Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Darwinismo

Biologia

PUBLICIDADE

Darwinismo é um termo prático que se refere aos estudos desenvolvidos por Darwin e sua implicação nos estudos:

  • do meio ambiente,

  • do processo evolutivo dos seres vivos,

  • da própria organização da vida no planeta.

Leia também: Lamarckismo – teoria evolutiva proposta por Lamarck

Desenvolvimento do darwinismo

Darwin, por meio dos estudos realizados por Malthus, sabia que o potencial de crescimento das populações é muito maior do que o potencial do meio ambiente em gerar recursos para manter e alimentar os indivíduos. Assim, ele concluiu que haveria uma competição e aqueles que apresentam variações que favoreçam sua sobrevivência serão os que conseguirão deixar maior número de descendentes.

Dessa forma, ao analisar as taxas de reprodução e de mortalidade em diversas populações e ao comprovar esses dados experimentalmente, haveria indivíduos que por serem diferentes sobreviveriam e se reproduziriam com maior sucesso, passando assim suas características. Após vários anos, em ocorrência desse favorecimento, associado a essa característica apresentada, encontraríamos um maior número de indivíduos descendentes daquele mais apto.

Os seres com características menos favoráveis encontrariam dificuldade para competir, reproduzir e sobreviver. Dessa forma, mediante a seleção natural, os indivíduos com características desfavoráveis tenderiam a quase desaparecer com o passar dos tempos.

Darwin foi responsável por desenvolver consideravelmente os estudos sobre a evolução.
Darwin foi responsável por desenvolver consideravelmente os estudos sobre a evolução.

Em qualquer população encontraremos indivíduos diferentes, seja internamente, seja externamente. Essas variações podem ocorrer por meio, por exemplo, de mutações ao acaso, aleatórias, e que, quando da reprodução, essas informações são transmitidas aos descendentes.

Entretanto, uma vez que os recursos do ambiente são limitados e não podem suportar o crescimento infinito de uma população, a ideia da competição entre indivíduos de uma mesma espécie explicaria por que alguns sobrevivem e por que outros morrem. Assim, quem se alimenta e vive mais tem, consequentemente, maiores chances de se acasalar e deixar mais descendentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Referenciais do darwinismo

O darwinismo é um mecanismo que provoca contínuas mudanças em populações de seres vivos e podemos decompor esse mecanismo em cinco referenciais:

  • Variação: os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco. Essa variabilidade contribui para o processo evolutivo ao apresentar em diferentes indivíduos características diversas.

  • Herança: a forma como se dá a passagem das características foi um fator que intrigava Darwin, mas ele não conseguiu resposta conclusiva sobre o assunto. A resposta veio com a Genética.

  • Seleção: a competição pelos recursos ambientais seria um fator determinante para a evolução de uma espécie.

  • Tempo: a seleção natural não se processa em curtos intervalos de tempo. Temos também que o ambiente está em constante modificação, ocasionando mudanças contínuas.

  • Adaptação: seria a característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente, mas pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.

Veja também: Quais são os tipos de seleção natural?

Seleção natural X seleção artificial

Darwin também estudou animais que são criados em cativeiro. Observou que quando fornecemos a esses as condições ideais para sua sobrevivência, todos os indivíduos têm as mesmas chances de sobreviver, alcançando rapidamente um número elevado de indivíduos. Nesse caso a seleção natural não ocorre, pois “neutralizamos” sua ação.

Darwin observou, em relação à influência do homem no processo de criação de animais, que ao realizar a escolha de características que atendam à sua necessidade, também realiza um tipo de seleção, que ele chamou de seleção artificial. Dessa forma temos as diferenças apresentadas entre o porco selvagem e o porco doméstico, por exemplo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Fabricio Alves. "Darwinismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/darwinismo.htm. Acesso em 25 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?

a) Hooker.

b) Wallace.

c) Malthus.

d) Lamarck.

e) Cuvier.

Questão 2

Um dos pontos-chave da teoria de Darwin diz respeito à seleção natural. Sobre a seleção natural, marque a alternativa incorreta.

a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista variabilidade genética.

b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do organismo mais forte.

c) A seleção natural pode levar a modificações nas características de uma população ao longo do tempo.

d) A seleção natural é um mecanismo que ajuda no surgimento de novas espécies.

e) A seleção natural garante um aumento da população de indivíduos com características vantajosas.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça mais sobre a vida e obra de Charles Darwin, o cientista que propôs a ideia da seleção natural para explicar como a evolução ocorre.
Teoria da Evolução: evidências e provas que a faz ser irrefutável.
Conheça alguns aspectos da evolução biológica.
Compreenda como o Lamarckismo influenciou a teoria evolutiva moderna, bem como os erros cometidos por Lamarck.
Que tal aprender mais sobre o macaco? Clique aqui, entenda a que animais esse termo se refere, e conheça algumas espécies de macacos.
Conheça mais sobre a seleção natural clicando aqui! Neste texto falaremos o que é esse mecanismo e conheceremos seus tipos e alguns exemplos.
Compreenda os pontos-chave da Teoria da Evolução, uma teoria proposta por Charles Darwin que revolucionou o estudo das espécies do nosso planeta.
Conheça os três tipos de seleção natural e entenda como esse importante mecanismo evolutivo proposto por Darwin ocorre nos organismos vivos.