos da água, resíduos industriais, metais pesados, água potável, matéria orgânica, turbidez da água, esgoto.
Veja como pode ser feita a reciclagem do óleo de cozinha usado, a melhor opção de descarte desse resíduo.
Conheça o que causa a tensão superficial da água, uma fina camada que fica sobre sua superfície e que permite que insetos andem sobre ela.
Conheça os tipos principais de poluição das águas, que incluem poluição biológica, poluição térmica, poluição sedimentar, poluição química e radioativa.
Conheça os principais tipos de tratamentos de efluentes gerados pelos esgotos domésticos, pela agricultura e pelas indústrias.
Confira aqui como se dá o processo de tratamento de água e esgoto!
Aqui você verá os tratamentos terciários de efluentes mais importantes, como ultrafiltração, osmose reversa, cloração e processos avançados de oxidação.