Topo
pesquisar

México

História da América

Berço da antiga Civilização Asteca, o México enfrentou a dominação espanhola, guerra civil e uma revolução ao longo de sua história.
Bandeira do México
Bandeira do México
PUBLICIDADE

Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao território do México. O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 1519 e 1521. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810 e, em 1824, já era uma república.

Guerra do México, Revolução Mexicana e ditadura
No ano de 1836, ocorreu a independência da região do atual estado norte-americano do Texas, e sua anexação pelos Estados Unidos, em 1845, o que resultou na Guerra do México. Já derrotado, o México perdeu ainda o Novo México, a Alta Califórnia, Utah, Arizona, Nevada e o oeste do Colorado.

A Revolução Liberal ocorreu em 1857, e o poder foi assumido por Benito Juárez. Em razão de sua política progressista, ele não foi bem recebido pelos conservadores, o que teria levado, assim, a uma guerra civil até 1861, quando foi vencida pelos liberais.
Após a vitória, Benito suspendeu o pagamento da dívida externa.

Em 1863, os franceses aproveitaram-se desse pretexto para invadir o México. Depois de quatro anos, a monarquia instalada pelos franceses foi derrubada e o imperador foi fuzilado.

Em 1876, o general Porfirio Díaz implantou uma ditadura e permaneceu durante décadas no poder. Como as eleições que lhe deram a vitória foram consideradas fraudulentas, os camponeses rebelaram-se e deram início à Revolução Mexicana.

Período atual do México

A maioria das empresas estatais mexicanas foram privatizadas em 1980. No ano de 1993, o México passou a integrar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta).

Em 1994, o México vivenciou uma crise econômica, a qual também afetou vários países. Essa crise ficou conhecida pelo mundo todo como “efeito tequila”. Em 2000, foi realizada a primeira eleição presidencial do México considerada sem fraudes.

Essa disputa eleitoral foi vencida pelo oposicionista Vicente Fox, que acabou com os 71 anos de governo do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Por Eliene Percília

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA