Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Período Cambriano

Provável aparência de um ecossistema marinho do Período Cambriano
Provável aparência de um ecossistema marinho do Período Cambriano
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Cambriano é um período da Era Paleozoica, compreendendo em escala geológica aproximadamente 542 milhões de anos, podendo ser subdividido em épocas: Cambriano inferior, Cambriano médio e Cambriano superior.

De acordo com os indícios fossilíferos, durante esse período teria ocorrido uma das maiores expansões e diversificação de organismos. Um dos eventos marcantes com relação à fauna seria a considerável predominância dos invertebrados marinhos, por exemplo, os trilobitas. Contudo, também apresentando uma grande irradiação de outros grupos como: equinodermos, anelídeos, moluscos, esponjas e artrópodes.

Já entre os organismos que compõem a flora, as algas ocuparam uma extensa distribuição, contribuindo consideravelmente com a formação de um ambiente cada vez mais oxidante, visto que a concentração de oxigênio gradativamente se elevava à medida que os seres fotossintetizantes se desenvolviam e multiplicavam, proporcionando indiretamente a estabilidade climática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Período Cambriano "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/periodo-cambriano.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante