O darwinismo é o conjunto dos estudos e teorias relativos à evolução das espécies e seleção natural desenvolvidos pelo cientista inglês Charles Darwin.
Darwin, por meio dos estudos realizados por Malthus, sabia que o potencial de crescimento das populações é muito maior do que o potencial do meio ambiente em gerar recursos para manter e alimentar os indivíduos. Assim, ele concluiu que haveria uma competição e aqueles que apresentam variações que favoreçam sua sobrevivência serão os que conseguirão deixar maior número de descendentes.
Dessa forma, ao analisar as taxas de reprodução e de mortalidade em diversas populações e ao comprovar esses dados experimentalmente, haveria indivíduos que por serem diferentes sobreviveriam e se reproduziriam com maior sucesso, passando assim suas características. Após vários anos, em ocorrência desse favorecimento, associado a essa característica apresentada, encontraríamos um maior número de indivíduos descendentes daquele mais apto.
Os seres com características menos favoráveis encontrariam dificuldade para competir, reproduzir e sobreviver. Dessa forma, mediante a seleção natural, os indivíduos com características desfavoráveis tenderiam a quase desaparecer com o passar dos tempos.
Darwin foi responsável por desenvolver consideravelmente os estudos sobre a evolução.
Em qualquer população encontraremos indivíduos diferentes, seja internamente, seja externamente. Essas variações podem ocorrer por meio, por exemplo, de mutações ao acaso, aleatórias, e que, quando da reprodução, essas informações são transmitidas aos descendentes.
Entretanto, uma vez que os recursos do ambiente são limitados e não podem suportar o crescimento infinito de uma população, a ideia da competição entre indivíduos de uma mesma espécie explicaria por que alguns sobrevivem e por que outros morrem. Assim, quem se alimenta e vive mais tem, consequentemente, maiores chances de se acasalar e deixar mais descendentes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Referenciais do darwinismo
O darwinismo é um mecanismo que provoca contínuas mudanças em populações de seres vivos e podemos decompor esse mecanismo em cinco referenciais:
Variação:os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco. Essa variabilidade contribui para o processo evolutivo ao apresentar em diferentes indivíduos características diversas.
Herança: a forma como se dá a passagem das características foi um fator que intrigava Darwin, mas ele não conseguiu resposta conclusiva sobre o assunto. A resposta veio com a Genética.
Seleção: a competição pelos recursos ambientais seria um fator determinante para a evolução de uma espécie.
Tempo: a seleção natural não se processa em curtos intervalos de tempo. Temos também que o ambiente está em constante modificação, ocasionando mudanças contínuas.
Adaptação: seria a característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente, mas pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.
Darwin também estudou animais que são criados em cativeiro. Observou que quando fornecemos a esses as condições ideais para sua sobrevivência, todos os indivíduos têm as mesmas chances de sobreviver, alcançando rapidamente um número elevado de indivíduos. Nesse caso a seleção natural não ocorre, pois “neutralizamos” sua ação.
Darwin observou, em relação à influência do homem no processo de criação de animais, que ao realizar a escolha de características que atendam à sua necessidade, também realiza um tipo de seleção, que ele chamou de seleção artificial. Dessa forma temos as diferenças apresentadas entre o porco selvagem e o porco doméstico, por exemplo.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FERREIRA, Fabricio Alves.
"Darwinismo"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/darwinismo.htm. Acesso em 23 de maio
de 2022.
A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?