Topo
pesquisar

O Narcotráfico no México

Geografia

O narcotráfico no México é uma questão preocupante, pois culminou na formação de diversos cartéis.
Chacina promovida pelo narcotráfico
Chacina promovida pelo narcotráfico
PUBLICIDADE

Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados e população total de 109.610.036 habitantes, o México está em meio a uma guerra entre diferentes gangues comandadas por narcotraficantes. Os confrontos são mais intensos nas regiões próximas à fronteira com os Estados Unidos (principal destino da droga contrabandeada), onde grupos rivais lutam pela ocupação e expansão de zonas de influência. O tráfico de drogas nessa área é muito disputado, pois os lucros financeiros são elevadíssimos em razão da grande quantidade de drogas que é contrabandeada na região fronteiriça.

Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana. Os grupos rivais estão em constante conflito para a ocupação territorial, fato que tem provocado uma série de assassinatos no país, inclusive de pessoas que não possuem envolvimento com os cartéis. Para se ter uma ideia da proporção da violência mexicana, a nação já superou a Colômbia em sequestros e assassinatos promovidos por narcotraficantes.

O presidente do México, Felipe Calderón, numa tentativa de combater a ação dos cartéis, enviou o exército nacional e a polícia federal na luta contra o narcotráfico. Porém, vários polícias e soldados passaram a trabalhar para os grupos criminosos, que pagam “salários” bem superiores. Desde que Calderón assumiu a presidência, a violência se intensificou, e o número de assassinatos já atingiu a marca de 28 mil. Os narcotraficantes aterrorizam cidades, promovendo ataques a bares, restaurantes, danceterias, etc. Muitos habitantes estão migrando para outros lugares e algumas cidades estão quase desabitadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em algumas regiões é comum encontrar corpos decapitados nas ruas, pessoas mortas com sinais de tortura, cadáveres amarrados em passarelas, entre outros métodos assustadores. As gangues extorquem dinheiro de comerciantes e até mesmo da população. Outra prática muito comum é a realização de sequestros, tanto para obtenção de resgate quanto para o transporte de drogas.

No dia 25 de agosto de 2010, 72 imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos foram sequestrados pelo cartel do narcotráfico Los Zetas, que exigia das vítimas a realização de alguns “trabalhos” para o grupo. A proposta foi recusada e os narcotraficantes executaram 70 pessoas, sendo quatro brasileiros.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

México - Países - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "O Narcotráfico no México "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-narcotrafico-no-mexico.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola