A reflexão da luz é um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem. Graças a esse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos, que, por sua vez, refletem-na, fazendo com que os raios de luz cheguem aos nossos olhos, possibilitando, assim, a nossa visão.
De acordo com a superfície de incidência da luz, a reflexão pode ser classificada de duas formas:
Reflexão difusa: ocorre quando os raios de luz incidem em uma superfície irregular ou rugosa e são refletidos em direções distintas. Observe a figura:
Representação da reflexão difusa
A figura acima mostra como ocorre a reflexão difusa, também conhecida como difusão da luz. Os raios de luz incidem paralelos uns aos outros sobre uma superfície irregular e são refletidos em várias direções. É isso que possibilita a visualização de objetos sobre ângulos variados, pois, como os raios de luz espalham-se, eles chegam aos nossos olhos, independentemente da nossa posição. É por isso que conseguimos ver tudo que se passa ao nosso redor.
Reflexão regular ou especular: Quando os raios de luz incidem sobre uma superfície lisa, ou regular, e são refletidos na mesma direção, paralelos uns aos outros, conforme mostra a figura a seguir:
Representação da reflexão regular
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Observe na figura que, nesse tipo de reflexão, os raios de luz refletidos são paralelos e propagam-se em uma mesma direção. Um exemplo da reflexão regular é a que acontece nos espelhos planos, em que a imagem formada é bastante nítida.
O fato de os raios de luz se propagarem em uma única direção torna impossível a observação da imagem de diferentes posições. Isso pode ser observado nos espelhos, dependendo da sua posição em relação a ele, não é possível ver sua imagem refletida.
As leis da reflexão
Assim como todos os fenômenos físicos, a reflexão da luz também obedece a algumas regras. Para compreendê-las, observe a figura a seguir:
Diagrama demonstrando o comportamento de um raio de luz ao incidir sobre uma superfície
Considere o raio de luz representado na figura, em que:
i – é o ângulo de incidência;
r – é o ângulo de reflexão;
N - é a reta Normal perpendicular à superfície refletora.
A partir dessas definições, podemos enunciar as seguintes leis da reflexão:
-
O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, i = r;
-
O raio de luz incidente, o refletido e a reta normal pertencem sempre ao mesmo plano.
Por Mariane Mendes
Graduada em Física