Topo
pesquisar

Transparentes, Translúcidos e Opacos

Física

PUBLICIDADE

Quando a luz é emitida de uma determinada fonte, ela passa a se propagar com uma velocidade de 3.105 km/s, isso para o vácuo, ou seja, na ausência de matéria. No entanto, a luz também pode se propagar em outros meios além do vácuo. Esses meios podem ser classificados de acordo com a interação deles com os feixes de luz. Eles podem se classificar em: translúcidos, transparentes e opacos.

Meios transparentes: são meios que permitem que a luz atravesse, descrevendo trajetórias regulares e bem definidas. Existe apenas um meio que é perfeitamente transparente, o vácuo, no entanto, existem alguns outros meios, como a água pura e o vidro hialino, que podem ser considerados como transparentes.
Veja a representação de raios de luz atravessando um meio transparente:


Raios de luz atravessando um meio transparente.

Meios translúcidos: são meios pelos quais os feixes de luz descrevem trajetórias irregulares com intensa difusão, ou seja, a luz se espalha sobre o meio no qual está se propagando. Nesses meios a luz consegue passar, porém seus feixes sofrem desvios na sua orientação por causa da constituição do material sobre o qual a luz está incidindo. Veja a representação de um meio translúcido:


Raios de luz atravessando um meio translúcido.

Meios opacos: nesse tipo de meio a luz não se propaga. A luz, após incidir sobre os meios opacos, é parcialmente absorvida e parcialmente refletida. A parte que é parcialmente absorvida é transformada em energia, como a energia térmica. São exemplos de meios opacos: madeira, papelão, metais, etc.
Veja a representação de meios opacos:


Nos meios opacos a luz não atravessa.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Transparentes, Translúcidos e Opacos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/transparentes-translucidos-opacos.htm>. Acesso em 06 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Julio Françadomingo | 18/10/2015 02:46Hs
    Interessantíssima a explicação, mas notei que nos comentários discutem se o óculos escuro é opaco, transparente ou translúcido. Minha interpretação é a seguinte: o óculos de sol é transparente, pois os raios de luz visível atravessam a lente, e apesar de serem atenuados, continuam nítidos. Já as lentes que possuem proteção UV se tornam opacas aos raios de luz dessas frequências, impedindo-os de chegar aos olhos. E se qualquer lente fosse difusa não serviria para nada além de deixar nossa vista "embaçada" como se a lente estivesse coberta de vapor de água, por exemplo.
  • João Carlos Curty Alvesquinta-feira | 29/01/2015 11:22Hs
    Não sou da área de física, embora seja engenheiro mas reputo o texto como muito bom. Objetivo, conciso e de facílimo entendimento ou seja, tudo que alguém buscando esclarecer-se sobre um assunto procura através dos recursos da INTERNET e que nesse site poderá encontrar com a clareza máxima possível.
  • kathetineterça-feira | 28/10/2014 21:08Hs
    otimo, texto completo
  • Leu Cumbissa Eduardoterça-feira | 24/06/2014 05:36Hs
    Adorei a vossa consideração sobre esses três primas, obrigado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA