Topo
pesquisar

Velocidade relativa

Física

A velocidade relativa é o indicativo da taxa de aproximação ou de afastamento entre dois móveis que possuem velocidade.
PUBLICIDADE

A velocidade relativa é o valor único de velocidade que representa o movimento relativo entre dois móveis. Ela pode ser classificada como de afastamento ou de aproximação e o sentido de movimento dos móveis pode ser igual ou não.

Imagine que, durante uma viagem, você esteja em um carro que se movimenta com velocidade constante de 100 km/h. Alguns quilômetros à sua frente, também com velocidade constante, está um caminhão a 60 km/h. Logicamente, o carro alcançará o caminhão, pois possui velocidade maior, mas a pergunta é: com qual velocidade o carro se aproximará do caminhão? Não é complicado perceber que a taxa de aproximação do carro em relação ao caminhão é de 40 km/h, justamente a diferença entre as velocidades dos veículos. O valor 40 km/h representa a velocidade relativa entre o carro e o caminhão.

Velocidade relativa de aproximação

A aproximação entre dois móveis pode ocorrer quando eles se movimentam no mesmo sentido ou em sentidos opostos, quando um objeto alcança o outro.

  • Movimento no mesmo sentido

Quando dois móveis movimentam-se no mesmo sentido, só haverá aproximação se aquele que vem atrás possuir velocidade maior. A velocidade relativa será dada pela subtração das velocidades, a maior menos a menor.

VREL = V1 – V2

(V1 > V2)

  • Movimento em sentido oposto

Quando dois móveis estão em sentidos opostos, um em direção ao outro, a velocidade relativa de aproximação será dada pela soma das velocidades de cada um. Em uma colisão frontal em uma alta estrada, se cada um dos veículos participantes da colisão estiver a 100 km/h, os estragos da colisão serão referentes a 200 km/h!

VREL = V1 + V2

Velocidade relativa de afastamento

Assim como no caso da aproximação, o afastamento ocorrerá com móveis que se movimentam no mesmo sentido ou em sentidos opostos.

  • Movimento no mesmo sentido

Caso dois móveis movimentem-se no mesmo sentido e o móvel à frente esteja desenvolvendo maior velocidade, o movimento relativo entre eles será de afastamento. Para esse caso, a velocidade relativa de afastamento é calculada pela subtração da maior velocidade pela menor.

VREL = V2 – V1

(V2 > V1)

  • Movimento em sentido oposto

No caso de afastamento em que os móveis movimentam-se em sentidos opostos, a velocidade relativa de afastamento é calculada pela soma das velocidades de cada móvel.

VREL = V1 + V2

Observação

Repare que tanto na determinação da velocidade relativa de afastamento quanto na determinação da velocidade relativa de aproximação ocorre soma quando os sentidos das velocidades são opostos e subtração quando os sentidos são iguais.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Velocidade relativa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/velocidade-relativa.htm>. Acesso em 24 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA