Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Locomoção das Aves

Abrangência evolutiva com foco na locomoção das aves
Abrangência evolutiva com foco na locomoção das aves
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na evolução das aves, uma das adaptações mais relevantes relacionadas ao voo desses animais é a aerodinâmica corpórea, principalmente a transformação dos membros anteriores em asas recobertas por penas, queratinizadas com arquitetura leve e intricada.

Mesmo sendo descendentes de ancestrais voadores, nem todas as espécies conseguiram ganhar o céu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A exemplo dos pinguins, as asas reduzidas em formato de remo auxiliam a natação. Outras com hábitos terrícolas, ema e avestruz, compensam as asas atrofiadas, possuindo membros posteriores desenvolvidos e adaptados para corrida.

A versatilidade dos pés facilita, além da agilidade, locomoção, destreza e sustentação na captura das presas, direção e propulsão natatória nas aquatícolas, com membrana natatória entre os dedos, bem como o equilíbrio para os animais arborícolas que se agarram aos apêndices arbóreos.

O processo evolutivo das aves irradiou diversas características que permitem a elas desfrutarem abertamente ou com restrições, os mais distintos ambientes do planeta: terra, ar e água.

O desenvolvimento dos tipos funcionais de penas (rémiges, tretrizes e retrizes), ossos pneumáticos menos densos, ausência de bexiga urinária e excreção de ácido úrico, presença de quilha (osso externo peitoral) onde se fixa a musculatura que movimentam as asas, sistemas de sacos aéreos, diminuição do crânio e do número de vértebras e postura de ovos, são transformações anatômicas e orgânicas preponderantes na conquista desses ambientes.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Locomoção das Aves"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/locomocao-das-aves.htm. Acesso em 13 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As aves são conhecidas principalmente pela capacidade de voar. Entretanto, algumas espécies não são capazes de realizar tal feito e recebem o nome de ratitas. Todas as aves abaixo são ratitas, com exceção:

a) dos kiwis.

b) das emas.

c) dos avestruzes.

d) das seriemas.

e) dos emus.

Exercício 2

Como sabemos, nem todas as aves são capazes de voar, podendo ser mais bem adaptadas à natação e à corrida, por exemplo. Entre as características a seguir, marque aquela que permite a identificação de uma ave incapaz de voar.

a) Presença de penas.

b) Presença de osso esterno achatado.

c) Presença de ossos pneumáticos.

d) Presença de asas longas.

e) Presença de um crânio reduzido.